54722 - Francês - Nível 3 |
Período da turma: | 07/08/2013 a 27/11/2013
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos:
Desenvolver habilidades comunicativas avançadas em Língua Francesa que possibilitem a aquisição e ampliação de estruturas e do léxico utilizados em situações diversas. Sensibilizar para elementos de cultura dos países de expressão francesa. Livro didático adotado: - Alter Ego 1 - Cahier d’activités Alter Ego 1 Programa: Comunicação: falar do que gosta e do consumo alimentar, compreender e produzir um cardápio, descrever um vestuário, fazer uma apreciação positiva ou negativa, perguntar e indicar o tamanho da roupa ou calçado, aconselhar alguém em situação formal, escolher um presente, caracterizar um objeto e sua função, fazer compras, expressar quantidades precisas, caracterizar produtos alimentícios, compreender um anúncio de espetáculo e reagir, propor um programa, escolher um espetáculo, fazer uma reserva, expressar uma restrição, compreender a apresentação de um restaurante, fazer um pedido, expressar sua satisfação ou insatisfação com o restaurante, evocar lembranças, comparar uma situação antiga com a atual, descrever uma habitação e suas transformações, indicar a função de um cômodo, situar um evento no tempo, procurar uma habitação, compreender um anúncio imobiliário, fazer perguntas sobre as condições de locação, falar da relação com os moradores. Vocabulário: alimentos, expressões de frequência, roupas e acessórios, adjetivos para apreciação positiva ou negativa, advérbios para nuançar a apreciação, cores, tamanhos, comércios, expressões de quantidade, espetáculos, registro familiar, termos ligados ao restaurante, expressões para evocar uma lembrança, termos ligados à vida no interior, habitações e mobília, anúncios imobiliários. Gramática: artigos partitivos, pronomes COD, estruturas para aconselhar, fazer uma apreciação, pronomes COI, pronomes relativos, pronome en, expressão da quantidade precisa e imprecisa, pretérito imperfeito, comparação. Elementos de fonética: permanência ou supressão do “e caduco”, entonação e apreciação positiva ou negativa: a dúvida e a persuasão, vogais nasais, pronunciação de “plus”, distinção do pretérito perfeito e do imperfeito. Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso. Bibliografia Geral: BERTHET, A., HUGOT, C., KIZIRIAN, V. et al. Alter Ego 1. Paris, Hachette, 2006. AKYÜZ, A.; BAZELLE-SHAHMEI, B. et al. Exercices d’oral en contexte. Niveau débutant. Paris : Hachette, 2001. ______. CD - Exercices d’oral en contexte. Niveau débutant. Paris : Hachette, 2001. BESCHERELLE. La conjugaison. Paris, Hachette, 2000. CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de la communication. Paris, Didier, 1998. CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de l'expression. Paris, Hachette, 1998. D’OLIM MAROTE, J. T. Minidicionário Francês-Português. Ática, 2003. LAROUSSE. Dicionário Larousse Francês-Português/ Português-Francês. Larousse Brasil, 2009. GARCIA, F. En avant la grammaire! Débutant. Cahier d’activités de grammaire en situation. 2ª ed. Montréal, Marcel Didier, 2006. GREGOIRE, M. et al. Grammaire progressive du français - niveau débutant. Paris, CLE, 2002. ______. Grammaire progressive du français - Corrigés - niveau débutant. Paris, CLE, 2002. REY-DEBOVE, J. et al. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999. |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Jaci Brasil Tonelli |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |