Atividade

53003 - Introdução ao estudo da arte, arquitetura e urbanismo Islâmico.

Período da turma: 04/04/2013 a 27/06/2013

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Descrição: Curso
Introdução ao estudo da arte, arquitetura e urbanismo Islâmico

Ementa
Aspectos e introdução ao estudo da história da arte, arquitetura e urbanismo islâmico.

Objetivo

Examinar a arte e arquitetura do mundo islâmico a partir do seu surgimento no século VII até o final do século XVI. O enfoque é na análise da forma e da função desta arquitetura e o contexto social, histórico e cultural de seu surgimento e desenvolvimento ao longo dos séculos. O curso é baseado em um semestre de doze semanas, com aulas semanais de duas horas e meia cada, totalizando 30 horas de curso.
O conteúdo programático será impresso e distribuído aos estudantes, assim como a lista de leituras sugeridas com a indicação dos principais monumentos de análise e os respectivos textos. As leituras são obrigatórias, a cada aula ocorrerão discussões dos textos teóricos e dos trabalhos arqueológicos e monumentos. Pretende-se oferecer ao aluno um conhecimento introdutório amplo sobre a diversidade e os principais monumentos islâmicos.

Aula 01

a) Antecedentes da Arquitetura Islâmica: O mundo da antiguidade tardia; Introduz as primeiras conquistas islâmicas e descrever as heranças Bizantinas e Sassânidas nas terras recentemente conquistadas de maneira a dar um fundamento para a explicar o desenvolvimento de um arquitetura especificamente islâmica.
b) O Papel da Arábia: nem todos os árabes eram nômades, e tanto Meca como Medina, eram cidades estabelecidas;
c) Visão Geral – Introduz o curso com uma abordagem sobre Islão e seu início na Península Arábica, o contexto urbano e “artístico” desta região, a importância das migrações. As dificuldades de definição da arquitetura islâmica e a definição da arabo-islâmico dos primeiros séculos. As doutrinas do Islão que são relevantes para a arquitetura: O Princípio da Unidade (Tawhid); o hajj e a prece;
d) Discussão das definições de arquitetura islâmica, levando em conta exemplos de várias épocas e lugares, como a problemática (colocando como tema de discussão): é ela uma classificação cultural ou religiosa? Existe uma cultura islâmica uniforme? Existem características inerentemente islâmicas na arquitetura islâmica?
e) Importância da Kaaba com um axis mundi e sua exclusividade; A orientação litúrgica e a orientação dos edifícios religiosos islâmicos, as mesquitas.
f) A funcionalidade da Mesquita do Profeta: casa, local de recolhimento para a comunidade, abrigo para os que necessitavam, local de oração;
g) Característica da mesquita do Profeta: construção hipostila rudimentar, minbar, sem mihrab ou minarete;

Aula 02

a) Arquitetura da primeira dinastia, Omíada, no Oriente Médio, ocupação da Síria, castelos no deserto no Crescente Fértil, reconstrução de Damasco, nova urbanização e suas características culturais, estrutura urbana;
b) Descreve o dialogo Omíada com a herança clássica da Síria, focando no primeiro monumento religioso islâmico, o Domo da Rocha, e a Grande Mesquita de Damasco;
c) Arquitetura secular Omíada. A continuação do dialogo dos Omíadas com a sua herança clássica com foco nas construções seculares.
d) Herança clássica: enfatizando que o mundo islâmico herdou as tradições clássicas no mesmo grau que o ocidente, indicando os elementos em ambos os edifícios, claramente descendentes do passado clássico, como por exemplo, as relações entre a forma da abóbada do Domo da Rocha e o martírio clássico, o uso de um local pré-existente para a Grande Mesquita de Damasco e a incorporação de paredes já existentes, torres, etc., características clássicas da fachada do santuário e o pátio da Grande Mesquita, e o uso do “spoglie” clássico e a decoração em mosaicos em ambos os edifícios;
e) As novas características islâmicas que incluem a ausência de decoração figurativa em ambos os edifícios, o uso da epigrafia e enfatizando as diferenças entre o Islão e o cristianismo no Domo da Rocha, o mihrab, a orientação da qibla, o uso de torres para chamar para a reza e a conexão do Dar al-imara na Grande Mesquita de Damasco.

Aula 03

a) Com a tomada de poder pelos abássidas, esta aula descreve a mudança do centro de gravidade do mundo islâmico da Síria, envolvida em sua herança clássica, para o Iraque, ao anterior reinado sassânida e esboça o crescimento da influência persa na arquitetura islâmica;
b) Contexto histórico: esboça a revolução abássida de 750, a mudança da capital para Bagdá, o crescente uso de soldados escravos turcos, e subseqüentemente a construção da nova capital em Samarra. (Importância das imigrações – utilização de mão-de-obra terceirizada – introdução de novos povos. Nova arquitetura vem das transformações sociais)
c) Bagdá: descreve as cidades circulares de al-Mansur, enfatizando que a metrópole logo se expandiu além dos muros e rapidamente se tornou uma das duas maiores cidades do mundo em seu tempo (rivalizando apenas com Changan, a capital da Dinastia Tang na China), embora infelizmente pouco tenha restado desta época.
d) Os palácios de Samarra: seu tamanho, a velocidade da construção, o uso do tijolo, iwans e decoração em estuque (elementos de herança persa da região), enfatiza a influência do estilo de Samarra por todo o mundo islâmico.
e) Mesquitas de Samarra: enfatiza o tamanho e a grandeza, descreve as ziyadas, enfatiza as raízes mesopotâmicas dos minaretes.
Descrição da cidade circular de al-Mansur, o processo de expansão da metrópole para além de seus muros originais, tornando-se uma das principais cidades do mundo na época; as mesquitas de Samarra: dimensões, descrição das ziyadas, as raízes mesopotâmicas dos minaretes.


Aula 04

a) Descreve os principais monumentos abássidas, e mostra como a influência de Bagdá penetrou através do mundo islâmico, as invasões do norte da África.
b) Mesquita de Ibn Tulun: esboça as circunstâncias históricas da nomeação de Ibn Tulun e como isto influenciou a mesquita que ele construiu; descreve as influências de Samarra nesta construção e em seus materiais (tijolos em uma região onde habitualmente se construía com pedras), sua decoração (estuque baseados em motivos (modelos) de Samarra), sua estrutura (pilastras ao invés de colunas tanto quanto a adição de uma ziyada e a forma espiral de seu minarete;

Aula 05

a) Descreve a evolução da arquitetura religiosa, funerária e militar sob o período fatimida e como isso foi afetado pelo governo de uma dinastia xiita Ismailita. As mesquitas congregacionais: mostra o desenvolvimento continuado da arquitetura da mesquita no norte da África de características especificamente Fatimidas utilizando as mesquitas de al-Azhar e al-Hakim, enfatiza a aparência de fortaleza de al-Hakim e a inclusão de minaretes, o uso de arcos ogivais, a continuação dos padrões clássicos de cobertura, e influência oriental na elaboração do estuque do mihrabs (particularmente na mesquita de al-Juyushi);
b) Contexto histórico: reitera as origens do xiismo na sucessão de disputas do califado primitivo e explica a disputa que conduziu a divisão entre os sétimos e 12º xiitas, esboça a conquista fatimida do norte da áfrica e Egito e apresenta resumidamente a história da dinastia. (resumir)
c) Mesquita de al-Juyushi (localização): explica as interpretações conflitantes destes edifícios (mesquita, mashhad, torre de vigilância) e seu contexto histórico (Badr al-Jamali);
d) Cidades fortificadas (envolvidas por muralhas): descreve a construção de cidades fortificadas sob Badr al-Jamali (localização) e como a influencia armênia se manifestou em seu excelente trabalho de cantaria.
e) Mesquita de al-Aqmar (foto): explica o alinhamento da mesquita face-a-face com a rua e a qibla, descreve as varias interpretações de sua finalidade e do simbolismo Ismailita apresentado na decoração da fachada.
f) caracterização das diferenças entre tipologias nas diferentes regiões - mesquitas abertas e fechadas. O uso dos materiais construtivos.
g) O urbanismo e a relação interreligiosa. O forte da babilônia no Cairo Antigo.

Aula 6

Serão abordados os dois períodos da arquitetura e arte mameluca no Egito:

a) O primeiro foi quando os Mamelucos se formaram em uma espécie de classe e clã militar, no final do século XII e primeira metade do século XIII, foi durante este período que os sultões compraram as crianças da região da Georgia e Circássia e as transformaram em guerreiros, estabelecendo uma aristocracia militar;
b) O segundo período (1250-1517) foi quando os Mamelucos subiram ao poder e se tornaram os governantes. Eles criaram um estado forte, derrotaram os cruzados e bloquearam a invasão mongol. Durante este período existiram duas dinastias que governaram o Egito: a dinastia Bahri (1250-1382) e a Burjel (Bukri or Burji – Burŷí [Circassianos]) (1382-1517);
Os Mamelucos Bahri. Apresenta o amplo corpus de edifícios dos mamelucos Bahri no Cairo. Explica o surgimento e a estrutura da dinastia mameluca. Configuração urbana: descreve o tecido urbano do Cairo e as suas conseqüências na arquitetura mameluca, incluindo a competição entre os patronos para chamar a atenção, a necessidade de ajuste dos edifícios em todo o espaço disponível, e a ênfase nos portais e minaretes;
c) Principal característica arquitetônica que foi desenvolvida por estes grupos: (1) o portal monumental - Os portais que se sobressaem na fachada, são coroados com um arco triangular preenchido como elaborados estalactites esculpidos. (2) a construção em pedra, (3) decoração ornamental em uma grande variedade de técnicas, principalmente em pedra e faiança e sua origem na Ásia Central. O programa decorativo que utiliza uma combinação intrincada de pedras esculpidas com cerâmica vitrificada (característica persa) colorida nas combinações de azul turquesa, azul cobalto, preto e branco.

Aula 07

A região de estudo é o Norte da África (Tunísia, Argélia e Marrocos).

a) Grande Mesquita de Kairouan (TUNISIA): descreve o desenvolvimento do Plano em T do norte da África; enfatiza a influência de Bagdá no arranjo das cerâmicas brilhantes no mihrab e a influência clássica da área na forma do mihrab;
Nomadismo e sedentarismo:
b) as grandes divisões e migrações dos povos do norte da África;
c) Arquitetura do deserto, a região de Gardhaia; cidades fortificadas, comércio e marabú;
d) Argel, a cidade original (kasbas) e a cidade nova; A estrutura urbanística dos ksur (Qsar). A cidade de Tlemcen;
e) A arquitetura de adobe no Marrocos.

Aula 08

Descreve a arquitetura na região mais ocidental do mundo islâmico, concentrando-se no califado Omíada mas também mostrando como a arquitetura espanhola se transformou até a Reconquista. (visualização da passagem da ocupação territorial)

Aspectos Relevantes:

a) Contexto histórico: descreve brevemente a história do Islão na Espanha, enfatizando o estabelecimento do califado Omíada;
b) A Grande Mesquita de Córdoba: esboça a história da mesquita e sua expansão, enfatizando a aceitabilidade da forma hipostila para uma comunidade em expansão; descreve como a forma hipostila foi combinada com as tradições locais e o spolia (spoglie) visigótico para produzir um estilo único; esboça elementos da nostalgia Omíada pela Síria visto na estrutura e decoração da mesquita (p.e., uso de mosaicos, uso do ablaq ); explica o uso da maqsura;
c) As divisões da Espanha. As cidades de Sevilha e Granada;
d) Palácios: uso dos principais palácios para mostrar a evolução do estilo ibérico dos Umayyads aos Nasrids e para iluminar a tradição da arquitetura islâmica secular que raramente sobreviveu, assim como em qualquer outra parte. Medina al-Zahara, rival comercial de Córdoba.

Aula 09

a) A transferência de elementos arquitetônicos do Oriente Médio para a cidade de Florença.
b) O exemplo do Batistério de Florença e de São Miniato al Monte;
c) Inicio do Renascimento

Aula 10

a) As migrações turcas e mongóis. Os seldjúcidas e otomanos. Descreve a arquitetura seldjúcida da Anatólia, ênfase na capital Konia, com suas madrassas, e complexos religiosos;
b) A região Kayseri na rota da seda com seus caravanserais. A conquista seldjúcida da Anatólia e outros principados turcos na região;
c) A cidade de Shivas e a influência mongol na arquitetura;
d) A cidade otomana de Istambul, sua arquitetura e seu urbanismo;
e) O restabelecimento da ortodoxia sunita.

Aula 11

a) Ásia Central – Populações e migrações, sobre povos e línguas (Mapas).
b) O Ilkanato - Apresenta o período mongol no Irã como uma continuidade artística, apesar das enormes convulsões políticas, continuando a evolução do período seljúcidas e preparando o cenário para os timuridas.
c) O uso crescente da decoração de azulejos; complexos Santuários: enfatiza a crescente popularidade dos santuários em todo o mundo islâmico no século XIV e da institucionalização do sufismo; descreve os avanços nas técnicas decorativas principalmente nos santuários, como o mosaico em faiança, brilho e telhas lajvardina (esmaltada);
d) a cidade de Isfahan no Irã e as construções na estepe iraniana.

Aula 12

a) Uzbequistão e as migrações das populações turcas e mongol da Ásia Central;
b) Aspectos urbanos, caravanserais, madrassas, mesquitas;
c) Arquitetura dos diversos khanatos; cidade de Samarqanda, Buqara, Khiva. Os diferentes padrões construtivos de mesquitas.
d) fechamento do curso.

Bibliografia

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STIERLIN, Henri. L’Architecture de l’Islam. Paris, Ed. Taschen, 1993.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Andrea Piccini
Lygia Ferreira Rocco


 
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