Atividade

45878 - Literatura Infantil e Juvenil em Língua Portuguesa

Período da turma: 01/09/2012 a 22/09/2012

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Descrição: Ementa:

A disciplina procura refletir sobre a especificidade e a gênese da literatura infantil no Brasil, seus principais autores e historiografia. Além de estabelecer uma relação dialógica com suas origens em textos da literatura mundial, procura discutir a função pedagógica a ela associada. São estudadas as principais formas que assume no percurso de formação. O sincretismo de linguagens e as imagens produzidas por essa literatura. A disciplina discute as questões sociais pertinentes à diversidade cultural dos países de língua portuguesa que se fazem presentes nessa modalidade de texto, questões essas que assumem características específicas quando engendradas em um objeto artístico-literário.

Objetivos:

Ampliar a competência textual dos educadores no que se refere ao trabalho com a literatura infantil e juvenil produzida em língua portuguesa, bem como instrumentalizá-los para a leitura e ensino desse gênero, seja no seu aspecto estético, seja na abordagem de questões ideológicas.

Avaliação:

Freqüência e prova escrita ao final da disciplina

Conteúdo Programático:

1. As origens da literatura infantil: a narrativa primordial
2. Leitor, leitura e texto
3. Os precursores da literatura infantil no Brasil
4. Monteiro Lobato e a criação da literatura infantil no Brasil
5. As formas assumidas pela literatura infantil na atualidade
6. A escolarização da literatura infantil-juvenil.
7. Sincretismo de linguagens na literatura infantil
8. Brasil, Portugal e África: imagens em diálogo na literatura infantil/juvenil.

Bibliografia:

BÁSICA
ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1988.

CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A literatura Infantil. São Paulo: Global, 1984.

COELHO, Nelly Novaes. Dicionário Crítico da Literatura Infantil Brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.

_____________________. Panorama Histórico da literatura infantil e juvenil. São Paulo: Ática, 1991.

_____________________. A Literatura Infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

GÓES, Lúcia Pimentel. Olhar de Descoberta. São Paulo: Paulinas, 2004.


GERAL

ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1988.

BORDINI, Maria da Glória. Poesia Infantil. São Paulo: Ática, 1986.

CAMARGO, Luís. A ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1995.

CÃNDIDO, Antonio. Estudo analítico do poema. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 1983.

CUNHA, Maria Zilda. "A literatura infantil e os novos meios de produção de linguagem". In: Pedagogias do Imaginário: olhares sobre a literatura infantil. Portugal, Ed. ASA, 2002.

DINORAH, Maria. O livro na sala de aula. Porto Alegre: LP&M, 1987.

EVANGELISTA, Aracy Alves. M. (org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GÓES, Lúcia Pimentel. A aventura da literatura para crianças. São Paulo: Melhoramentos, 1991.

_____________________. A Fábula Brasileira ou a Fábula Saborosa. Tentativa paideumática da Fábula no Brasil. São Paulo, 1994. Tese apresentada à FFLCH-USP.

_____________________. Em busca da matriz. Uma contribuição para a História da Literatura Infantil Portuguesa. São Paulo: Cliper/ Fac. Teresa Martin, 1998.

GREGORIN FILHO, José Nicolau. A roupa infantil da literatura. Araraquara, SP: 1995. Dissertação apresentada à FCL-UNESP.

_____________________. Figurativização e imaginário cultural. Araraquara. SP, 2002. Tese apresentada à FCL-UNESP.

JESUALDO, J. A Literatura Infantil. São Paulo: Cultrix/USP, 1978.

JOLLES, André. As formas simples. (trad. Álvaro Cabral) São Paulo: Cultrix, 1976.

JOUVE, Vincent. A leitura. Trad. Brigitte Hervor. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

KHEDE, Sônia Salomão (org.) Literatura Infanto-Juvenil:uma gênero polêmico. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1983.

_____________________. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. São Paulo: Ática, 1986.

LAJOLO Marisa. Usos e abusos da Literatura na escola. Rio de Janeiro: Globo, 1982.

MENDES, Maria dos Prazeres Santos. Monteiro Lobato, Clarice Lispector e Lygia B. Nunes: o estético em diálogo na literatura infanto-juvenil. São Paulo: 1994. Tese apresentada à Comunicação e Semiótica PUC-SP.

MORAES, Antonieta Dias de. Reflexos da violência na literatura infanto-juvenil. SP: letras e Letras, 1991.

PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na Literatura Infantil. São Paulo: Ícone, 1986.

_____________________. Confinamento cultural, Infância e Leitura. São Paulo: Summus Editorial, 1990.

ROSEMBERG. Fúlvia. Literatura Infantil e ideologia. São Paulo: Global, 1984.

VALE, Fernando Marques do. A obra infantil de Monteiro Lobato. Inovações e repercussões. Lisboa: Portugalmundo, 1994.

ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

_____________________. (org.). A produção cultural para crianças. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

_____________________. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.

WORNICOV, Ruth et al. Criança, leitura, livro. São Paulo: Nobel, 1986.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 90
 
Ministrantes: Heloisa Pires Lima
Jose Nicolau Gregorin Filho
Maria Zilda da Cunha


 
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