Atividade

52207 - O leitor e a leitura na contemporaneidade - aspectos e reflexões.

Período da turma: 02/02/2013 a 23/02/2013

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Curso de Difusão Cultural: O leitor e a leitura na
contemporaneidade – Aspectos e reflexões

Responsável: Profa. Dra. Andrea Saad Hossne (DTLLC – USP)

Ministrantes: Prof. Dr. Marcelo Franz – PUC – PR (Pós-doutorando – DTLLC – USP)
Gisele Novaes Frighetto – Doutoranda – DTLLC – USP (Docente – Centro

Patrícia Trindade Nakagome – Doutoranda – DTLLC – USP

Raquel Yukie Murakami – (Bolsista FAPESP – Iniciação Científica)

Universitário São Camilo)

(Bolsista/CAPES)

Carga horária: 18 horas aulas (6 aulas)

Período: fevereiro de 2013 (Sábados, das 9h às 12h – dias 02, 16, 23; Quintas-

feiras, das 14h às 17h – dias 07, 14, 21)

Público-alvo: Professores do Ensino Médio e estudantes de Letras.

Objetivo: Promover a reflexão e a discussão sobre a leitura e o leitor na

contemporaneidade, tanto no âmbito da criação ficcional, nas suas mais diversas

manifestações, incluindo fenômenos que têm lugar na internet, quanto no campo

da Teoria Literária, nos embates recentes das Teorias da Leitura e da Recepção,

que colocam em xeque a relação entre interpretação literária e o papel da leitura.

Justificativa: As questões concernentes ao leitor e à

para os estudos literários, entretanto elas têm desdobramentos peculiares na

contemporaneidade, na qual outros modos de ler, diferentes suportes para a ficção

e a narrativa problematizam não apenas a noção de Literatura mas também a

de Experiência, incluída aí a de Experiência da Leitura. O curso pretende ser um

espaço para a tomada de contato dos diferentes aspectos presentes na discussão

de tais questões, ensejando a necessária reflexão e um produtivo debate.

Programa:

1) Um leitor diante de suas leituras: “A Viagem de Inverno”, de Georges Perec

Profa. Dra. Andrea Saad Hossne

Análise do conto de Perec que põe em xeque a figura do professor de literatura e seus
percursos de leitura, problematizando a relação entre leitor e obra na contemporaneidade,
dando a ensejo a discussão de tais questões na literatura e na teoria literárias atuais.

leitura não são novas

2) Teorias da recepção, da leitura e do leitor frente à relação entre literatura e crise

da experiência na atualidade.

Profa. Dra. Andrea Saad Hossne

Abordagem de perspectivas em confronto, de diversos teóricos, frente ao debate sobre
Hermenêutica e Teorias da Leitura, tendo em vista a crise da noção de experiência e sua
repercussão na narrativa ficcional no momento atual.

3) Novos Quixotes?: Retratos do leitor na ficção contemporânea

Prof. Dr. Marcelo Franz

Trata-se de investigar representações do ato leitor, seu valor e significado – tomado
como centro das intrigas romanescas - em obras de autores brasileiros ou estrangeiros
publicados nas duas últimas décadas.

4) O leitor empírico: uma questão para a Teoria Literária

Profa. Patrícia Trindade Nakagome

Apresentação do panorama feito por Compagnon sobre a presença do leitor na teoria
literária. Detemo-nos especialmente no leitor empírico, que, com suas implicações
externas à obra, coloca diversos problemas para as abordagens teóricas. A discussão desse
ponto será feita a partir de reflexões oriundas do enfrentamento da questão no âmbito da
educação, mais espeficamente do ensino de literatura, na contemporaneidade.

5) A leitura de best-seller no Brasil

Profa. Gisele Novaes Frighetto

Será abordada uma investigação a respeito da leitura no Brasil atual, de forma a perceber
a diversidade de gêneros e suportes existentes – e sua coexistência com os livros de
literatura – e a primazia dos best-sellers como meio de entretenimento literário. Serão
abordadas algumas características comuns a este gênero, como maneira de compreender o
seu poder de atração sobre um público consumidor ávido por ficção.

