Atividade

52513 - NC- Políticas Públicas de Saúde

Período da turma: 01/03/2012 a 28/02/2013

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Descrição: Abrange:
1. SUS, Modelos de atenção à saúde e evolução das políticas de saúde no Brasil
2. Saúde do Trabalhador
3. Saúde do Adulto/Idoso
4. Saúde da Criança e do Adolescente
5. Urgência e Emergência
6. Política de Saúde Mental
7. Política de Saúde Bucal
8. Saúde da Mulher
9. Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental)

Objetivo:

1. Propiciar aos residentes do Curso Multiprofissional em Saúde, a compreensão da organização, funcionamento e desafios do SUS e a avaliação crítica da relação entre os modelos de atenção à saúde com a evolução das políticas de saúde no Brasil.
2. Apresentar as práticas de Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS.
3. Compreender conceitos de promoção e recuperação da saúde do adulto e idoso caracterizando seu perfil epidemiológico para subsidiar o planejamento e a implementação de ações direcionadas esta população.
4. Conhecer a Política de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente estabelecida pelo Ministério da Saúde para o planejamento e implementação de ações direcionadas esta população.
5. Proporcionar a discussão dos problemas nacionais e regionais de Assistência na Urgência e Emergência, oferecendo conhecimentos para investigar e modificar as práticas na urgência e emergência, com vistas à melhoria da qualidade dos serviços.
6. Propiciar a compreensão da organização, funcionamento e desafios da Política de Saúde Mental no Brasil.
7. Levar a conhecer as ações programáticas de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Bauru/SP.
8. Traçar, em conjunto com os alunos, o perfil da mulher brasileira no contexto sócio-político e econômico. Apresentar ao aluno o Programa de Atenção à Saúde da Mulher nos Serviços de Saúde – SUS. Propiciar ao aluno a reflexão das políticas públicas voltadas para a mulher em nosso país.
9. Propiciar ao aluno conhecimento sobre Vigilância em Saúde e sua importância na assistência à saúde da população.

Metodologia:.
Aulas expositivas, atividades práticas de busca de informações em bases de dados. Leitura de textos para discussão em sala de aula. Estudos de casos clínicos apresentados em forma de seminários. Apresentação de vídeos e fotos informativas.
Programa de atividades:
1. Discute os conceitos de saúde, processo saúde-doença e os modelos de atenção à saúde no contexto nacional; a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil, a implementação do Sistema Único de Saúde; os princípios organizativos e doutrinários do SUS, as leis que regem a sua organização e financiamento; os níveis de atenção em saúde, a importância da Atenção Primária (Unidades Básicas de Saúde - UBS e Estratégia de Saúde da Família - PSF); as políticas de saúde para alguns grupos específicos (saúde da mulher, criança, adolescente, adulto, idoso, vigilância em saúde, saúde mental, entre outros).
2. Política de Saúde do Trabalhador no SUS. Notificação dos Agravos em Saúde do Trabalhador.
3. Transição epidemiológica e demográfica. Determinação social do processo saúde-doença: os perfis de reprodução social e os perfis de saúde-doença. Programas públicos de controle das doenças crônicas não transmissíveis: diabetes mellitus e hipertensão arterial. Programa Municipal de Atenção ao Idoso. Política Nacional de Atenção a pessoa Idosa. Caderneta da Pessoa Idosa.
4. Panorama atual da infância e da adolescência no Brasil – situação da infância e adolescência brasileira, indicadores demográficos, socioeconômicos e morbimortalidade coeficientes de mortalidade infantil, destacando os principais problemas de saúde por faixa etária. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – descrever conceito, objetivo, aplicabilidade e ações específicas. Programas voltados para a saúde da criança e do adolescente.
5. A Política Nacional de Atenção às Urgências, componentes, princípios e eixos. As dificuldades de implantação desta Política em sua área de abrangência. Estratégias de ação para implementação desta Política em sua área de abrangência. Princípios, diretrizes e missão do SAMU 192. Perfil e competências dos profissionais envolvidos. Tipos de veículos, tripulações e outras características das ambulâncias.
6. Os serviços inseridos na rede de Saúde Mental. O trabalho em equipe nos serviços territoriais. Reabilitação psicossocial no Brasil. Reforma Psiquiátrica.
7. Política Nacional de Saúde Bucal: Brasil Sorridente (Histórico. Equipe de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Centro de Especialidades odontológicas (CEO). Fluoretação das águas. SB Brasil 2010). Ações Programáticas: Epidemiologia do SB Brasil 2010. Ações educativas. Ações preventivas. Ações de recuperação de saúde. CEO.
8. Características demográficas da mulher no Brasil. A mulher no contexto sócio-político e econômico. Perfil de morbi-mortalidade da mulher e Mortalidade Materna (Brasil, Estado de São Paulo e Bauru) e o Pacto do SUS. Programa de Atenção à Saúde da Mulher nos Serviços de Saúde – SUS.
9. Conceito de Vigilância em Saúde no contexto histórico da Saúde Pública. Vigilância Epidemiológica (definição, atribuição, Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica). Vigilância Sanitária (definição, atribuição e Inspeção Sanitária x Risco Sanitário). Vigilância Ambiental (definição, vigilância dos fatores de risco ambientais que possam vir a afetar a saúde da população).

Sistema de Avaliação:
Leitura e discussão de textos. Estudo, discussão e socialização de casos, analisado de maneira interdisciplinar. Participação durante as aulas. Avaliação escrita através de estudos de caso. Relatório de visita técnica. Assiduidade.

Bibliografia:

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Carga Horária:

80 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 17
 
Ministrantes: Nildiceli Leite Melo Zanella


 
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