43412 - Introdução à História da Arte Chinesa |
Período da turma: | 15/09/2011 a 03/11/2011
|
||||
|
|||||
Descrição: | I. Programa
Aula 01 – INTRODUÇÃO O berço da civilização chinesa - principais sítios arqueológicos: os vales dos rios Amarelo e Wei (centro - norte) e Yangtze (centro - sul) .O mapa atual da China.A hegemonia cultural e artística da China no leste asiático.O ciclo das dinastias. Cronologia. Os imperadores. O mandato do céu.As três principais religiões/filosofias: Confucionismo e Taoismo (autóctones) e Budismo (não autóctone) , Suas influências na sociedade e na arte.Os sistemas mais usados de romanização da língua chinesa: Wade-Giles e Pinyin. Aula 02 – JADE Definição de jade. Nefrita e jadeíta. Seu valor estético e simbólico na cultura chinesa. Datação. Função a través dos tempos. Suas fontes para o mercado chinês. Evolução do método de trabalho, forma e decoração. As principais culturas neolíticas. O jade no começo da era histórica. Dinastia Zhou: o apogeu da beleza. A abundância do material na era Han (206 a.C. - 220) . Os jades nas eras Song (960 – 1297) , Yuan (1297-1368) Ming (1368 -1644) e Qing (1644 -1911) . Aula 03 – BRONZE A era do bronze na China. Composição do bronze chinês. Métodos de fundição. Função, formas e vocabulário decorativo durante as dinastias Xia (2000 – 1600 a.C.) , Shang (1600 – 1050 a.C.) e Zhou (1050 – 221 a.C.) . O valor histórico das inscrições. Aula 04 – CALIGRAFIA De pictogramas a ideogramas. Tipos regulares e cursivos de caligrafia chinesa e sua utilização a través dos tempos. Regulares: nos osso oráculos da dinastia Shang (ca.1600 – 1050 a.C.) : Jiaguwen, sêlo grande: Dazhuan, sêlo pequeno: Xiaozhuan, Lizhu, Kaizhu. Cursivas: Xingshu, Caoshu. Os grandes mestres a través dos tempos. Aula 05 – PINTURA Introdução: A pintura chinesa, uma arte escrita. Tipos de pinceladas. Material. Formas de montagem. Selos e inscrições. Religião e arte. Função nas eras pré-Han, Han, e pós Han. A fonte de luz. A perspectiva. Os principais textos de estética. O principais gêneros na pintura chinesa. Breve história da representação na pintura chinesa. Aula 06– CERÂMICA Introdução: Definições de cerâmica, louça de barro, grés e porcelana, segundo parâmetros chineses e ocidentais. O vidrado. O esmalte. A reação dos óxidos de metais nas atmosferas dos fornos. Os tipos de fornos mais utilizados na China. Breve história da cerâmica chinesa Aula 07 – SEDA, LACA, CLOISONNÉE, TALHADOS EM MARFIM E EM BAMBU, GARRAFINHAS DE RAPÉ (snuff bottles) , Seres (China) , a terra da seda. A lenda da origem da seda. Método de produção. Funções. A Rota da Seda. Laca: Rhus verniciflua, uma árvore nativa da China. Métodos de produção e trabalho da laca.. Usos a través dos tempos. Cloisonnée: Definição. Técnica de produção. Os cloisonnées Ming (1368 – 1644) e Qing (1644 - 1911) .Marfim: Características do material. Método de trabalho. Proveniência. Os três períodos artísticos mais importantes: Primeiro: durante as dinastias Shang (ca. 1600 – 1050a.C.) e Zhou (1050 – 221 a.C.) , Segundo: do século II a.C. até o século X Terceiro: do século XI até o presente. Bambu: Simbolismo do material. Talhado em bambu: uma arte relativa aos letrados. O auge no século XVII. Jia-ting (Shanghai) , centro principal de atividade artística. Principais métodos de trabalho: talhado da raiz, positivo, negativo e liu-ching. Garrafinhas de rapé: origens e preferência na corte e aristocracias manchu. A transformação das garrafinhas em objeto de luxo para colecionadores. Formas, configuração e principais materiais utilizados na confecção. Aula 08 – PINTURA CONTEMPORÂNEA O período republicano (1912 – 1949) – as tensões no processo de “ocidentalização” da pintura chinesa – o peso da tradição. As soluções. Wu Guangzhong (1919 - 2010) . A escola cantonesa de Lignan, Gao Jiangfu(1879 – 1951) e Gao Qifeng (1889 – 1933) . A adoção do óleo sobre tela. Xu Beihong (1895 – 1953) A pintura durante os primeiros anos de governo de Mao Zedong (1893 - 1976) O realismo revolucionário. Os tradicionalistas: Qi Baishi, (1864 – 1957) , Huang Binhong (1865 - 1955) e Zhang Daqian (1899 – 1983) . A arte abstrata da década de 1960. Liu Guosung (1932 - ) As principais tendências após 1989 e seus protagonistas: A “Pop” Política: Li Shan (1944 - ) e Wang Guangyi (1956 - ) , o Cinismo Bruto ou também conhecido como Realismo Cínico: Yue Minjun (1960 - ) , Fang Lijung (1963 - ) e Liu Wei (1965 - ) O Espírito Romântico Ferido: Zhang Xiaogang 1958 - ) , Dependência Emocional: Zeng Fanzhi (1964 - ) e Instalações Monumentais: Gu Wenda (1955 - ) Ai Weiwei (1957 - ) II. Referência Bibliográfica Clunas, Craig. Art in China, 2009 Fairbank, John King. China, Uma Nova História, 2008 Gernet, Jacques. A History of Chinese Civilization, 1999 Grousset, René. Chinese Art and Culture, 2007 Guggenheim Museum. China, 5000 Years, 1999 Huang, Ray. China, a Macro History, 1997 Kontler, Christine. Arte Chino, 2002 Lee, Sherman. A History of Far Eastern Art, 1994 Lin, James C.S. Lin. The Immortal Stone,2009 Mote, F. W. Imperial China – 1800, 1999 National Palace Museum, Taiwan, Various contributors, Kunsthistorischres Museum, Wien. Schätzeaus dem Nationalen Palastmuseum, 2008 Orientations magazine, various contributors. Chinese ceramics, 1982 to 2003 Sullivan, Michael. The Arts of China, 2008 The British Museum Book of Chinese Art. Jessica Rawson, editor, 2007 Thorp, Robert L. E Vinograd, Richard E. Chinese Art and Culture, 2001 Turner, Jane (editor). The Dictionary of Art, 1996 Watson, William. The Arts of China, 2007 Wen C. Fong, Metropolitan Museum, NYC. Possessing the Past, Treasures from the National Palace Museum, 1996 Yale University Press, Various contributors. Threee Thousand Years of Chinese Painting, 2002 |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Maria Fernanda Orcy Rosar Lochschmidt |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |