Atividade

49413 - Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física Incapacitante: Intervenção Interdisciplinar e Particularidades das Terapias

Período da turma: 06/03/2014 a 26/06/2014

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Descrição: Ementa:
A disciplina visa discutir os Fundamentos Teóricos e Conceitos Metodológicos, partindo do processo histórico de cada profissão. Dessa maneira permite refletir sobre a prática das terapias propondo uma atuação no campo das possibilidades e recursos terapêuticos e das técnicas empregadas, possibilitando a discussão acerca das atividades humanas de modo que o profissional tenha condições de: elaborar e descrever a atividade e os aspectos ambientais do contexto de desempenho. Para tal, também discutirá a utilização dos diversos instrumentos de avaliação funcional em sua prática. Objetivo Geral: obter informações para subsidiar a elaboração do programa de tratamento que será proposto para conseguir descrever a situação atual do paciente antes de iniciar o tratamento a fim de estabelecer o diagnóstico e estabelecer as prioridades do paciente para o tratamento; estabelecer os objetivos do tratamento.

Conteúdo Programático:
Apresentar as avaliações e práticas terapêuticas individuais e em grupo de pacientes em programa de reabilitação nas diferentes áreas técnicas.
Avanços tecnológicos utilizados em reabilitação.
Processos promotores da inclusão social de pessoas com deficiência
Sistemas familiares que dão suporte e acompanhamento aos tratamentos em reabilitação.

Metodologia de Ensino:
Atividades Docentes: Aula teórica expositiva. Discussão de textos. Avaliação a partir dos critérios de compreensão e manejo dos conceitos; clareza na exposição das ideias; e conteúdo desenvolvido em sala de aula.
Atividades Discentes: Leitura de textos. Levantamento de questões. Participação em sala de aula. Elaboração de trabalho em grupo.
Metodologia de Avaliação: Participação em sala de aula. Elaboração de trabalho escrito em grupo sobre a temática. Apresentação das pesquisas.

Recursos Audiovisuais:
Multimídia / Lousa e canetas.

Referências Bibliográficas:
GREVE, J M D tratado de Medicina de Reabilitação. Rocca, 2007.
DELISA, J A. Tratado de Medicina de Reabilitação: Princípios e Praticas. Manole, São Paulo, 2002.
SMELTER , S C. BRUNNER E SUDAARTH , Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. v. 1 e 2.
YASBEK P J; SABBAG L M; et all Tratado de Reabilitação: Diretrizes nas Afecções cardiovasculares, São Paulo ED Phorte, 2010.
SILVA, S M C; Tratado de Alimentação, Nutrição e diaetoterapia: Rocca, SP, 2007.
LIANZA S. Medicina de reabilitação. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
POTTER , P A. Fundamentos de enfermagem 6 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
SOARES, E. Fenomenologia do diálogo familiar como um caminho possível para a construção da cidadania. Franca: Unesp-FHDSS, 2006.
MARTINELLI i, M L . O uno e o múltiplo nas relações entre áreas do saber. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001. 172 p.
BRAVO, M I et al. Saúde e Serviço Social . 3a ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Simões C. Curso de Direito do Serviço Social, SP, Cortez. 2007.
BRAGHIROLLI, E.M. Psicologia Geral São Paulo: Vozes, 1998.

Carga Horária:

270 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 24
 
Ministrantes: Arlete Camargo de Melo Salimene
Gracinda Rodrigues Tsukimoto
Maria Cecilia dos Santos Moreira
Paulo Yazbek Junior
Renata Maria Ortiz de Silva
Rosana Aparecida de Freitas
Vera Lucia Rodrigues Alves


 
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