Atividade

45718 - Espanhol para Graduação em Humanidades

Período da turma: 20/03/2012 a 10/07/2012

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Dar início ao processo de sensibilização do aluno diante das variedades da língua espanhola no mundo atual, como forma de desenvolver sua capacidade de compreensão e interação multi e transcultural como diferentes falantes desta língua estrangeira, sendo promovido o seu contato com a cultura e as discurisividades de diversos países hispano-falantes.

1. Identidades nacionais latino-americanas a partir dos estereótipos
1.1. Estereótipos em torno à língua espanhola
1.2. Estereótipos em torno aos etno-tipos
1.3. Estereótipos culturais: personalidade, interesses e hábitos “nacionais”
2. Identidades culturais latino-americanas a partir dos hábitos
2.1. O trabalho e o ócio
2.2. A alimentação
2.3. A moradia e a urbanidade
2.4. Hábitos linguístico-culturais
3. A formação das identidades nacionais contemporâneas na América Latina
3.1. A identidade pela arte: a música e a dança
3.2. A identidade pelo esporte: o futebol
3.3. Identidades étnico-culturais: culturas indígenas e miscigenação
3.4. Identidades sócio-políticas: a resistência popular

Eixos discursivos
1. Compreender textos jornalísticos, de divulgação científica, acadêmico-científicos e literários;
2. Compreender cenas de filmes, programas televisivos e de rádio e canções;
3. Descrever situações e pessoas no presente;
4. Narrar fatos no presente;
5. Estabelecer relações de oposição entre situações e/ou fatos;
6. Expressar opinião pessoal;
7. Organizar o discurso de maneira coesa e coerente.

Aspectos linguísticos
1. Fonéticos
1.1. Pronúncia das vogais;
1.2. Pronúncia das consoantes;
1.3. Seseo versus oposição s e z/c, yeísmo versus oposição y e ll, aspiração do s.
2. Sintáticos
2.1. Artigos definidos e indefinidos;
2.2. Artigo neutro;
2.3. Concordância nominal de gênero e número;
2.4. Pronomes de sujeito e complemento verbal;
2.5. Pronomes reflexivos;
2.6. Partículas temporais;
2.7. Preposições a e para;
2.8. Presente do Modo Indicativo;
2.9. Verbos gustar, encantar e parecer;
2.10. Advérbios muy e mucho;
2.11. Perífrase estar + gerúndio;
2.12. Conjunções básicas aditivas e adversativas.

1. Adjetivos para descrição pessoal: aspectos físicos e psicológicos;
2. Atividades diárias;
3. As horas;
4. Numerais cardinais;
5. Alimentos;
6. Meios de transporte;
7. Partes e mobílias da casa e do trabalho;
8. Organização espacial da cidade;
9. Os dias da semana e os meses;
10. O alfabeto.

Aspectos socioculturais
1. O tuteo e o voseo
2. O uso de usted
3. O uso de vosotros e ustedes

Serão utilizados os seguintes materiais:
• uma apostila de trabalho e estudo, elaborada e distribuída aos alunos pela professora
responsável; e
• o livro Gramática y práctica de español para brasileños, organizado por Adrián Fanjul
(São Paulo: Santillana/Moderna, 2005), que deverá ser adquirido pelos alunos.

7. BIBLIOGRAFIA

Dicionários bilíngües
Fernández, G. & Flavián, E. Mini-dicionário espanhol - português / português - espanhol. São
Paulo: Ática.
González, N.M. & Moreno, F. Diccionario de Uso Bilingüe. Español – portugués / portugués –
español. Madri: Arco/Libros.
González, N.M. & Moreno, F. Diccionario Esencial. Español – portugués / portugués – español.

Clave - Diccionario de uso del español actual. Madri: SM Ediciones.
Diccionario Actual de la Lengua Española. Madri: Vox.
Diccionario de la Real Academia de la Lengua Española.

Dicionário de verbos
González Hermoso, A. Conjugar es fácil. Madri: Edelsa.

Dicionários on-line
www.rae.es
www.elmundo.es/diccionarios
http://clave.librosvivos.net/

Gramáticas
Castro, F. (2000). Uso de la gramática española. Madri: Edelsa. (Elemental, Intermedio,
Avanzado).
Fanjul, A. (org.) (2005). Gramática y práctica de español para brasileños. São Paulo:
Santillana/Moderna.
González Hermoso, A., et alli. (1995). Gramática de español lengua extranjera. Curso práctico.
Madri: Edelsa.
Gómez Torrego, L. (1998). Gramática didáctica del español. Madri: SM ediciones.

Sobre a fonética do espanhol
Fernández Díaz, R. Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Nivel Inicial-
Intermedio. Madri: Arco/Libros.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Larissa Fostinone Locoselli


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP