Atividade

45917 - NEPSS-Serviço Social de Projetos Comunitários:

Período da turma: 09/08/2010 a 08/08/2012

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Compreende atendimentos individuais, grupais e procedimentos indiretos aos diferentes programas.

Metodologia:
Avaliação de casos utilizando instrumentais próprios da área. Análise dos resultados encontrados e discussão de casos com a equipe do Serviço Social e demais áreas.

Sistema de Avaliação:
O processo avaliativo contempla avaliações bimestrais e trabalho de conclusão de curso (Monografia), visando o relato formal de resultados e progressos obtidos, tanto na pesquisa quanto na descrição de situações técnicas e acadêmico-científicas.
Das avaliações bimestrais sob supervisão dos professores e/ou preceptores:
- Prova oral: apresentação e discussão de casos clínicos;
- Prova escrita/teste: conteúdo das aulas ministradas.

Programas Objetivos
Agentes multiplicadores: pais coordenadores Capacitar pais e/ou pacientes adultos para atuarem no país como agentes multiplicadores do HRAC.
Parceria com Prefeituras Municipais Manter intercâmbio com as prefeituras municipais viabilizando o encaminhamento de casos, bem como apoio locomoção e designação de representantes do Serviço Social para a parceria.
Carona Amiga Propiciar a união das pessoas e racionalização de uso de transporte, agrupando os pacientes por município, de forma a facilitar o processo de reabilitação e organização popular.
Capacitação de representantes comunitários Capacitar profissionais dos diversos municípios para atuarem como representantes comunitários, visando apoio no processo de reabilitação.
Parceria com Promotorias Públicas Prevenir e/ou intervir nos casos de abandono de tratamento, assegurando-lhes direitos de cidadania.
Prevenção e intervenção a casos de abandono de tratamento Viabilizar o acesso e seguimento do tratamento dos usuários do HRAC, visando sua inclusão.
Assessoria às associações, núcleos e subsedes do país Colaborar no processo de capacitação de recursos humanos com as associações e núcleos.
Assessoria à REDE PROFIS (Rede Nacional de Associações de Pais e Portadores de Fissuras Lábio Palatais) Participar nas ações de fortalecimento da REDE PROFIS, cujo objetivo é congregar, integrar, representar e defender os interesses institucionais de suas associadas.
Mobilização do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) do Sistema Único de Saúde (SUS) Assegurar o benefício - TFD - aos usuários do SUS, (passagens de ida e volta e ajuda de custo ao paciente/ acompanhante em tratamento no HRAC).
Assistência social integrada: HRAC e PROFIS Desenvolver programas de assistência integrados entre o HRAC e PROFIS, viabilizando o acesso e a continuidade do tratamento através da mediação do Serviço Social.


3.5.6 Bibliografia Básica
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL – ABEPSS. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social. Aprovado pelo parecer 492/2001 de 3 de Abril de 2001 do Conselho Nacional e Educação e Conselho de Ensino Superior. Publicado no DOU de 09 de julho de 2001. Disponível em: http://www.abepss.org.br/. Acesso em: 15 de jun. 2009.

BRASIL. Lei Federal nº 8662, de 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a Profissão de Assistente Social e dá outras providências. Publicado _no Diário Oficial da União. Brasília, Seção 1. n. 107, de 8 de jun. de 1993a, p. 7.613.
BRASIL. Código de ética do assistente social aprovado em 15 de março de 1993. In: Legislação brasileira para o serviço social, organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social do Estado de São Paulo SP, 9º região (gestão 2002-2005). CEFESS; (273):38-49.
CONSELHO FEDERAL DO SERVIÇO SOCIAL. Parâmetros para a atuação de assistentes sociais na saúde. Brasília: Conselho Federal do Serviço Social. 2009. Disponível em: GRACIANO, M.I.G. Desafios do Serviço Social no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo: Assistência, Ensino e Pesquisa. In: Serviço Social Hospitalar. São Paulo: FMUSP. V.6-7. 1999/2000. p.17-24.
TRINDADE, I. E. K.; SILVA FILHO, O. G. da. (Coord.). Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos, 2007. 337p.

Carga Horária:

840 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2
 
Ministrantes: Maria Ines Gandara Graciano


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP