54592 - Inglês Para Apresentações Orais |
Período da turma: | 05/08/2013 a 20/11/2013
|
||||
|
|||||
Descrição: | Público:
1) Comunidade USP: Alunos de graduação e pós-graduação stricto e lato-sensu, funcionários e docentes, alunos especiais e de cursos de especialização. 2) Público Externo Pré-requisitos: Fluência em inglês. Será aplicado um teste para avaliação do conhecimento de língua inglesa dos candidatos, em duas fases. Objetivos: Aprimorar a fluência na expressão e compreensão oral em Inglês por meio de documentos sonoros, audiovisuais e textos acadêmicos voltados à pesquisa, levando o aluno a utilizar estratégias adequadas a diferentes tipos de situações orais e adquirir os suportes lingüísticos necessários. Justificativa: O público alvo necessita de prática de habilidades para apresentações formais e técnicas de anotações, uma vez que fazem parte de sua rotina de estudos e trabalho participar em conferencias e debates e efetuar apresentações formais. Programa: As atividades serão desenvolvidas a partir de 1)Documentos sonoros diversos: entrevistas, conferências, diálogos, textos literários, apresentações, canções, etc. 2)Documentos audiovisuais: emissões televisivas, material didático produzido em vídeo e DVD, cenas de filmes, etc. Conteúdo: 1)Fixar estratégias de expressão e compreensão oral relacionadas com a situação de enunciação, a organização discursiva e estruturação temática do documento. 2)Identificar os elementos lingüísticos necessários para a reconstrução do sentido. Será dada especial atenção temática aos seguintes aspectos lingüísticos: 1)Ampliação do vocabulário, inserido nos campos lexicais definidos pelo contexto. 2)Sistematização de estruturas gramaticais contextualizadas, dando-se prioridades aos fatos morfossintáticos com funções textuais: ·Anafóricos: pronomes, determinantes, substitutos lexicais; ·Relações temporais: advérbios, expressões de tempo e tempos verbais; ·Relações lógicas: preposições, conjunções, a coordenação e a subordinação. Avaliação: a compreensão oral será avaliada por meio de um exame final; a expressão oral será avaliada através uma apresentação. Referência Bibliográfica – Inglês Instrumental Oral Azar, Betty Schrampfer. Understanding and Using English Grammar. 2nd ed. Englewood Cliffs, N. J. : Prentice Hall Regents, 1989. Comfort, Jeremy. Effective Presentations. Oxford: Oxford University Press, 1995. Evans, David. Powerhouse: An Intermediate Business English Course. Edinburgh Gate, England: Addison Wesley Longman Limited, 1998. Fragiadakis, Helen Kalkstein. All Clear! Advanced Idioms and Pronunciation in Context. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1997. Jones, Leo. Let’s Talk! Speaking and Listening Activities for Intermediate Students. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. Jones, Leo and Victoria Kimbrough. Great Ideas: Listening and Speaking Activities for Students of American English. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. Ladousse, Gillian Porter. Speaking Personally: Quizzes and Questionnaires for Fluency Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1983. Numrich, Carol. Consider the Issues: Advanced Listening and Critical Thinking Skills. White Plains, N. Y.: Longman, 1987. Steer, Jocelyn M. and Karen A. Carlisi. The Advanced Grammar Book. 2nd ed. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1998. |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Priscila Mayumi Hayama |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |