48023 - Ateliês de escrita em francês: descobrindo o anúncio publicitário, a notícia e o relato de viagem - Ateliers d’écriture en FLE : découvrir la publicité, le fait divers et le récit de voyage |
Período da turma: | 10/07/2012 a 31/07/2012
|
||||
|
|||||
Descrição: | O curso objetiva trabalhar habilidades comunicativas em Língua Francesa que permitam aos alunos dominar a língua em situações variadas, desenvolvendo um comportamento discursivo consciente e elaborando atividades de escrita em situações complexas a partir da perspectiva dos gêneros textuais. Assim, visamos a promover o ensino sistemático da comunicação escrita, por meio de sequências didáticas criadas para melhorar as práticas de linguagem, mas também da comunicação oral, necessária para a comunicação em sala de aula. Três gêneros textuais serão trabalhados nessas sequências, a saber: o anúncio publicitário, notícia e relato de viagem.
Aprender uma língua é aprender a compreender e produzir textos orais e escritos variados. O trabalho com os gêneros textuais permite uma compreensão da situação de produção desses textos, gerando não só uma leitura de extração de informações, mas também uma leitura interpretativa, reflexiva e crítica, além de uma produção guiada pelas situações de ação de linguagem, pelos conteúdos mobilizados e pelas finalidades dos textos. Nesse sentido, o curso permitirá que os alunos se apropriem dos gêneros trabalhados, mas também que desenvolvam outras habilidades comunicativas que poderão ser transpostas para outros gêneros textuais e outras situações de escrita. Os alunos serão confrontados a situações reais durante a aprendizagem para que a linguagem seja usada como uma forma de ação no mundo e aprenderão também a adaptar um gênero textual em função de sua situação de produção particular. Serão estudados e praticados os elementos lexicais, gramaticais, fonéticos, fonológicos, morfo-sintáticos e semânticos necessários à expressão escrita e oral que será desenvolvida no curso. Bibliografia BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. SP: Educ, 1999. BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas : Mercado de letras, 2006. CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l'expression. Paris, Hachette, 1998 CRISTOVÃO, Vera. Lúcia. Lopes. Estudos da Linguagem à luz do interacionismo sociodiscursivo. Londrina: Eduel. 2008. DIAS, Reinildes; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. (orgs). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009. DIONÍSIO, Angela; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.) Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna. 2002. (reedição em 2010 - Parábola editora) DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; TOULOU, Simon. Production écrite et difficultés d’apprentissage. Carnets des Sciences de l’Education, Université de Genève, 2008. DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de letras, 2010. KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim S. Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editora, 2011. REY-DEBOVE, J. et al. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999. SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras. 2004. |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Renata Añez de Oliveira |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |