51876 - Competência Comunicativa em Italiano - Nível I |
Período da turma: | 05/03/2013 a 29/06/2013
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Descrição: | OBJETIVO GERAL
Preparar os alunos para que possam desenvolver as competências comunicativas (ouvir e falar) em lingua italiana para chegar a emitir e interpretar mensagens e negociar seus significados, em contextos específicos. OBJETIVO ESPECÍFICO Trabalhar com os gêneros da oralidade nos respectivos domínios discursivos: institucional (conferências, comunicações, seminários, colóquio); jornalístico (entrevistas jornalísticas, televisivas, notícia de rádio, comentários, boletim do tempo); religioso (rezas, orações); saúde (consulta); publicitária (publicidade na TV e publicidade no rádio); interpessoal (recados, telefonemas, convites, avisos, provérbio); lazer (piadas); ficcional (fábulas, contos, poemas). JUSTIFICATIVA A abordagem comunicativa para o ensino de LE surgiu na década de 70 e tem sido pesquisada e reelaborada por vários auotes Hymes (1971), Savignon (1972), Canale e Swain (1980), Krashen (1982), Halliday (1994), Brown (1994) Vygotsky (1995) entre outros. Portanto, se faz necessário, abordar o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, também, através de vivências desses atos reais de comunicação em contextos linguísticos específicos. CONTEÚDO Pelo fato de os objetivos de programas comunicativos serem direcionados para as características individuais dos alunos quanto às competências a serem desenvolvidas, a escolha do conteúdo programático pode variar de acordo com os interesses do grupo. Aspectos linguísticos e discursivos a serem abordado: - Expressões coloquiais e marcadores discursivos da língua alvo (abertura e fechamento de conversa, maneiras de solicitar e agradecer favores, etc.); - Contato com as características sociolinguísticas da língua alvo; - Empregos de tempos verbais compostos e introdução de períodos compostos. (O aluno deverá ser capaz de levantar hipóteses, argumentar em todos os tempos verbais e concluir suas opiniões); - Coesão e coerência textuais. Aspectos didáticos: - Atividades interativas entre os alunos para o desenvolvimento do seu potencial, a partir de tarefas desempenhadas com o professor e os componentes do grupo, método postulado por Vigotsky; - Contextualização das funções comunicativas com base em informações; socioculturais da Itália e do Brasil; - Atividades da recepção auditiva. BIBLIOGRAFIA FÁVERO, Leonor. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1993. VIGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995. |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Dheisson Ribeiro Figueredo |
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