6) A fanfiction como forma de análise e de interpretação do fã

Raquel Yukie Murakami

A aula tratará das fanfictions (textos geralmente narrativos escritos por fãs, baseados em
seriados de televisão, livros, histórias em quadrinhos, jogos etc) que têm como objetivo
apresentar a análise de um fã sobre determinado aspecto de outra narrativa. Nesse tipo
de fanfiction, as reflexões acerca de uma personagem estão inseridas em um novo texto
narrativo, que não é, necessariamente, uma paródia. A aula também discutirá como
os membros do fandom (grupo social formado por fãs que se reúnem em torno de um
interesse comum) leem e interpretam uma narrativa em conjunto, trabalhando com o
conceito de “conhecimento compartilhado” de Jenkins em A cultura de convergência.

Bibliografia:

ADORNO, Theodor W. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das
massas. In: Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 1986, p.
113-117.

AGUALUSA, José Eduardo. Milagrário Pessoal. Ed. Língua Geral, 2010

BORELLI, Silvia H. S. Ação, suspense, emoção: literatura e cultura de massa no
Brasil. São Paulo: EDUC: Estação Liberdade, 1996.

CERTEAU, Michel de. "Ler: uma operação de caça", in A invenção do cotidiano.1. Petrópolis,
Vozes, 1994.
CHIAPPINI, L. Reinvenção da catedral. São Paulo: Cortez, 2005.
COMPAGNON, A. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed.
UFMG, 2001.
COUTO, Mia. O Outro Pé da Sereia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008
CULLER, Jonathan. “Stanley Fish & the Righting of the Reader”. In: Diacritics. Vol.5. No.1.
The Jonhs Hopkins University Press, Spring, 1975.
EAGLETON, Terry. “The revolt of the reader”. In: New Literary History. Vol.13. No.3. The
Johns Hopkins University Press, Spring, 1982.
FISH, Stanley. “Why No One’s Afraid of Wolfgang Iser?” In: Diacritics. Vol.11. No.1, The
Jonhs Hopkins University Press, Spring, 1981.
FISH, Stanley. Is there a text in the class? Cambridge/Londres: Harvard University Press,
1980.
ISER, Wolfgang. “Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional”. In: LIMA, Luiz
Costa (Org.) Teoria da Literatura em suas fontes. Vol.II. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2002.
ISER, Wolfgang. Atos da Leitura. São Paulo: Ed.34, Vol.1, 1996; Vol.2, 1999.
JAUSS, Hans R. O prazer estético e as experiências fundamentais da poiesis, aisthesis e
katharsis. In: LIMA, Luiz C. A literatura e o leitor: Textos de Estética da Recepção. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
JENKINS, Henry. Textual poachers: television fans & participatory culture. New York:
Routledge, 1992.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução de Suzana Alexandria. 2ª ed. São
Paulo: Aleph, 2009.

KOTHE, Flávio R. A narrativa trivial. Brasília: Editora Universidade de Brasília,
1994.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. O preço da leitura: Leis e números por detrás
das letras. São Paulo: Ática, 2001.

LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores & leitura, .São Paulo: Editora Moderna, 2001.
LEVY, Tatiana Salém. A chave de casa. Rio de Janeiro: Record, 2007
LIMA, Luiz Costa. A literatura e o leitor. 2ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
MAGRIS, Claudio. Às Cegas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009
MAN, Paul de. Alegorias da leitura. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

MEYER, Marlyse. O folhetim. São Paulo: Ed. Schwarcz Ltda, 1996.

MIRANDA, Ana. Dias e Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2003
PEDROSA, Inês. A Eternidade e o Desejo. Alfaguara, 2008
PEREC, Georges. “A Viagem de Inverno”. In: A Coleção Particular. Trad. De Ivo Barroso. São
Paulo: CosacNaify, 2004.
RIFFATERRE, Michael. Produção do texto. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
ROCHA, João Cezar de Castro. (Org.) Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser.
Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.
SCHOLES, Robert. Protocolos de Leituras. Lisboa: Edições 70, 1991.
SIQUEIRA, Márcio André Padrão de. A desconstrução da fanfiction: resistência e
mediação na cultura de massa. 2008. 130 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação)
Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
THIÉL, Janice C. et al. (Org.) Prismas: visões da leitura na contemporaneidade. Curitiba:
Champgnat; Editora PUCPR, 2012.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Gisele Novaes Frighetto
Marcelo Franz
Patricia Trindade Nakagome
Raquel Yukie Murakami


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP