Atividade

52884 - HERÓIS, HEROÍNAS E SEUS ENREDOS: estudo de personagens míticas na poesia hexamétrica, elegíaca e mélica da Grécia arcaica

Período da turma: 02/04/2013 a 07/05/2013

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA:

Resumo e justificativa: O curso de difusão ora proposto consiste no estudo concentrado, em viés comparativo, de personagens do universo mítico grego e seus enredos. São elas: Helena, Heitor e Andrômaca, Héracles, Eos e Titono, Zeus e Ganimedes, e os dois Ájazes (Lócrio e Telamônio). Para tanto, o curso terá por corpus os gêneros relevantes da poesia grega arcaica – dos poemas épicos Ilíada e Odisseia (c. 750 a.C.) à mélica de Píndaro (c. 522/18-446/38 a.C.). Assim sendo, o curso procura oferecer a oportunidade de trabalhar, não separadamente, mas articuladamente, com textos diversos, de gêneros diversos, a partir de um elemento comum – a representação de determinado herói ou de determinada heroína.

Objetivos: Cada uma das personagens será estudada em textos específicos relevantes à compreensão de sua representação, em perspectiva comparativa. Desse modo, o curso tem por objetivo atentar para semelhanças e diferenças em seu tratamento, considerando a especificidade dos contextos em que se constroem seus enredos, bem como a especificidade dos gêneros poéticos em que se inserem. Assim sendo, o curso visa oferecer a oportunidade de refletir sobre o conceito de herói no imaginário da Grécia arcaica (c. 800-480 a.C.), sobre o mito como elemento dinâmico e intrínseco à cultura da oralidade prevalente nesse universo, e sobre a função fundamental que nele exerce.

Material e método: O material de estudo das personagens será constituído de fontes primárias, fundamentalmente, ou seja, os textos da poesia hexamétrica, elegíaca e mélica da Grécia arcaica, relevantes aos propósitos do curso e traduzidos para a língua portuguesa. A discussão, porém, abarcará referências a textos de outros gêneros de prosa e poesia da Grécia antiga, bem como à iconografia, sempre que pertinente. Haverá ainda a indicação de fontes secundárias, quer dizer, de bibliografia crítica de apoio à discussão, quando necessário.
Organização: O material de leitura essencial para cada aula será disposto na forma de pequenas antologias disponibilizadas, com uma semana de antecedência mínima, em pasta intitulada com o nome do curso, na sala de xérox Letras Copybem (ou xérox da D. Lúcia), no Prédio de Letras da FFLCH. Assim sendo, o material das duas primeiras aulas (02 e 09 de abril) estará disponível no sistema de digitalização e fotocópias da sala indicada a partir do dia 20 de março.

Plano das aulas:

02 de abril, terça-feira, 14h-17h
PARTE 1 – Introdução: Mito e poesia na Grécia arcaica

PARTE 2 – O corpus do curso: os poetas e os textos

09 de abril, terça-feira, 14h-17h
Helena: Ilíada (cantos III, VI, XXIV), Odisseia (canto IV)

16 de abril, terça-feira, 14h-17h
PARTE 1 – Helena: Hesíodo (Catálogo das mulheres, Fr. 176), Safo (Fr. 16), Alceu (Frs. 42 e 283), Estesícoro (Frs. 187, Helena; 192, Palinódias; 223 [Inc. loc.]), Íbico (Fr. S 151).

PARTE 2 – Heitor e Andrômaca: Ilíada (cantos VI, XXII, XXIV), Safo (Fr. 44)

23 de abril, terça-feira, 14h-17h
PARTE 1 – Ájax Lócrio: Odisseia (cantos IV e V), Arctino de Mileto (Saque de Troia), Alceu (Fr. 298)

PARTE 2 – Ájax Telamônio: Ilíada (canto VII), Odisseia (canto XI), Píndaro (Ode nemeia 8)
30 de abril, terça-feira, 14h-17h
Héracles: Odisseia (canto XI), Hesíodo (O escudo de Héracles), Estesícoro (Gerioneida e Cicno), Baquílides (Ode epinícia 5), Píndaro (Ode olímpica 10)

07 de maio, terça-feira, 14h-17h
PARTE 1 – Eos e Titono: Hino homérico a Afrodite, V, Mimnermo (Frs. 4-8), Safo (“Fr.: “Canção sobre a velhice”)

PARTE 2 – Zeus e Ganimedes: Ilíada (canto XX), Hino homérico a Afrodite, V, Píndaro (Ode olímpica 1)

PARTE 3 – Encerramento e discussão sobre o curso

Bibliografia: [ver Material e método, sobre a organização da bibliografia]

Fontes primárias:
* Para os poemas homéricos, são indicadas as seguintes traduções:

CAMPOS, H. de (trad.). Ilíada de Homero. São Paulo: Arx / Mandarim, 2003. 2 vols.
NUNES, C. A. (trad.). Homero. Ilíada. São Paulo: Ediouro, 2009.
______. (trad.). Homero. Odisséia. São Paulo: Ediouro, 2009.
LOURENÇO, F. (trad.). Ilíada. Lisboa: Cotovia, 2008.
__________. (trad.). Odisseia. Lisboa: Cotovia, 2008.
VIEIRA, T. (org., trad., posfácio, notas, apêndices). Odisseia. São Paulo: Editora 34, 2011.

