Atividade

45935 - NETP-Acompanhamento Familiar e da Reabilitação Psicossocial nas Fissuras Labiopalatinas

Período da turma: 02/08/2011 a 08/08/2012

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Descrição: Ementa:
Visão globalizada da pessoa com deficiência, especificamente as com anomalias craniofaciais, e as repercussões psicossociais nos diferentes contextos individual, familiar e social, propiciando ao aluno o desenvolvimento de ações tanto preventivas como de intervenção.

Objetivos:
• Fornecer ao aluno conhecimentos para a compreensão dos aspectos psicossociais e familiares na reabilitação de pessoas com anomalias craniofaciais.
• Oferecer subsídios para o avanço da reflexão sobre as questões sociais que permeiam as relações familiares e comunitárias.

Conteúdo Programático:
Unidade I – Anomalias Craniofaciais e Aspectos Psicossociais
1.1 - A família: conceituação, impacto e enfrentamento diante do nascimento de crianças com fissuras labiopalatais
1.2 - Repercussões psicossociais nas diferentes fases do desenvolvimento
1.2.1 - socialização
1.2.2 - escolarização
1.2.3 - profissão
1.2.4 - idade adulta
Unidade II - A família e os aspectos psicossociais
2.1 - A família e proteção social
2.2 - O perfil da família brasileira
2.3 - Família e o contexto emocional
2.4 - O vínculo profissional-família no contexto hospitalar
2.5 - A importância da família no processo de saúde e reabilitação
2.6 - Internação hospitalar: impacto no cliente e na família

Metodologia de Ensino:
Os alunos participarão ativamente no desenvolvimento da disciplina, devendo selecionar casos que estejam relacionados ao Programa e sejam de interesse do grupo, os quais serão apresentados em forma de seminário, para discussão. Os artigos científicos relacionados aos casos em discussão serão previamente selecionados com orientações dos professores/preceptores. A apresentação terá finalidade de aperfeiçoar a capacidade de análise e de didática dos alunos.

Bibliografia

AMARAL, V.L.A.R. do. Aspectos Psicossociais. In: ALTMANN, E.B.C. Fissuras labiopalatinas. São Paulo: Pro-fono. 4ed. Departamento editorial. p. 501-514, 1997.
BACHEGA, M.I. Má-formação lábio-palatal em pacientes de 14 a 18 anos, atendidos há cinco anos ou mais, em hospital especializado: percepção do defeito e percepção sobre a instituição - Bauru, SP, 1992. São Paulo, 1993. 173p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola Paulista de Medicina, 1993.
BACHEGA, M.I. Indicadores psicossociais e repercussões ma qualidade de vida de adolescentes com fissura labiopalatal. Botucatu, 2002. Tese (Doutorado em Pediatria) – Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, 2002.
CALDERÓN, A. I: GUIMARÂES R.F. Família: a crise de um modelo hegemônico.In: Revista serviço social e sociedade nº 46. São Paulo: Cortez,1994. p.21-34
CARVALHO, A.P.B., TAVANO, L.D’.A. Avaliação das reações dos pais, diante do nascimento e tratamento dos filhos portadores de fissura lábio-palatal, no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – USP/Bauru. II Encontro Científico da Pós-Graduação do HRAC, 4 a 6 de dezembro de 1998, HRAC, Bauru-SP. p.59.
CAMARGO, R. B. O desvelamento das relações sociais e a busca dos efeitos do início tardio do tratamento dos pacientes portadores de fissuras no HPRLLP. Bauru: Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais, Universidade de São Paulo, 1994. 102 p.
CAMARGO, S., LEHFELD, N.A.S., CUSTÓDIO, S.A.M. Deficiência na adolescência: um estigma de exclusão social? Bauru, 1998. 80p. Monografia (Especialização em Serviço Social) Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais, Universidade de São Paulo. 1998.
CARDOSO, A. de L. Preparando hoje os pais do amanhã. Bauru, 2000. 101 p. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social de Bauru, Instituição Toledo de Ensino, 2000.
GARCIA, J.R.L. Auto-imagem em pacientes adultos com fissura lábio-palatal: uma análise através do desenho da figura humana. Bauru. 1997. 69p. Monografia (Especialização em Psicologia Clínica) Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais, Universidade de São Paulo, 1997.
KAP-SIMON, K.A., SIMON, D.J., KRISSOVICH, S. Self-perception, social skills, adjustment, and inhibition in young adolescentes with craniofacial anomalies. Cleft Palate-Craniofacial J, 1992; 29:352-6.

Carga Horária:

72 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1
 
Ministrantes: Liliam D'Aquino Tavano


 
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