Atividade

50772 - Promoção da saúde e do cuidado às pessoas em contextos hospitalares II

Período da turma: 01/03/2012 a 28/02/2014

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Descrição: Ementa: Possibilitar ao residente o conhecimento e a reflexão sobre as práticas profissionais de promoção à saúde e cuidado no hospital e sobre a construção de práticas interdisciplinares, intersetoriais, em equipe e em rede. a atuação da profissional e multiprofissional no cuidado da criança, adolescente, adulto e idoso nos vários ambientes hospitalares. Auxiliar o residente a desenvolver o raciocínio clínico tanto para a avaliação quanto para o tratamento multidimensional, considerando as necessidades de saúde da população atendida, bem como suas características psicossociais e culturais.

Módulo 1 - Farmácia, a promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares II
Conteúdo Programático: erros no processo de distribuição, dispensação e de administração de medicamentos; erros no processo pré-analítico do laboratório clínico; métodos para identificar, analisar as possíveis fragilidades e falhas nos processos e intervir, minimizando riscos e aumentando a segurança do
paciente; tipos de processos de intervenção; conceito de protocolos/guidelines; elaboração e implantação de protocolos.

Módulo 2 - Fisioterapia, a promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares II
Conteúdo Programático: semiologia e fisiologia dos sistemas respiratório, neurológico, urológico, cardiovascular e músculo-esquelético, interação entre a avaliação dos sistemas e a proposta de tratamento fisioterapêutico. Fisiologia da mulher e a implicação para o atendimento fisioterapêutico da criança e adolescente. O processo de adoecimento e o processo de cura. Classificação das funcionalidades, interpretação dos exames laboratoriais e complementares, avaliação multidimensional da criança e do adolescente. O tratamento fisioterapêutico aplicado às principais disfunções respiratórias, cardiológicas, neurológicas, ortopédicas e reumatológicas atendidas em enfermaria e terapia intensiva. Ventilação mecânica invasiva e não invasiva em pediatria. A abordagem fisioterapêutica do recém-nascido e a relação mãe-bebê. A humanização da atenção e a integralidade do cuidado na assistência hospitalar. A saúde e os cuidados necessários com o cuidador.

Módulo 3 - Fonoaudiologia, a promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares II
Conteúdo Programático:
1. Fonoaudiologia nas práticas de promoção à saúde e cuidado no hospital, no âmbito das unidades de internação intensiva e não-intensiva, e programa de atendimento domiciliar;
2. Interdisciplinaridade, intersetorialidade e atenção em rede na atenção hospitalar;
3. A violência e os acidentes e seus impactos na saúde da criança e do
adolescente:
• Violência: conceitos e perspectivas
• As recomendações do Relatório Mundial sobre Violência e Saúde da Organização
Mundial de Saúde, o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Violências, Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde e a Implantação e
Implementação de Núcleos de Prevenção à Violência em Estados e Municípios.
• As ações de promoção à saúde, de prevenção aos acidentes e violências, e de tratamento às seqüelas dos que sofrem atos violentos;
4. A dinâmica de atendimento da fonoaudiologia no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não intensiva,programa de atendimento domiciliar, os processos de triagem, identificação de prioridades, confecção do mapa de atendimento, avaliação e intervenção (individual, grupal, familiar, domiciliar, institucional), encaminhamento, referência e contra-referência.
5. Tecnologias de cuidado em fonoaudiologia no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não intensiva: escuta, acolhimento, sustentação e continência; tecnologias de promoção da saúde e do desenvolvimento infanto-juvenil; o uso da Tecnologia Assistiva.
6. A atuação do fonoaudiólogol junto à família, aos cuidadores formais e informais e à rede social das crianças e adolescentes, acompanhados no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não intensiva, e programa de atendimento domiciliar;
7. Cuidados paliativos e fonoaudiologia.

Módulo 4 - Terapia Ocupacional, a promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares II
Conteúdo Programático:
1. Terapia ocupacional nas práticas de promoção à saúde e cuidado no hospital, no âmbito das unidades de internação intensiva e não-intensiva, e programa de
atendimento domiciliar;
2. Interdisciplinaridade, intersetorialidade e atenção em rede na atenção hospitalar;
3. A violência e os acidentes e seus impactos na saúde da criança e do
adolescente
• Violência: conceitos e perspectivas
• As recomendações do Relatório Mundial sobre Violência e Saúde da Organização Mundial de Saúde, o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Violências, Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde e a Implantação e Implementação de Núcleos de Prevenção à Violência em Estados e Municípios.
• As ações de promoção à saúde, de prevenção aos acidentes e violências, e de tratamento às seqüelas físicas e ao sofrimento psíquico dos que sofrem atos violentos;
4. A morte, o morrer e os processos de elaboração do luto;
5. Atividade lúdica infantil e os processos de escuta, acolhimento, sustentação e enfrentamento das situações de crise;
6. A dinâmica de atendimento da terapia ocupacional no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não intensiva,programa de atendimento domiciliar, os processos de triagem, identificação de prioridades, confecção do mapa de atendimento, avaliação e intervenção (individual, grupal, familiar, domiciliar, institucional), encaminhamento, referência e contra-referência.
7. Tecnologias de cuidado em terapia ocupacional em no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não intensiva: escuta, acolhimento, sustentação e continência; a atividade lúdica; tecnologias de promoção da saúde e do desenvolvimento infanto-juvenil; o uso da Tecnologia Assistiva.
8. A atuação do terapeuta ocupacional junto a crianças e adolescentes com variadas situações clínicas, condições de vulnerabilidade social, intensidades de sofrimento psíquico, e impactos no cotidiano e nas atividades da vida diária, acompanhados no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não
intensiva, e programa de atendimento domiciliar
9. A atuação do terapeuta ocupacional junto à família, aos cuidadores formais e informais e à rede social das crianças e adolescentes, acompanhados no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não intensiva, e programa de atendimento domiciliar;
10. Cuidados paliativos e terapia ocupacional.

Módulo 5 - Farmácia, a promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares II
Conteúdo Programático: erros no processo de distribuição, dispensação e de
administração de medicamentos; erros no processo pré-analítico do laboratório clínico; métodos para ientificar, analisar as possíveis fragilidades e falhas nos processos e intervir, minimizando riscos e aumentando a segurança do paciente; tipos de processos de intervenção; conceito de protocolos/guidelines; elaboração e implantação de protocolos.

Módulo 6 - Fisioterapia, a promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares II
Conteúdo Programático: semiologia e fisiologia dos sistemas respiratório, neurológico, urológico, cardiovascular e musculoesquelético, interação entre a avaliação dos sistemas e a proposta de tratamento fisioterapêutico. Fisiologia da
mulher e do idoso e a implicação para o atendimento fisioterapêutico. O processo de adoecimento e o processo de cura. Classificação das funcionalidades, interpretação dos exames laboratoriais e complementares. Avaliação multidimensional do adulto, da mulher e do idoso. O tratamento fisioterapêutico aplicado às principais disfunções respiratórias, cardiológicas, neurológicas, ortopédicas e reumatológicas atendidas em enfermaria e terapia intensiva. Ventilação mecânica invasiva e não invasiva. A abordagem fisioterapêutica do recém-nascido. A humanização da atenção e a integralidade do cuidado na assistência hospitalar. A saúde e os cuidados necessários com o cuidador.

Módulo 7 - Fonoaudiologia, a promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares II
Conteúdo Programático:
1. O campo da produção do cuidado em saúde, a fonoaudiologia e as práticas no hospital: uma discussão sobre a constituição do campo.
2. As origens e trajetórias da intervenção do fonoaudiólogo no hospital geral: as origens da fonoaudiologia nos hospitais e as tendências atuais de sua intervenção. A humanização da atenção e a integralidade do cuidado como eixo da gestão e da assistência hospitalar.
3. A fonoaudiologia e os processos saúde-doença-cuidado, com destaque para:
• o desenvolvimento de práticas e saberes da fonoaudiologia no hospital e em seus contextos, apoiados nos princípios de uma clínica ampliada que reconhece e acolhe as necessidades singulares das pessoas sob cuidados clínicos ou cirúrgicos;
• os desafios para a construção e fortalecimento de uma atenção hospitalar, fundada em ações de cuidado interdisciplinares, intersetoriais e em rede.
4. A atenção fonoaudiológica no âmbito das unidades ambulatoriais e de internação intensiva, e de acordo com programas variados (atendimento domiciliário, internação domiciliar, humanização hospitalar, cuidado ao cuidador, dentre outros). Normas de controle de infecção hospitalar.
5. A dinâmica de atendimento fonoaudiológico no âmbito das unidades ambulatoriais e de internação intensiva, os processos de triagem, identificação de prioridades, confecção do mapa de atendimento, avaliação e intervenção (individual, grupal, familiar, domiciliar, institucional), encaminhamento, referência e
contra-referência.
6. Tecnologias de cuidado em fonoaudiologia no âmbito das unidades ambulatoriais e de internação intensiva: escuta, acolhimento, sustentação e continência; tecnologias de promoção da saúde; o uso da Tecnologia Assistiva.
7. A atuação do fonoaudiólogo junto à família, aos cuidadores formais e informais e à rede social de adultos e idosos, acompanhados no âmbito das unidades ambulatoriais e de internação intensiva.
8. Fundamentos biológicos, psicológicos e sociais para atendimento ao idoso e portador de afecções do Sistema Nervoso Central .
9.Fisiopatologia do Sistema Nervoso Central, em seus aspectos lingüístico cognitivos.
10. Metodologia de avaliação e terapia fonoaudiológicas (disfagias, disartrias, afasias e distúrbios linguistico-cognitivos) em lesados cerebrais e pacientes geriátricos, na perspectiva cognitiva.
11.Visão crítica da inserção do fonoaudiólogo no sistema regional e nacional de saúde e implicações no atendimento aos portadores de distúrbios neurológicos e geriátricos
12. Estudo de modelos de equipe multidisciplinar, destacando o papel da família na inserção dos indivíduos lesados cerebrais e idosos, com alterações fonoaudiológicas.
13.Estudo do contexto hospitalar e implicações para o atendimento fonoaudiológico.

Módulo 8 - Terapia Ocupacional, a promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares II
Conteúdo programático:
- Desenvolvimento de uma assistência humanizada através do acolhimento e estabelecimento de vínculos com os usuários de forma a desenvolver compromisso e co-responsabilidade com o processo de cuidado.
- Reconhecimento por parte do profissional e da família das manifestações das fases psicológicas (choque, negação, reconhecimento e adaptação) como parte do processo terapêutico e sua importância no processo de tratamento, reabilitação e reorganização da vida.
- Identificação e estabelecimentos de relações entre os fatores biológicos, psicológicos, sociais, comportamentais, econômicos, culturais e ambientais que podem gerar adoecimento e incapacidades em adultos e idosos acompanhados no âmbito hospitalar.
- Estudo dos principais acometimentos que geram incapacidades na população adulta e idosa acompanhadas no ambulatório, unidade de terapia intensiva e domicílio.
- Utilização da Classificação de Funcionalidade e Incapacidade e Saúde
- CIF e de procedimentos de avaliação em terapia ocupacional e de qualidade de vida para identificação das necessidades e condução do tratamento terapêutico ocupacional.
- Utilização das atividades humanas para o desenvolvimento de habilidades, competências, condições externas/internas para capacitar o adulto e o idoso.
- Adoção de medidas de autocuidado para a prevenção primária e secundária de
incapacidades em adultos e idosos envolvendo orientação quanto aos equipamentos, adaptações e barreiras arquitetônicas no domicílio, facilitação das modificações do estilo de vida e nova forma de realizar as atividades de vida diária, visando a manutenção ou ampliação da participação social.
- Orientação de familiares e cuidadores na perspectiva multidisciplinar visando esclarecimentos gerais, reorganização do cotidiano, formas de cuidado (mudanças posturais, posicionamentos adequados), estimulação nas atividades de
auto-cuidado físico e rotina familiar.
- Mecanismos de referência e contra-referência entre o hospital e os diferentes serviços da rede de saúde.

Módulo 9 - Saúde e Trabalho do Profissional da Saúde II
Conteúdo Programático:
- Introdução à Saúde do Trabalhador (riscos ocupacionais) - Legislação
(Normas Regulamentadoras)
- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e a Rede Nacional de Saúde do Trabalhador (RENAST)
- Epidemiologia das Doenças Ocupacionais
- Processo Saúde Doença em Saúde do Trabalhador
- Atuação do profissional em saúde dentro do SESMET (Serviço Especializado em
Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho)
-Ergonomia e Análise Ergonômica do Trabalho
- Saúde Mental e Trabalho e Noções de Psicodinâmica do Trabalho
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)
- Readaptação e Retorno ao Trabalho
- Saúde dos Trabalhadores da Saúde.
- Avaliação dos riscos ambientais, monitoramento da saúde do trabalhador, medidas de proteção coletivas e individuais, treinamento para promoção / prevenção da saúde do trabalhador, manutenção dos registros, avaliação da efetividade do
PPRA.

Metodologia de Ensino: aulas teóricas, apresentação discussão de artigos e desenvolvimento.
Metodologia de Avaliação: a avaliação de realizada por meio de prova escrita ao final.

Referências Bibliográficas: Allan EL, Barker medications error research. Am J Hosp Pharm,1990. ASHP Guidelines on Preventing Medication – Medications Misadventures – Guidelines http://www.ashp.org/DocLibrary/BestPractices/acesso em 19/10/2010. Barker KN et al in 36 health care facilities. Arch Intern Med, Sept 2002. Bates DW, Cullen DJ, Laird N, Servi D, et al. Incidence of adverse events events: implications for prevention. JAMA, 1995. Bindler R, Bayne T. Medication calculation nurses. Image J Nurse Sch, v. 23 p. 221-4, AM, Fleming S. A literature review of the factors that contribute to medication errors Journal of Nursing Management, v. 17, p. VT, Cassiani SHB, Chiericato C. Erros mais risco na administração de medicamentos em saúde. Rev.latino-am.enfermagem, v.7, n.Chappell K, Newman C. Potencial tenfold neonatal unit. Arch Dis Child Fetal Neonatal, Nov 2004 . Cohen MR. Preventing Medications Prescribing. In: Cohen MR. Medications Errors and Risk Management. Washington: American Association 2000; p. 8.1-8.23. Davidhizar decrease medication erros. Health Care Manag, Gandhi TK, Seger DL, Bates DW. Identifying from research to practice. Int J Quality Health 69-76, 2000. Han PY, Coombes ID, Green intravenous fluid administration errors in wards. Quality and Safety in Health Care, Kazaoka T, Ohtsuka K, Ueno K, Mori M. medication errors: a simulation study. Nurse p. 312-317, 2007. Kohn L, Corrigan JM, Donaldson Err Is Human: Building a Safer Health System. National Academy Press; 2001. Koren G. monitoring principles in the neonate. Clinical p. 222-227, 1997. Leape LL. Error in medicine. p.1851-7,1994. Leape LL, Bates DW, Cullen Demonaco HJ, Gallivan T, et al. System analisys events. JAMA, v. 274, n.1, p. 35-43,1995. C et al. Opportunities for performance improvement medication administration during pediatric Health Care, v.15, p.179-83, 2006. National Medication Error Reporting and Prevention medication error; 1998. Available frohttp://www.nccmerp.org/aboutMedErrors.14/10/2010. Pepper GA. Errors in drug administration Understanting and Preventing Drug Misadventures Soc. Helath-System Pharm, v. 52, n. 4, p. Bouwmans CAM, Hanff LM, Roos PJ, Ineveld different systems for medication distribution hospital int the Netherlands. Pharm World Silva AEBC. Análise do Sistema de Medicação Universitário do Estado de Góias. Ribeirão Enfermagem de Ribeirão Preto, 2003. 155p. em Enfermagem). Stardands for medicines Midwifery Council (NMC 2010). Taxis K, Hospital drug distribution system in the UK medication errors. Pharmacy World and Science, 25-31,1992. William NK. Medication errors, actions needed. Professional Safety, v. 49, ICK, Chaleb MA, Franklin BD, Barber N. Dosing Erros in Paediatric Medications. A Safety, v. 27, n. 9, p. 661-70,2004.
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2008. BECKER, H. Fisioterapia em Traumatologia/ Cirurgia, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2007 BOBATH, K. A Deficiência Motora em Pacientes com Paralisia Cerebral. Barueri: Manole, 1996. CARVALHO, C.R.R. Ventilação Mecânica. Vol. I Básico. São Paulo: Atheneu, 2000. CARVALHO, CRC Fisiopatologia Respiratória. São Paulo: Atheneu, 2005. CORIAT,S.F. Maturação Psicomotora no Primeiro ano de vida da criança. São Paulo: Moraes, 1991. DIAMENTE, A. & CYPIL, S. - Neurologia Infantil - Lefévre. São Paulo: Ed. Atheneu, 1990 EFFGEN, S.K. Fisioterapia Pediátrica - Atendendo às Necessidades das Crianças, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2007 GIRÃO, M.; LIMA, G.; BARACAT, E. Uroginecologia. São Paulo: Artes Médicas, 1997. GREVE, J.M Tratado de Medicina de Reabilitação, São Paulo: Roca, 2007. MAGEE, DJ. Disfunção Musculoesquelética. 3 ed. Barueri: Manole, 2002 NEGRÃO, C.E. & BARRETO, A.C.P. Cardiologia do exercício: do atleta ao cardiopata. Barueri: Manole, 2006 NETTER, F.H. Sistema Nervioso - Transtornos neurológicos y neuromusculares. Tomo 1.2. Barcelona: Ed Masson-Salvat, 1993 NITRINI, R. & BACHESCHI, L.A. A Neurologia que Todo Médico Deve Saber. São Paulo: Santos Maltese, 1991 SARMENTO, G.J.V. Fisioterapia respiratória no paciente crítico. Barueri: Manole, 2007 SARMENTO,
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SHEPHERD, R.B Fisioterapia em Pediatria, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan,
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Allan EL, Barker medications error research. Am J Hosp Pharm,1990. ASHP Guidelines on Preventing Medication – Medications Misadventures – Guidelines http://www.ashp.org/DocLibrary/BestPractices/acesso em 19/10/2010. Barker KN et al. Medication in 36 health care facilities. Arch Intern Med, Sept 2002. Bates DW, Cullen DJ, Laird N, Servi D, et al. Incidence of adverse events events: implications for prevention. JAMA, 1995. Bindler R, Bayne T. Medication calculation nurses. Image J Nurse Sch, v. 23 p. 221-4, AM, Fleming S. A literature review of the factors that contribute to medication errors Journal of Nursing Management, v. 17, p. VT, Cassiani SHB, Chiericato C. Erros mais risco na administração de medicamentos em saúde. Rev.latino-am.enfermagem, v.7, n.Chappell K, Newman C. Potencial tenfold neonatal unit. Arch Dis Child Fetal Neonatal, Nov 2004 . Cohen MR. Preventing Medications Prescribing. In: Cohen MR. Medications Errors and Risk Management. Washington: American Association 2000; p. 8.1-8.23. Davidhizar decrease medication erros. Health Care Manag, Gandhi TK, Seger DL, Bates DW. Identifying from research to practice. Int J Quality Health 69-76, 2000. Han PY, Coombes ID, Green intravenous fluid administration errors in wards. Quality and Safety in Health Care, Kazaoka T, Ohtsuka K, Ueno K, Mori M. medication errors: a simulation study. Nurse p. 312-317, 2007. Kohn L, Corrigan JM, Donaldson Err Is Human: Building a Safer Healt National Academy Press; 2001. Koren G. monitoring principles in the neonate. Clinical p. 222-227, 1997. Leape LL. Error in medicine. p.1851-7,1994. Leape LL, Bates DW, Cullen Demonaco HJ, Gallivan T, et al. System analisys events. JAMA, v. 274, n.1, p. 35-43,1995. C et al. Opportunities for performance improvement medication administration during pediatric Health Care, v.15, p.179-83, 2006. National Medication Error Reporting and Prevention medication error; 1998. Available from: URL: http://www.nccmerp.org/aboutMedErrors.14/10/2010. Pepper GA. Errors in drug administration Understanting and Preventing Drug Misadventures Soc. Helath-System Pharm, v. 52, n. 4, p. Bouwmans CAM, Hanff LM, Roos PJ, Ineveld different systems for medication distribution hospital int the Netherlands. Pharm World Silva AEBC. Análise do Sistema de Medicação Universitário do Estado de Góias. Ribeirão Enfermagem de Ribeirão Preto, 2003. 155p. em Enfermagem). Stardands for medicines Midwifery.
Os textos abaixo relacionados e artigos a serem selecionados de bancos durante a elaboração das atividades, tais como:
portal da pesquisa da CAPES (www.portaldapesquisa.com.br), “Uptodate® e de outras revistas disponibilizadas nos bancos “Medline”, “Embase”, “Scielo” etc. ADAMS,R.D.& Victor, M. Principles of Neurology, 5 ª ed.USA: Ed.Mc-Graw-Hill, 1993. AEHLERT, B. Emergências em cardiologia. Suporte avançado de vida em
cardiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 AULER-Jr, J.O.C. & ALMEIDA, S.
Pós-operatório de cirurgia torácica e cardiovascular: rotinas do Instituto do
Coração. Porto Alegre: Artmed, 2004. AMADO-JOÃO, SM. Métodos de Avaliação Clínica e Funcional em Fisioterapia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. BECKER, H. Fisioterapia em Ortopedia, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan,
2008. BECKER, H. Fisioterapia em Traumatologia/ Cirurgia, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2007 BOBATH, B. Hemiplegia no Adulto:
Avaliação e Tratamento. Barueri: Manole, 1978. CARVALHO, C.R.R. Ventilação Mecânica. Vol. I Básico. São Paulo: Atheneu, 2000. CARVALHO, CRC Fisiopatologia Respiratória. São Paulo: Atheneu, 2005. CARVALHO FILHO, E.T. & PAPALEO NETTO, M. Geriatria: fundamentos, clínica e terapêutica. São Paulo: Atheneu, 1994. FREITAS, E. V.; PY, L.; NERI, A. L.; CANÇADO, F. A. X.; GORZONI, M. L.; ROCHA, S. M. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. GIRÃO, M.; LIMA, G.; BARACAT, E. Uroginecologia. São Paulo:
Artes Médicas, 1997. GREVE, J.M Tratado de Medicina de Reabilitação, São Paulo: Roca, 2007. GROSSE, D. & SENGLER, J. Reeducação Perineal. Barueri: Manole,
2002. PERRACINI, M & Flo C. Funcionalidade e Envelhecimento. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2009. SARMENTO, G.J.V. Fisioterapia respiratória no
paciente crítico. Barueri: Manole, 2007 SARMENTO, G.J.V.; VEGA, JM; LOPES, N
S. Fisioterapia em UTI: Avaliação e procedimentos. São Paulo: Atheneu, 2006
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respiratória de Egan., 7a ed. Barueri: Manole, 2000 Lee D. A Cintura Pélvica. Barueri: Manole, 2001. MAGEE, DJ. Disfunção Musculoesquelética. 3 ed. Barueri: Manole, 2002 NEGRÃO, C.E. & BARRETO, A.C.P. Cardiologia do exercício: do
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Carga Horária:

176 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 14
 
Ministrantes: Alessandra Giannella Samelli
Ana Carolina Basso Schmitt
Ana Claudia Martinho de Carvalho
Carla Gentile Matas
Celisa Tiemi Nakagawa Sera
Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
Claudia Regina Furquim de Andrade
Daniela Regina Molini Avejonas
Debora Maria Befi Lopes
Eliane Ribeiro
Eliane Schochat
Elizabeth Alves Gonçalves Ferreira
Eunice Kazue Kano
Fátima Aparecida Caromano
Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Haydée Fiszbein Wertzner
Irene Satiko Kikuchi
Isabel de Camargo Neves Sacco
Leticia Lessa Mansur
Maria Elisa Pimentel Piemonte
Maria Helena Morgani de Almeida
Maria Inês Britto Brunello
Maria Silvia Carnio
Mariangela Lopes Bitar
Marina Baquerizo
Nair Katia Nemr
Naomi Kondo Nakagawa
Raquel Aparecida Casarotto
Renata Hydee Hasue
Renata Mota Mamede Carvallo
Rosé Colom Toldrá
Sandra Maria Galheigo
Selma Lancman
Silvia Maria Amado João
Suelly Cecilia Olivan Limongi
Terezinha de Jesus Andreoli Pinto
Valentina Porta


 
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