** Para os fragmentos de Hesíodo e do “ciclo épico”:

MOST, G. W. (ed. e trad.). Hesiod – II. The shield; Catalogue of women; other fragments. Cambridge:
Harvard University Press, 2007.
WEST, M. L. (ed. e trad.). Greek epic fragments, from the seventh to the fifth centuries BC. Cambridge:
Harvard University Press, 2003b.

*** Para o Hino homérico a Afrodite, V

GRAMACHO, J. (introd. e trad.). Hinos homéricos. Brasília: Editora da UnB, 2003.
RIBEIRO, W; A. Jr. (ed., org.). Hinos homéricos. Tradução, notas e estudo. São Paulo:
Editora da Unesp, 2010.

**** Para os fragmentos de poesia elegíaca e mélica:

ADRADOS, F. R. (introd., trad. e notas). Lírica grieca arcaica (poemas corales y monódicos,
700-300 a.C.). Madri: Gredos, 1980.
BING, P.; COHEN, R. (introd., trad. e notas). Games of Venus. An anthology of Greek and Roman
erotic verse from Sappho to Ovid. New York: Routledge, 1993.
LOURENÇO, F. (trad.). Poesia grega de Álcman a Teócrito. Lisboa: Livros Cotovia, 2006.
PEREIRA, M. H. da R. (org. e trad.). Hélade. Antologia da cultura grega. 2ª ed. Coimbra:
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra-Instituto de Estudos Clássicos, 1963.
RACE, W. H. (ed. e trad.). Pindar – II: Nemean odes, Isthmian odes, fragments. Cambridge: Harvard
University Press, 1997.
RAGUSA, G. Fragmentos de uma deusa: representação de Afrodite na lírica de Safo. Campinas:
Editora da Unicamp, 2005. (Apoio: Fapesp) (Ver anexos)
________. Lira, mito e erotismo: Afrodite na poesia mélica grega arcaica. Campinas: Editora da
Unicamp, 2010. (Apoio: Fapesp) (Ver anexos)
_______. (org., introd., trad., notas). Safo de Lesbos. Hino a Afrodite e outros poemas. São
Paulo: Hedra, 2011.
RAMOS, P. E. da S. (trad. e notas). Poesia grega e latina. São Paulo: Cultrix, 1964.
ROMERO, F. G. (introd., trad., notas). Baquílides. Odas y fragmentos. Madrid: Gredos, 1988.
Fontes secundárias – bibliografia mínima:
BREMMER, J. N. “What is a Greek myth?”. In: _______. (ed.). Interpretations of Greek mythology.
Totowa: Barnes & Nobles Books, 1986, pp. 1-9.
BURKERT, W. Mito e mitologia. Tradução M. H. da R. Pereira. Lisboa: Edições 70, 1991.
____. “Os deuses configurados”. In: Religião grega na época clássica e arcaica. Trad. M. J. S.
Loureiro. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993, pp. 241-368.
____. “Mortos, heróis e deuses ctónicos”. In: Religião grega na época clássica e arcaica. Trad. M.
J. S. Loureiro. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993, pp. 369-418.
EASTERLING, P. E.; KNOX, B. W. (eds.). The Cambridge history of classical literature. Volume I:
Greek literature. Cambridge: University Press, 1990.
GANTZ, T. Early Greek myth. A guide to literary and artistic sources. Baltimore: The Johns Hopkins
University Press, 1996. 2 vols.
LEFKOWITZ, M. The lives of the Greek poets. London: Duckworth, 1981.
SISSA, G.; DETIENNE, M. In: Os deuses da Grécia. Trad. M. Madureira. Lisboa: Presença, 1991,
pp.40-55.
VERNANT, J.-P. O universo, os deuses, os homens. Trad. R. F. d’Aguiar. São Paulo: Cia. das Letras,
2000.
VIDAL-NAQUET, P. O mundo de Homero. Trad. J. B. Neto. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
THOMAS, R. Letramento e oralidade na Grécia antiga. Trad. R. Fiker. São Paulo: Odysseus, 2005.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Giuliana Ragusa de Faria


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP