Atividade

51779 - Espanhol para Graduação em Humanidades Nível III

Período da turma: 05/03/2013 a 18/06/2013

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: I. OBJETIVOS
• Dar continuidade ao processo de aquisição/aprendizagem da língua espanhola como língua estrangeira através da exploração de um eixo temático: a história latino-americana através da cultura; bem como a partir do desenvolvimento das competências de recepção e de expressão que compreendem o processo de aquisição/aprendizagem de línguas - a saber, ouvir / ler e falar / escrever.
• Dar continuidade ao processo de sensibilização do aluno diante das variedades da língua espanhola no mundo atual, como forma de desenvolver sua capacidade de compreensão e interação multi e transcultural com diferentes falantes desta língua estrangeira, sendo promovido o seu contato com a cultura e as discursividades de diversos países hispano-falantes.
• Prover materialidade lingüística (aspectos fonético-fonológicos, semânticos, sintáticos e discursivos), em termos de exposição ao outro ou à outredade, que proporcione uma comunicação de nível intermediário nas competências de recepção (saber ler / ouvir) e expressão (saber escrever / falar).

II. METODOLOGIA
A partir sobretudo de textos literários, canções e filmes latino-americanos, mas lançando mão também de textos jornalísticos e ensaísticos e de materiais de origem diversa, cujo conteúdo sirva à reflexão e à discussão em torno ao eixo temático do curso (discriminado no próximo item), serão abordados os campos lexicais exigidos pelos textos, bem como os eixos discursivos, aspectos linguísticos e aspectos socioculturais previstos em seu programa (também discriminados no próximo item). A sistematização de tais elementos se dará através de práticas que visem à inscrição dos aprendizes na língua espanhola, propiciando a regularização da memória que caracteriza tal processo de inscrição.
III. PROGRAMA RESUMIDO
MÓDULOS TEMÁTICOS
1. América colonial
1.1. Discursos da conquista
1.2. Sociedades coloniais: cultura e representações
2. Movimentos de independência e Formação dos Estados Nacionais
2.1. Os discursos de independentização
2.2. Independência e Formação dos Estados Nacionais: história e representações
3. A modernização latino-americana
3.1. A passagem do século XIX ao XX
3.2. O contexto pré Guerra Fria
3.3. As ditaduras militares na 2ª metade do século XX
3.4. Anos 1980 e 1990

EIXOS DISCURSIVOS
1. Compreender textos jornalísticos, ensaísticos, acadêmico-científicos e literários;
2. Compreender cenas de filmes, canções, programas televisivos e de rádio;
3. Estabelecer relações de oposição e concessão entre situações e/ou fatos;
4. Elaborar projeções e hipóteses com respeito ao passado, ao presente e ao futuro;
5. Expressar condições;
6. Compreender e formular pedidos e ordens;
7. Expressar opinião pessoal;
8. Organizar o discurso de maneira coesa e coerente.
ASPECTOS LINGUÍSTICOS
1. Fonéticos
1.1. Pronúncia das vogais;
1.2. Pronúncia das consoantes;
1.3. Seseo versus oposição s e z/c, yeísmo versus oposição y e ll, aspiração do s.
2. Sintáticos
2.1. Revisão: Presente, Pretéritos e Futuro Imperfecto do Modo Indicativo;
2.2. Futuro Perfecto, Condicional e Condicional Compuesto do Modo Indicativo;
2.3. Presente, Pretérito Perfecto, Imperfecto e Pluscuamperfecto do Modo Subjuntivo;
2.4. Imperativo Afirmativo e Negativo;
2.5. Operadores condicionais: si, como, de;
2.6. Operadores adversativos e concessivos: sin embargo, mientras que, aunque, aun, pese a.
CAMPOS LEXICAIS
1. Vestimentas;
2. Partes do corpo;
3. Animais;
4. ????
ASPECTOS SOCIOCULTURAIS
1. O tuteo, o voseo e o uso de usted
2. O uso de vosotros e ustedes

IV. INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através de: duas atividades de avaliação parcial, uma escrita e uma oral, e uma avaliação final, que inclui uma parte escrita e uma parte oral. A nota final mínima exigida para conclusão do curso é 7,0.

V. CARGA HORÁRIA E FREQUÊNCIA
A carga horária toral do curso é de 45 horas. No entanto, desse total, 30 horas serão cumpridas em sala de aula e 15 correspondem a horas/trabalho, que serão cumpridas através da realização de: i) atividades de leitura e estudo guiado; e ii) atividades de preparação para a avaliação parcial escrita e oral. A frequência mínima exigida para conclusão do curso é de 85%.


VI. MATERIAL DIDÁTICO
Ao longo do curso, serão utilizados os seguintes materiais:
• uma apostila, elaborada e distribuída aos alunos pela professora responsável; e
• o livro Gramática y práctica de español para brasileños, organizado por Adrián Fanjul (São Paulo: Santillana/Moderna, 2005), que deverá ser adquirido previamente pelos alunos.

VII. INSTRUMENTOS DE CONSULTA
Recomendam-se os seguintes instrumentos de consulta:
1. Dicionários Bilíngues
 Fernández, G. & Flavián, E. Mini-dicionário espanhol - português / português - espanhol. São Paulo: Ática.
 González, N.M. & Moreno, F. Diccionario de Uso Bilingüe. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros.
 González, N.M. & Moreno, F. Diccionario Esencial. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros.
 Señas. São Paulo: Martins Fontes.
 www.wordreference.com
2. Dicionários Monolíngues
 Clave - Diccionario de uso del español actual: http://clave.librosvivos.net/
 Diccionario Clarín.com: http://www.clarin.com/diccionario
 Diccionario de la Real Academia de la Lengua Española: www.rae.es
 Diccionario del Español de México: http://dem.colmex.mx/
 www.elmundo.es/diccionarios
3. Dicionário de verbos
González Hermoso, A. Conjugar es fácil. Madri: Edelsa.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Larissa Fostinone Locoselli


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP