Atividade

52569 - NETP-Estudos de Temas Específicos da Área: Desenvolvimento Humano e Neuropsicologia

Período da turma: 01/03/2013 a 28/02/2014

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Justificativa:
Formar profissionais de saúde, especialistas em Síndromes e Anomalias Craniofaciais, com visão humanista, reflexiva e crítica, qualificados para o exercício da profissão em Psicologia na modalidade de Clínica Psicológica.

Ementa:
1. Revisão dos conceitos do desenvolvimento embrionário, da infância, adolescência e maturidade, necessários para a compreensão da ação clínica do profissional de psicologia.
2. Descrição do Modelo Neuropsicológico envolvendo os sistemas de modularidade, a organização cerebral e as funções motora, perceptual, da linguagem, memória, atencional e executivas.

Objetivos:
1. Aprofundar e atualizar conhecimentos técnico-científicos nas áreas do desenvolvimento humano de natureza cognitiva, emocional e social; Possibilitar a transposição de conceitos de desenvolvimento para a prática profissional na área de psicologia clínica.
2. Aprofundar e atualizar conhecimentos técnico-científicos em neuropsicologia, à prática profissional clínica direcionada à capacitação de profissionais da área;Refletir sobre o papel do neuropsicólogo na equipe interdisciplinar.
Conteúdo Programático:
1. Introdução: Conceito e Modelos Teóricos de Neurodesenvolvimento; Maturação e Aprendizagem. Desenvolvimento Cognitivo e Neuropsicomotor: Pré-natal; Peri-natal (RN); 1ª Infância (Pré-escolar); 2ª Infância (Fase Escolar); Adolescência, Adulto e Idoso.
2. Neuropsicólogo e o paciente; Função Atencional e de Memória; Funções Executivas e Linguagem; Praxias e Visuoconstrução; Cognição Social.

Metodologia:
Os alunos participarão ativamente no desenvolvimento da disciplina, devendo selecionar artigos científicos e casos que estejam relacionados ao Programa e sejam de interesse do grupo, os quais serão apresentados em forma de seminário, para discussão. Os artigos científicos relacionados aos casos em discussão serão previamente selecionados com orientações dos professores/preceptores. A apresentação terá finalidade de aperfeiçoar a capacidade de análise e de didática dos alunos.

Procedimentos de Avaliação:
Os alunos serão estimulados a participar dos debates e os apresentadores receberão feedback, pelos próprios pares, finalizando-se com sugestões que levem ao aperfeiçoamento do seu desempenho. Serão atribuídas pelos professores notas quanto à apresentação de trabalho.

Bibliografia:

ABRISQUETA-GOMEZ, J. E SANTOS, F.H. Reabilitação Neuropsicológica: da teoria à prática. P.Alegre: Artes Médicas, 2006.
ANDRADE, V.M.; SANTOS, F.H. E BUENO, O.F.A. Neuropsicologia Hoje. P.Alegre: Artes Médicas, 2004.
BEE, H. A Criança em Desenvolvimento, no Brasil, pela ARTMED, 2003, 9ª ed
CIASCA, S.M. (org) Distúrbio de Aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinary. SP:Casa do psicólogo, 2003.
DESSEN, M.A. e COSTA JUNIOR, A.L. A Ciência do Desenvolvimento Humano: tendências atuais e perspectivas futuras. P.Alegre:Artmed, 2005.
FONSECA, V. da Cognição, Neuropsicologia e Aprendizagem. SP:Vozes, 2007.
GIL, R. Neuropsicologia. SP:Santos, 2002.
LEFRANÇOIS, G.R. Teorias da Aprendizagem. Cengage Learning. 2008.
LURIA, A.R., LEONTIEV, L. e VYGOTSKY, L.S.. Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Ed. Moraes, 1991.
MALLOY-DINIZ, L.F et al. Avaliação Neuropsicológica. P.Alegre:Artmed, 2010.
STENBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. P.Alegre:Artmed, 2000.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. SP: Martins Fontes, 1987.

Carga Horária:

240 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2
 
Ministrantes: Liliam D'Aquino Tavano
Márcia Regina Ferro
Maria de Lourdes Merighi Tabaquim


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP