Atividade

43076 - Ensino de História: Saberes e Práticas.

Período da turma: 01/10/2011 a 22/10/2011

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: O curso abordará questões relativas ao ensino de História na Educação Básica enfocando três temas:
a) Atividades lúdicas no ensino de História, a ser ministrado pelo professor Dr. José Antonio Vasconcelos do departamento de História, FFLCH/USP, que apresentará aos participantes um repertório de técnicas e dinâmicas de ensino que podem ser utilizadas para o trabalho de diversos conteúdos do currículo de História no ensino fundamental e médio.
b) O ensino de História e a questão indígena, a ser ministrado pela professora Dra. Antonia Terra de Calazans Fernandes do departamento de História, FFLCH/USP, que aprofundará reflexões a respeito da questão indígena, para atender a Lei nº 11.465/08, que estabeleceu a obrigatoriedade da temática da história e da cultura dos povos indígenas na escola. Por conta dessa demanda, a proposta é realizar estudos das relações entre os fundamentos da produção historiográfica e os da história ensinada, identificando e analisando representações, aprofundando temas históricos, e buscando alternativas de estudos escolares e materiais didáticos.
c) Rir da História, a ser ministrado pelo professor Dr. Marcos Antonio da Silva do departamento de História, FFLCH/USP, discutindo o uso de filmes históricos em sala de aula a partir do filme Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (direção de Carla Camurati, Brasil, 1994).

O curso será realizado aos sábados, das 8h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h30min, nos dias 01, 08 e 22 de outubro de 2011, perfazendo um total de 24 horas-aula. Para fazer jus ao certificado o participante deverá ter freqüência mínima de 85%, com o seguinte cronograma:
• 01/10/2011: Atividades lúdicas no ensino de História, 8 horas-aula, professor Dr. José Antonio Vasconcelos;
• 08/10/2011: O ensino de História e a questão indígena, 8 horas-aula, professora Dra. Antonia Terra de Calazans Fernandes;
• 22/10/2011: Rir da História, 8 horas-aula, professor Dr. Marcos Antonio da Silva.

ATHIAS, Renato; PINTO, Regina Pahim (orgs.). Estudos indígenas: comparações, interpretações e políticas. São Paulo : Contexto, 2008.

BITTENCOURT, C. (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Um caminho para a educação escolar indígena: histórias de aula, livro 3. São Paulo : Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2010.

DOMITE, Maria do Carmo Santos. Em busca da (liberdade) de poder ensinar na escola: como aprendemos frente à realidade vivida. São Paulo : Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2010.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática do ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. 4. Ed. Campinas : Papirus, 2005.

KARNAL, L. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2005.

MELATTI, Júlio C. Índios do Brasil. São Paulo: Hucitec, 1980.

MOREIRA, Cláudia R. B. S.; VASCONCELOS, José Antonio. Didática e avaliação no ensino de História. Curitiba : IBPEX, 2007.

NÓVOA, Jorge, FRESSATO, Soleni B., FEIGELSON, Kristian (orgs.). Cinematógrafo: um olhar sobre a História. Salvador: EDUFBA, São Paulo: Ed. da UNESP, 2009.

PINSKY, J. (Org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2000.

RAMOS, Alcida Rita. Sociedades indígenas. São Paulo: Ática,1986.

ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes, os filmes na história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004

SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa. Formação de professores indígenas: desafios e percursos. São Paulo : Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2010.

SILVA, Marcos (Org.). Metamorfoses das linguagens - Histórias, Cinemas, Literaturas. São Paulo: LCTE/História Social da FFLCH/USP, 2009.

SILVA, Marcos e CHAVES, Bené(Orgs.). Cenas brasileiras. Natal: EDUFRN, 2008.

SOARES, Mariza de Carvalho e FERREIRA, Jorge (Orgs.). A História vai ao cinema. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SILVA, Marcos. "Caricatura como pensamento - A Carlota de Carla". oolhodahistoria.org/.../IMAGENS-caricatura-carlota-carla-marcos-silva.pdf

VILLALTA, Luiz Carlos. "Carlota Joaquina, Princesa do Brasil - Entre a História e a ficção". www.estacaodosaber.art.br/doc/carlota.pdf

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Antonia Terra de Calazans Fernandes
Jose Antonio Vasconcelos
Marcos Antonio da Silva


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP