51758 - Espanhol para Graduação em Humanidades |
Período da turma: | 07/03/2013 a 04/07/2013
|
||||
|
|||||
Descrição: | Dar início ao processo de sensibilização do aluno diante das variedades da língua espanhola no mundo atual, como forma de desenvolver sua capacidade de compreensão e interação multi e transcultural como diferentes falantes desta língua estrangeira, sendo promovido o seu contato com a cultura e as discurisividades de diversos países hispano-falantes.
1. Identidades nacionais latino-americanas a partir dos estereótipos 1.1. Estereótipos em torno à língua espanhola 1.2. Estereótipos em torno aos etno-tipos 1.3. Estereótipos culturais: personalidade, interesses e hábitos “nacionais” 2. Identidades culturais latino-americanas a partir dos hábitos 2.1. O trabalho e o ócio 2.2. A alimentação 2.3. A moradia e a urbanidade 2.4. Hábitos linguístico-culturais 3. A formação das identidades nacionais contemporâneas na América Latina 3.1. A identidade pela arte: a música e a dança 3.2. A identidade pelo esporte: o futebol 3.3. Identidades étnico-culturais: culturas indígenas e miscigenação 3.4. Identidades sócio-políticas: a resistência popular Eixos discursivos 1. Compreender textos jornalísticos, de divulgação científica, acadêmico-científicos e literários; 2. Compreender cenas de filmes, programas televisivos e de rádio e canções; 3. Descrever situações e pessoas no presente; 4. Narrar fatos no presente; 5. Estabelecer relações de oposição entre situações e/ou fatos; 6. Expressar opinião pessoal; 7. Organizar o discurso de maneira coesa e coerente. Aspectos linguísticos 1. Fonéticos 1.1. Pronúncia das vogais; 1.2. Pronúncia das consoantes; 1.3. Seseo versus oposição s e z/c, yeísmo versus oposição y e ll, aspiração do s. 2. Sintáticos 2.1. Artigos definidos e indefinidos; 2.2. Artigo neutro; 2.3. Concordância nominal de gênero e número; 2.4. Pronomes de sujeito e complemento verbal; 2.5. Pronomes reflexivos; 2.6. Partículas temporais; 2.7. Preposições a e para; 2.8. Presente do Modo Indicativo; 2.9. Verbos gustar, encantar e parecer; 2.10. Advérbios muy e mucho; 2.11. Perífrase estar + gerúndio; 2.12. Conjunções básicas aditivas e adversativas. 1. Adjetivos para descrição pessoal: aspectos físicos e psicológicos; 2. Atividades diárias; 3. As horas; 4. Numerais cardinais; 5. Alimentos; 6. Meios de transporte; 7. Partes e mobílias da casa e do trabalho; 8. Organização espacial da cidade; 9. Os dias da semana e os meses; 10. O alfabeto. Aspectos socioculturais 1. O tuteo e o voseo 2. O uso de usted 3. O uso de vosotros e ustedes Serão utilizados os seguintes materiais: • uma apostila de trabalho e estudo, elaborada e distribuída aos alunos pela professora responsável; e • o livro Gramática y práctica de español para brasileños, organizado por Adrián Fanjul (São Paulo: Santillana/Moderna, 2005), que deverá ser adquirido pelos alunos. 7. BIBLIOGRAFIA Dicionários bilíngües Fernández, G. & Flavián, E. Mini-dicionário espanhol - português / português - espanhol. São Paulo: Ática. González, N.M. & Moreno, F. Diccionario de Uso Bilingüe. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros. González, N.M. & Moreno, F. Diccionario Esencial. Español – portugués / portugués – español. Clave - Diccionario de uso del español actual. Madri: SM Ediciones. Diccionario Actual de la Lengua Española. Madri: Vox. Diccionario de la Real Academia de la Lengua Española. Dicionário de verbos González Hermoso, A. Conjugar es fácil. Madri: Edelsa. Dicionários on-line www.rae.es www.elmundo.es/diccionarios http://clave.librosvivos.net/ Gramáticas Castro, F. (2000). Uso de la gramática española. Madri: Edelsa. (Elemental, Intermedio, Avanzado). Fanjul, A. (org.) (2005). Gramática y práctica de español para brasileños. São Paulo: Santillana/Moderna. González Hermoso, A., et alli. (1995). Gramática de español lengua extranjera. Curso práctico. Madri: Edelsa. Gómez Torrego, L. (1998). Gramática didáctica del español. Madri: SM ediciones. Sobre a fonética do espanhol Fernández Díaz, R. Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Nivel Inicial- Intermedio. Madri: Arco/Libros. |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Larissa Fostinone Locoselli |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |