52710 - Encontros de TANDEM: ALEMÃO – PORTUGUÊS / TANDEM-Treffen: PORTUGIESISCH – DEUTSCH |
Período da turma: | 07/03/2013 a 27/06/2013
|
||||
|
|||||
Descrição: | Os temas a serem abordados:
1) “Eu e você“, primeiro encontro / “Du und ich”, Kennenlernen 2) Compartilhar experiências pessoais/ Persönliches miteinander teilen: a) Viver e estudar em países de língua alemã vs. viver e estudar em São Paulo, Brasil / Leben und studieren im deutschsprachigen Raum vs. Leben und studieren in São Paulo, Brasilien b) Falar de literatura, cinema e outas produções culturais / Über Literatur, Kino und andere Kulturprodukte sprechen c) Ajudar no processo de aprendizagem de uma nova língua: dicas para o succeso / Beim Erwerb einer neuen Sprache helfen: Tipps zum Erfolg d) O fazer acadêmico I: como preparar um seminário na outra língua? / Akademisches Handeln I: Wie halte ich ein Referat in der anderen Sprache? e) O fazer acadêmico II: como escrever um trabalho científico na outra língua? / Akademisches Handeln I: Wie schreibe ich eine Arbeit in der anderen Sprache? f) Assuntos polêmicos: Qual é o mundo em que vivemos? / In was für einer Welt leben wir eigentlich? 3) Avaliação: autoavaliação e avaliação externa / Bewertung: Selbsteinschätzung und Fremdbewertung Bibliografía de referência dos docentes BAGUETTE, F., BRAMMERTS, F. FIDELAK, H & SCHLANG-REDMOND, M. Sprachenlernen im Tandem. Ein Leitfaden für die Schule. Hrsg. v. Landesinstitut für Schule und Weiterbildung. Soest: Verlag für Schule und Weiterbildung, 2001, DruckVerlag Kettler. BENEDETI, A. M. (Org.) ; CONSOLO, Douglas Altamiro (Org.) ; ABRAHÃO, M.H.V. (Org.) . Pesquisas em Ensino e Aprendizagem no Teletandem Brasil: Línguas Estrangeiras para Todods. 1. ed. Campinas: pontes editores, 2010. v. 1000. 374p . BRAMMERTS, H. & KLEPPIN, K. (org.) Selbstgesteuertes Sprachenlernen im Tandem. Ein Handbuch (Forum Sprachlehrforschung. 1). 2001, Tübingen: Stauffenburg. ESTEVEZ, COTO, M. Propuestas interculturales - Actas de las VI Jornadas Internacionales TANDEM. 2000. Madrid: Editorial Edinumen. GARCIA, D. & LUVIZARI-MURAD, L. Aprendizagem de línguas em Tandem como espaço para o desenvolvimento de habilidades de negociação e competência intercultural. In: João Telles. (Org.). Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para a aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes, 2009, v. , p. 185-197. KOLENDA, C. & SCHILLING, S. Tandem: ein Lernduett. Bericht über ein Unterrichtsprojekt. Materialien Deutsch als Fremdsprache, 53 (2000), p. 542-552. LEWIS, T., STICKLER, U. & WALKER, L. Do it yourself: the role of autonomy in the preparation of non-specialist language learners for residence abroad. In Fay, M. & Ferney, D. (Eds.). Current Trends in Modern Languages Provision for Non-Specialist Linguists, 2000, pp. 81-102. London: Centre for Information on Language Teaching and Research. ROZA GONZÁLEZ, M. B. Enseñanza-aprendizaje de lenguas con la metodología tándem. Quaderns Digitals, 22 (2001). http://www.quadernsdigitals.net/datos_web/hemeroteca/r_1/nr_16/a_201/201.htm SILVA-OYAMA, A. C. Estratégias de comunicação na aprendizagem de português/ espanhol por teletandem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 10, p. 89-112, 2010. SILVA-OYAMA, Andressa Carvalho ; BENEDETTI, A. M. . Conociendo la cultura y lengua del otro : Teletandem Brasil. Teletandem News, v. 2, p. 7-8, 2008 SILVA-OYAMA, Andressa Carvalho . Estratégias de Comunicação in-tandem a distância. Teletandem News, v. 4, p. 9, 2007. SILVA-OYAMA, Andressa Carvalho . A relação entre o uso de Estratégias e o sistema de aprendizagem in-tandem. Teletandem News, v. 3, p. 17-19, 2007. SILVA-OYAMA, Andressa Carvalho . A mediação como fonte geradora de reflexão:. Teletandem News, v. 2, p. 5, 2006. WOODIN, J. Tandem learning as an intercultural activity. In Byram, Michael, Nichols, Adam & Stevens, David (eds.), Developing Intercultural Competence in Practice, 2001, pp. 189-203. Toronto: Univ. of Toronto Press. Webografía Projeto Teletandem Brasil: http://www.teletandembrasil.org Projeto e-Tandem Europa: http://www.cisi.unito.it/tandem/learning/idxdeu11.html Tandem-Server Universität Bochum: http://www.slf.ruhr-uni-bochum.de/ |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Kristina Peuschel Maxi Neidhardt |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |