51218 - Pedagogia Griô: uma proposta político pedagógica |
Período da turma: | 05/12/2012 a 10/12/2012
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Descrição: | Ementa: A disciplina objetiva apresentar a pedagogia griô como um projeto político e pedagógico inovador para a elaboração do conhecimento em diálogo com os saberes e fazeres de tradição oral. Por meio de um diálogo com a Produção Partilhada do Conhecimento e com práticas de transmissão oral de mestres e griôs de tradição oral, objetiva dispor no meio acadêmico uma iniciação pedagógica interdisciplinar que coloca no centro do saber, e da vivência, a identidade e ancestralidade do povo brasileiro.
Temáticas: - Histórico, definição e princípios; - Referencial teórico-metodológico e tendência pedagógica; - Conceitos fundamentais; - Modelo de Ação Pedagógica; - Práticas pedagógicas BIBLIOGRAFIA APPADURAI, Arjun. O medo ao pequeno número. tradução Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2009. BÂ, Amadou Hampáté. A tradição viva. IN KI-ZERBO, J. (ORG.). História geral da Africa I: metodologia e pré historia da Africa. São Paulo: Atica. Paris: UNESCO, 1968. BÂ, Amadou Hampáté. Amkoullel, o menino fula. Tradução: Xina Smith de Vasconcellos. São Paulo: Editora Palas Athena, 2003. BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro, Contratempo, 1996. BAIRON, Sérgio & RIBEIRO, José da Silva. Antropologia Visual e Hipermedia. Porto, Afrontamento, 2008. BAIRON, Sérgio. “Os movimentos da estética: o cinema de Dziga Vertov como reflexão à Hipermídia.“ RUA. Revista Universitária do Audiovisual – UFSC, v. 07, p. 3-12, 2008. _____________. Interdisciplinaridade. educação, história da cultura e hipermídia.. São Paulo, Futura, 2002. ___________. O que é Hipermídia. São Paulo, Brasiliense, 2011. ___________. Texturas sonoras. São Paulo, Ed. Hacker, 2005. CAMPBELL, Joseph. As mascaras de Deus: mitologia oriental. Trad. Carmen Fisher. São Paulo: Editora Palas Athena, 1994. CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Editora Palas Athena, 1990. CAVALCANTE, Ruth. Educação biocêntrica: um movimento de construção dialógica. Fortaleza: Edições CDH, 2001. FOUCAULT, M. Hermenêutica do sujeito. São Paulo, Martins Fontes.2006 FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Editora Moraes, 1980. ____________. Educação como pratica de liberdade, 9º Ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1994. ____________. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1991. ____________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido, 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1994. ____________. Pedagogia do oprimido. Rio de janeiro: Editora Paz e Terra, 1979. GOIS, Cezar Wagner de L. Biodança, identidade e vivencia. 2ª Ed. Fortaleza: Edições IPF-Ce, 2002. _____________. Noções de psicologia comunitária. 2ª Ed. Ceará: Edições UFC, 1993. _____________. Psicologia comunitária no Ceará. Fortaleza: Publicações Instituto Paulo Freire de Fortaleza. _____________. Vivencia: caminho à identidade. Fortaleza: Editora Viver, 1995. HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988. MACHADO, Wanda e PETROVICH, Carlos. Ajaká: o menino no caminho do rei. Salvador: TEA / UFBA / SMEC / PMS, 2001. MACHADO, Wanda. Ilé Axé: vivencias e invenção pedagógica. Crianças do Afonjá. Salvador: Edufba / SMEC, 2000. MATURANA. Humberto R. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Trad. Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo: Palas Athenas, 2001. PACHECO, Líllian M. O. Pedagogia Griô: a reinvenção da roda da vida. Lençóis:Grãos de Luz e Griô, 2006. _________________. Org. Nação Griô: o parto mítico da identidade do povo brasileiro. Lençóis: Grãos de Luz e Griô, 2009. PETRY, Arlete. O jogo como condição de autoria e da produção de conhecimento: análise e produção em linguagem hipermídia. Tese apresentada no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica – PUCSP - 2010. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: evolução e o sentido do Brasil: São Paulo: Companhia das Letras, 1995. RICOUER, Paul. Sí mesmo como outro. Cidade do México, Siglo xxi, 2003. SLOTERDIJK, Peter. O desprezo das massas. São Paulo, Estação Liberdade, 2002. |
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Carga Horária: |
25 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 35 | ||||
Ministrantes: |
Benedito Luiz Amauro Lilian Mércia de Oliveira Pacheco Márcio Caires Chaves Maria dos Anjos Mendes Gomes |
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