Atividade

52511 - NC- Família e Desenvolvimento Humano

Período da turma: 01/03/2012 a 28/02/2013

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Descrição: Abrange:
1. Família e Deficiência
2. Desenvolvimento Humano

Objetivo:
1. Tem como objetivo dar subsídios aos alunos para que os mesmos possam conhecer e identificar características de famílias com deficiência e seu funcionamento, para reconhecer aspectos relacionados a saúde das mesmas e posteriormente encaminhar para atendimento especializado.
2. Possibilitar o conhecimento do desenvolvimento neurocognitivo, nas diferentes fases do ciclo vital referentes à infância e adolescência.

Metodologia:.
Aulas expositivas e dialogadas, discussão de textos, atividades práticas, discussão de casos.

Programa de atividades:
1. Conceitualização do que é família. Conhecer quais as finalidades da família. Conhecer sobre a importância da família na identidade do indivíduo. Compreender a família como sistema que se desenvolve no tempo e em contexto cultural específico. Conhecer um esquema para avaliar a família.
2. Desenvolvimento, crescimento e os processos de mudança: aspectos biopsicossociais. Períodos do desenvolvimento cognitivo. Teorias do desenvolvimento. Desenvolvimento neurocognitivo na infância

Sistema de Avaliação:
Freqüência em aula; Interesse e participação; Entrega de trabalhos escritos; Desempenho nas atividades práticas propostas. Construção de Portfólio.

Bibliografia:

CARTER, B. & MCGOLDRICK, M. (1989). The expanded family life cycle – individual, family, and social perspectives. Needham Heights: Allyn & Bacon.
CARTER, B. & MAC GOLDRICK, M. (1995). As mudanças no ciclo de vida familiar. Porto Alegre: Artes Médicas.
CERVENY; C. M. O. (2002). A família como modelo. Campinas: Livro Pleno.
CERVENY, C. M. O. & BERTHOUD, C. (2002). Visitando a família em diferentes fases do ciclo vital. São Paulo: Casa do Psicólogo.
ELKAIM, M. (1998). Panorama das terapias familiares. São Paulo: Summus.
LASCH, C. (1991). Refúgio num mundo sem coração. A família: santuário ou instituição sitiada? Rio de Janeiro: Paz e Terra.
MINUCHIN, S. et al. (1999). Trabalhando com famílias pobres. Porto Alegre: Artmed.
MINUCHIN, S. & FISHMAN, H. (1995). Técnicas de terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas.
BEE, H. A criança em desenvolvimento. SP:Harper & Row, 2003.
MOURA-RIBEIRO, M.V.L. e GONÇALVES, V.M.G. Neurologia do Desenvolvimento da Criança. SP:Revinter, 2009.
PAPALIA, D.E. Desenvolvimento Humano. P.Alegre:Artmed, 2006

Carga Horária:

32 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 17
 
Ministrantes: Liliam D'Aquino Tavano
Maria de Lourdes Merighi Tabaquim
Ulisses Herrera Chaves


 
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