Atividade

52187 - Promoção da saúde e do cuidado às pessoas em contextos hospitalares I

Período da turma: 01/03/2013 a 28/02/2015

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Descrição: Ementa: Possibilitar ao residente o conhecimento e a reflexão sobre as práticas profissionais de promoção à saúde e cuidado no hospital e sobre a construção de práticas interdisciplinares, intersetoriais, em equipe e em rede. a atuação da profissional e multiprofissional no cuidado da criança, adolescente, adulto e idoso nos vários ambientes hospitalares. Auxiliar o residente a desenvolver o raciocínio clínico tanto para a avaliação quanto para o tratamento multidimensional, considerando as necessidades de saúde da população atendida, bem como suas características psicossociais e culturais.

Conteúdo Programático:
Os residentes deverão cursar o módulo pertinente à área de concentração e área profissional para a qual foi aprovado no processo seletivo.

Módulo 1 - Farmácia, a promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares I
Conteúdo Programático: legislação sanitária, profissional e complementar; atividades da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional; revisão da Farmácia Hospitalar e Clínica; gerenciamento de recursos materiais e humanos no Serviço de Farmácia; informática aplicada à Farmácia Hospitalar; farmacotécnica hospitalar; sistemas de distribuição e dispensação de medicamentos; centro de informações de medicamentos; estudos de utilização de medicamentos; princípios de gestão da qualidade, instrumentos para gestão da qualidade, avaliação do cenário, diagnóstico situacional, indicadores de processo, segurança do paciente; princípios de gestão da qualidade, instrumentos para gestão da qualidade, avaliação do cenário, diagnóstico situacional, indicadores de processo, segurança do paciente; apresentação da fase pré e pós-analítica e
interpretação de exames nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Parasitologia e Microbiologia; métodos em Farmacovigilância e Tecnovigilância; eventos adversos a medicamentos; Programa Hospital Sentinela e Farmácias Notificadoras; avaliação de fornecedor, método aplicados para reduzir de erros de
medicação/revisão de processos; histórico, morbimortalidade relacionadas ao
uso de medicamentos, o conceito e a classificação de Resultado Negativo Associado a Medicamentos e de Problemas Relacionados a Medicamentos, dispensação de medicamentos, linhas de seguimento de pacientes, métodos aplicados à Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, Orientação para pacientes com alta.

Módulo 2 - Fisioterapia, a promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares I

Conteúdo Programático: semiologia e fisiologia dos sistemas respiratório, neurológico, urológico, cardiovascular e músculoesquelético, interação entre a
avaliação dos sistemas e a proposta de tratamento fisioterapêutico. Fisiologia da
mulher e a implicação para o atendimento fisioterapêutico da criança e
adolescente. O processo de adoecimento e o processo de cura. Classificação das
funcionalidades, interpretação dos exames laboratoriais e complementares,
avaliação multidimensional da criança e do adolescente. O tratamento fisioterapêutico aplicado às principais disfunções respiratórias, cardiológicas,
neurológicas, ortopédicas e reumatológicas atendidas em nível ambulatorial e
enfermaria. A abordagem fisioterapêutica do recém-nascido e a relação mãe-bebê.
A abordagem fisioterapêutica do recém-nascido e a relação mãe-bebê. A humanização da atenção e a integralidade do cuidado na assistência hospitalar. A saúde e os cuidados necessários com o cuidador.

Módulo 3 - Fonoaudiologia, a promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares I
Conteúdo Programático:
1. O campo da produção do cuidado em saúde, a fonoaudiologia e as práticas no hospital: uma discussão sobre a constituição do
campo.
2. As origens e trajetórias da intervenção do fonoaudiólogo no hospital geral: as
origens da fonoaudiologia nos hospitais e as tendências atuais de sua intervenção. A
humanização da atenção e a integralidade do cuidado como eixo da gestão e da assistência hospitalar.
3. A fonoaudiologia e os processos saúde-doença-cuidado,
com destaque para:
• o desenvolvimento de práticas e saberes da fonoaudiologia no
hospital e em seus contextos, apoiados nos princípios de uma clínica ampliada que
reconhece e acolhe as necessidades singulares das pessoas sob cuidados clínicos
ou cirúrgicos;
• os desafios para a construção e fortalecimento de uma atenção hospitalar, fundada em ações de cuidado interdisciplinares, intersetoriais e em
rede.
4. A atenção fonoaudiológica no âmbito das unidades pediátricas ambulatoriais e de
internação não intensiva, e de acordo com programas variados (atendimento domiciliário, internação domiciliar, humanização hospitalar, cuidado ao cuidador, dentre outros). Normas de controle de infecção hospitalar.
5. A dinâmica de atendimento fonoaudiológico no âmbito das unidades pediátricas ambulatoriais e de internação não intensiva, os processos de triagem, identificação de prioridades, confecção do mapa de atendimento, avaliação e intervenção
(individual, grupal, familiar, domiciliar, institucional), encaminhamento, referência e
contra-referência.
6. Tecnologias de cuidado em fonoaudiologia no âmbito das unidades pediátricas
ambulatoriais e de internação não intensiva: escuta, acolhimento, sustentação e
continência; tecnologias de promoção da saúde e do desenvolvimento infanto-juvenil; o uso da Tecnologia Assistiva.
7. A atuação do fonoaudiólogo junto à família, aos cuidadores formais e informais e à rede social das crianças e adolescentes, acompanhados no âmbito das unidades
pediátricas ambulatoriais e de internação não intensiva.

Módulo 4 - Terapia Ocupacional, a promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares I
Conteúdo Programático:
1. O campo da produção do cuidado em saúde, a terapia ocupacional e as práticas
no hospital: uma discussão sobre a constituição do campo.
2. As origens e as trajetórias do hospital geral na assistência à saúde: a internação
como segregação, a hegemonia do hospital na assistência à saúde, a especialização e a complexificação da intervenção hospitalar, o hospital como reflexo da
falta de acesso às políticas públicas; os movimentos de desospitalização, a internação de curto, prazo, o domicílio como lugar do cuidado.
3. As origens e trajetórias da intervenção do terapeuta ocupacional no hospital
geral: as origens da terapia ocupacional nos hospitais de longa permanência e nos
Centros de Reabilitação, a entrada do terapeuta ocupacional no hospital geral e as tendências atuais de sua intervenção. A humanização da atenção e a integralidade do cuidado como eixo da gestão e da assistência hospitalar.
4. As reflexões relativas às questões do viver, do adoecer, do cuidar e ser cuidado e do estar internado (no hospital ou no domicílio), destacando:
• o processo de adoecimento e da hospitalização, suas conseqüências psicossociais e impacto no cotidiano da pessoa e de sua família/rede social; • a experiência da
(o): adoecimento, sofrimento, morte e luto.
• os impactos destes processos na pessoa, na família e sua rede social e na equipe. 5. A terapia ocupacional e os processos saúde-doença-cuidado, com destaque para: • o desenvolvimento de práticas e saberes da terapia ocupacional no hospital e em seusm contextos, apoiados nos princípios de uma clínica ampliada que reconhece e acolhe as necessidades singulares das pessoas sob cuidados clínicos ou cirúrgicos e de sua rede social;
• os desafios para a construção e fortalecimento de uma atenção hospitalar, fundada em ações de cuidado interdisciplinares, intersetoriais e em rede.
6. A atenção da terapia ocupacional no âmbito das brinquedotecas e das unidades pediátricas ambulatoriais e de internação não intensiva, e de acordo com
programas variados (atendimento domiciliário, internação domiciliar, humanização
hospitalar, cuidado ao cuidador, dentre outros). Higienização de brinquedos e do
ambiente hospitalar.
7. A dinâmica de atendimento da terapia ocupacional no âmbito das brinquedotecas e das unidades pediátricas ambulatoriais e de internação não intensiva, os processos de triagem, identificação de prioridades, confecção do mapa de
atendimento, avaliação e intervenção (individual, grupal, familiar, domiciliar, institucional), encaminhamento, referência e contra-referência.
8. Tecnologias de cuidado em terapia ocupacional em no âmbito das brinquedotecas e das unidades pediátricas ambulatoriais e de internação não intensiva: escuta,
acolhimento, sustentação e continência; a atividade lúdica; tecnologias de promoção da saúde e do desenvolvimento infanto-juvenil; o uso da Tecnologia Assistiva.
9. A atuação do terapeuta ocupacional junto a crianças e adolescentes com variadas situações clínicas, condições de vulnerabilidade social,intensidades de sofrimento psíquico, e impactos no cotidiano e nas atividades da vida diária, acompanhados no
âmbito das brinquedotecas e das unidades pediátricas ambulatoriais e de internação não intensiva.
10. A atuação do terapeuta ocupacional junto à família, aos cuidadores formais e
informais e à rede social das crianças e adolescentes, acompanhados no âmbito das
brinquedotecas e das unidades pediátricas ambulatoriais e de internação não intensiva.

Módulo 5 - Farmácia, a promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares I
Conteúdo Programático: legislação sanitária, profissional e complementar; atividades da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional; revisão da Farmácia Hospitalar e Clínica; gerenciamento de recursos materiais e humanos no Serviço de Farmácia; informática aplicada à Farmácia Hospitalar; farmacotécnica hospitalar; sistemas de distribuição e dispensação de medicamentos; centro de informações de medicamentos; estudos de utilização de medicamentos; princípios de gestão da qualidade, instrumentos para gestão da qualidade, avaliação do cenário, diagnóstico situacional, indicadores de processo, segurança do paciente; princípios de gestão da qualidade, instrumentos para gestão da qualidade, avaliação do cenário, diagnóstico situacional, indicadores de processo, segurança do paciente; apresentação da fase pré e pós-analítica e interpretação de exames nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Parasitologia e Microbiologia; métodos em Farmacovigilância e Tecnovigilância; eventos adversos a medicamentos; Programa Hospital Sentinela e Farmácias Notificadoras; avaliação de fornecedor, método aplicados para reduzir de erros de
medicação/revisão de processos; histórico, morbimortalidade relacionadas ao uso de medicamentos, o conceito e a classificação de Resultado Negativo Associado a Medicamentos e de Problemas Relacionados a Medicamentos, dispensação de
medicamentos, linhas de seguimento de pacientes, métodos aplicados à Farmácia
Clínica e Atenção Farmacêutica, Orientação para pacientes com alta.

Módulo 6 - Fisioterapia, a promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares I
Conteúdo Programático: semiologia e fisiologia dos sistemas respiratório,
neurológico, urológico, cardiovascular e músculo-esquelético, interação entre a avaliação dos sistemas e a proposta de tratamento fisioterapêutico. Fisiologia da mulher e do idoso e a implicação para o atendimento fisioterapêutico. O processo de adoecimento e o processo de cura. Classificação das funcionalidades, interpretação dos exames laboratoriais e complementares, avaliação multidimensional do adulto, da mulher e do idoso. O tratamento fisioterapêutico aplicado às principais disfunções respiratórias, cardiológicas, neurológicas, ortopédicas, ginecológicas e reumatológicas atendidas em nível ambulatorial e enfermaria. A abordagem fisioterapêutica do recém-nascido e a relação mãe-bebê. A humanização da atenção e a integralidade do cuidado na
assistência hospitalar. A saúde e os cuidados necessários com o cuidador.

Módulo 7 - Fonoaudiologia, a promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares I
Conteúdo Programático:
1. O campo da produção do cuidado em saúde, a fonoaudiologia e as práticas no hospital: uma discussão sobre a constituição do
campo.
2. As origens e trajetórias da intervenção do fonoaudiólogo no hospital geral: as origens da fonoaudiologia nos hospitais e as tendências atuais de sua intervenção. A humanização da atenção e a integralidade do cuidado como eixo da gestão e da assistência hospitalar.
3. A fonoaudiologia e os processos saúde-doença-cuidado, com destaque para:
• o desenvolvimento de práticas e saberes da fonoaudiologia no hospital e em seus contextos, apoiados nos princípios de uma clínica ampliada que reconhece e acolhe as necessidades singulares das pessoas sob cuidados clínicos ou cirúrgicos;
• os desafios para a construção e fortalecimento de uma atenção hospitalar, fundada em ações de cuidado interdisciplinares, intersetoriais e em rede.
4. A atenção fonoaudiológica no âmbito das unidades ambulatoriais e de internação não intensiva, e de acordo com programas variados (atendimento domiciliário, internação domiciliar, humanização hospitalar, cuidado ao cuidador, dentre outros). Normas de controle de infecção hospitalar.
5. A dinâmica de atendimento fonoaudiológico no âmbito das unidades ambulatoriais e de internação não intensiva, os processos de triagem, identificação de prioridades, confecção do mapa de atendimento, avaliação e intervenção (individual, grupal, familiar, domiciliar, institucional), encaminhamento, referência e contra-referência.
6. Tecnologias de cuidado em fonoaudiologia no âmbito das unidades ambulatoriais e de internação não intensiva: escuta, acolhimento, sustentação e continência; tecnologias de promoção da saúde; o uso da Tecnologia Assistiva.
7. A atuação do fonoaudiólogo junto à família, aos cuidadores formais e informais e à rede social de adultos e idosos, acompanhados no âmbito das unidades ambulatoriais e de internação não intensiva.
8. Fundamentos biológicos, psicológicos e sociais para atendimento ao idoso e portador de afecções do Sistema Nervoso Central .
9.Fisiopatologia do Sistema Nervoso Central, em seus aspectos lingüístico-cognitivos.
10. Metodologia de avaliação e terapia fonoaudiológicas (disfagias, disartrias, afasias e distúrbios linguistico-cognitivos) em lesados cerebrais e pacientes geriátricos, na perspectiva cognitiva I.

Módulo 8 - Terapia Ocupacional, a promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares I
Conteúdo programático:
- Promoção da saúde: histórico, conceitos, medidas promotoras de saúde e a questão da
interprofissionalidade e intersetorialidade.
- Promoção da saúde pelo terapeuta ocupacional e em equipe interprofissional aplicada às necessidades de saúde de adultos e idosos.
- Autocuidado enquanto medida de promoção da saúde e funcionalidade para adultos e idosos, voltado à participação ativa e efetiva do indivíduo e comunidade no controle do processo saúde-doença, prestado por amigos e familiares e equipe interprofissional.
- Identificação do impacto do adoecimento e da incapacidade no universo ocupacional do adulto e do idoso acompanhado no ambulatório e enfermaria.
- Ações e projetos terapêuticos na ótica da interdisciplinariedade englobando
prevenção e tratamento de doenças, administração de doenças crônicas e reabilitação.
- Articulação dos diferentes níveis de atenção em saúde visando à promoção da saúde integral e integrada de forma a tornar o indivíduo parceiro ativo e co- responsável no processo de atenção a sua saúde, incluindo o âmbito hospitalar.
Módulo 9 - Saúde e Trabalho do Profissional da Saúde I
Conteúdo Programático:
- Introdução à Saúde do Trabalhador (riscos ocupacionais) - Legislação
(Normas Regulamentadoras)
- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e a Rede Nacional de Saúde do Trabalhador (RENAST)
- Epidemiologia das Doenças Ocupacionais
- Processo Saúde Doença em Saúde do Trabalhador
- Atuação do profissional em saúde dentro do SESMET (Serviço Especializado em
Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho)
-Ergonomia e Análise Ergonômica do Trabalho
- Saúde Mental e Trabalho e Noções de Psicodinâmica do Trabalho
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)
- Readaptação e Retorno ao Trabalho
- Saúde dos Trabalhadores da Saúde.
- Avaliação dos riscos ambientais, monitoramento da saúde do trabalhador, medidas de proteção coletivas e individuais, treinamento para promoção / prevenção da saúde do trabalhador, manutenção dos registros, avaliação da efetividade do
PPRA.
Referências Bibliográficas: Os textos abaixo de bancos durante a elaboração das atividades, (www.portaldapesquisa.com.br ), “Uptodate® bancos “Medline”, “Embase”, “Scielo” etc. CIPOLLE, P.C. Um novo exercício profissional. p.1-39. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, FARMACÊUTICO, www.cff.org.br DADER, Atenção Farmacêutica: conceitos, processos e Publishing, 2008. FIGUERAS A, NAPCHAM Farmacovigilância - Ação na Reação. São Paulo: de Estado da Saúde de São Paulo; 2002; GALT, Pharmacists. Estados Unidos: ASHP. 2006. GIANESI, Administração Estratégica de Serviços. São Paulo: A.M.M. Ciências farmacêuticas: uma abordagem Paulo: Atheneu, 2000. HENRY, J.B. Clinical methods. 21th ed. Philadelphia: W.B. Saunders P.A.H.; PETIT, J.E. Essential haematology. 5th A. M.; NOBLAT, L.; CASTRO, M. S.; JARAMILLO, RECH, N. Atenção farmacêutica no Brasil: trilhando Brasília: Organização Pan-americana da Saúde, Disponível em: http://www.opas.org.br/medicamentos/temas_Acesso em: abril, 2011. IVAMA, A. M.; NOBLAT, N. M.; OLIVEIRA, N. V. B. V.; RECH, N. Consenso proposta, 2002 - Brasília: Organização Pan-americana em: http://www.opas.org.br/medicamentos/docs/em: abril, 2011. JACOBS, D. S.; DEMOTT, Handbook. 3. ed. Ohio: Lexi-Comp; 2004 KONEMAN textbook of diagnostic microbiology. 6 ed. Philadelphia: J.R.; TOGNONI, G.; ROZENFELD, S. Epidemiologia São Paulo: HUCITEC-ABRASCO, 1989. LEGISLAÇÃO www.anvisa.gov.br LICHTMAN, M.A.; BEUTLER, Hematology, 7 ed. New York: McGraw-Hill, hematologia: propedêutica e clínica. 4 ed. São L.L. Pharmacy practice activity classification. 1998. NEVES, D.P. Parasitologia Humana. São C. G.; SOUZA, N. N.R.; NÉRI, E.D.R.; CARVALHO, MARCOS, J.F. (Org.). Guia de boas práticas - SBRAFH. São Paulo: Ateliê Vide o Verso, Administração da Produção. São Paulo: Atlas, Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, 1993. P. M. (Org.) ; YOCHIY, A. (Org.) ; RIBEIRO, clínica e atenção farmacêutica.
TIETZE, K. J.;. Clinical skills for pharmacists: Mosby , 2004 ZUBIOLI A. Ética Farmacêutica. Vigilância de Medicamentos, 2004.
portal da pesquisa da CAPES (www.portaldapesquisa.com.br ), “Uptodate® e de outras revistas disponibilizadas nos bancos “Medline”, “Embase”, “Scielo” etc. ADAMS,R.D.& Victor, M. Principles of Neurology, 5 ª ed.USA: Ed.Mc-Graw-Hill, 1993. AMADO-JOÃO, SM. Métodos de Avaliação Clínica e Funcional em Fisioterapia.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. BECKER, H. Fisioterapia em Ortopedia, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2008. BECKER, H. Fisioterapia em Traumatologia/ Cirurgia, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2007 BERNARDI Fisioterapia Preventiva em foco Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2010 BOBATH, K. A Deficiência Motora em Pacientes com Paralisia Cerebral. Barueri: Manole, 1996. CARVALHO, CRC Fisiopatologia Respiratória. São Paulo: Atheneu, 2005.
CORIAT,S.F. Maturação Psicomotora no Primeiro ano de vida da criança. São Paulo: Moraes, 1991. DIAMENTE, A. & CYPIL, S. - Neurologia Infantil - Lefévre. São Paulo: Ed. Atheneu, 1990 EFFGEN, S.K. Fisioterapia Pediátrica - Atendendo às Necessidades das Crianças, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2007 GIRÃO, M.; LIMA, G.; BARACAT, E. Uroginecologia. São Paulo: Artes Médicas, 1997. GREVE,
J.M Tratado de Medicina de Reabilitação, São Paulo: Roca, 2007. SHEPHERD, R.B
Fisioterapia em Pediatria, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 1996. Lee D. A Cintura Pélvica. Barueri: Manole, 2001. MAGEE, DJ. Disfunção Musculoesquelética. 3 ed. Barueri: Manole, 2002 KENDALL, F. P. & McCREADY, E. K; Músculos
Provas e Funções. 3 ed. Barueri: Manole, 1987 MARQUES, A P. Manual de
Goniometria. Barueri:Manole. 2003 NEGRÃO, C.E. & BARRETO, A.C.P.
Cardiologia do exercício: do atleta ao cardiopata. Barueri: Manole, 2006 NETTER, F.H. Sistema Nervioso - Transtornos neurológicos y neuromusculares. Tomo 1.2. Barcelona: Ed Masson-Salvat, 1993 NITRINI, R. & BACHESCHI, L.A. A Neurologia que Todo Médico Deve Saber. São Paulo: Santos Maltese, 1991 STEPHENSON, R &
CONNOR, L. Fisioterapia aplicada à ginecologia e obstetrícia. 2ª ed Barueri:
Manole, 2004. UNPHRED,D.A..Fisioterapia Neurológica. Baltimore: Mosby Company/MIR, 1994.
Fernandes FDM, Mendes BCA, Navas ALPGP. Tratado de Fonoaudiologia – Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Editora Roca, São
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CARVALHO FILHO, E.T. & PAPALEO NETTO, M. Geriatria: fundamentos, clínica
e terapêutica. São Paulo: Atheneu, 1994. CARVALHO, CRC Fisiopatologia
Respiratória. São Paulo: Atheneu, 2005. FREITAS, E. V.; PY, L.; NERI, A. L.;
CANÇADO, F. A. X.; GORZONI, M. L.; ROCHA, S. M. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. GIRÃO, M.; LIMA, G.;
BARACAT, E. Uroginecologia. São Paulo: Artes Médicas, 1997. GREVE,
J.M Tratado de Medicina de Reabilitação, São Paulo: Roca, 2007. GROSSE, D. &
SENGLER, J. Reeducação Perineal. Barueri: Manole, 2002. KENDALL, F. P. &
McCREADY, E. K; Músculos Provas e Funções. 3 ed. Barueri: Manole, 1987 Lee D.
A Cintura Pélvica. Barueri: Manole, 2001. MAGEE, DJ. Disfunção Musculoesquelética. 3 ed. Barueri: Manole, 2002 MARQUES, A P. Manual de
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Carga Horária:

176 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 14
 
Ministrantes: Alessandra Giannella Samelli
Ana Carolina Basso Schmitt
Ana Claudia Martinho de Carvalho
Carla Gentile Matas
Celisa Tiemi Nakagawa Sera
Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
Claudia Regina Furquim de Andrade
Daniela Regina Molini Avejonas
Debora Maria Befi Lopes
Eliane Ribeiro
Eliane Schochat
Elizabeth Alves Gonçalves Ferreira
Eunice Kazue Kano
Fátima Aparecida Caromano
Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Haydée Fiszbein Wertzner
Irene Satiko Kikuchi
Isabel de Camargo Neves Sacco
Leticia Lessa Mansur
Maria Elisa Pimentel Piemonte
Maria Helena Morgani de Almeida
Maria Inês Britto Brunello
Maria Silvia Carnio
Mariangela Lopes Bitar
Marina Baquerizo
Nair Katia Nemr
Naomi Kondo Nakagawa
Raquel Aparecida Casarotto
Renata Hydee Hasue
Renata Mota Mamede Carvallo
Rosé Colom Toldrá
Sandra Maria Galheigo
Selma Lancman
Silvia Maria Amado João
Suelly Cecilia Olivan Limongi
Terezinha de Jesus Andreoli Pinto
Valentina Porta


 
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