Atividade

55760 - Introdução aos estudos identitários – Modulo II: Religiosidades, políticas e identidades culturais

Período da turma: 01/10/2013 a 03/12/2013

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBJETIVO
Este segundo módulo do curso tem por objetivo aprofundar o tema do processo de configuração das identidades étnico-raciais no Brasil, tendo como foco algumas formas de expressão religiosa na esfera pública. O intuito é discutir os meios pelos quais diferentes religiosidades constituíram, a partir de seus discursos, práticas e valores, alguns sentidos considerados essenciais à formulação das identidades e culturas nacionais, bem como, ao processo de normatização da sociedade contemporânea


JUSTIFICATIVA

Os crescentes movimentos de afirmação de identidades étnico-raciais observados, nos últimos anos, em várias partes do mundo, bem como a implementação de políticas de ação afirmativa, no Brasil, tem colocado em questão a forma como são construídas essas identidades. Nesse contexto, analisar as práticas discursivas e as categorias operacionalizadas nos processos de distinção e identificação dos indivíduos e seus grupos possibilita compreender a (re)configuração dos espaços públicos em torno das disputas políticas de cunho identitário. Os agentes religiosos, atualmente, têm exercido um papel importante no processo de re-configuração desses espaços de disputa, ao posicionarem-se favoráveis ou contrários a determinadas políticas públicas, sobretudo no Brasil, em que a identidade nacional (e seus produtos culturais) se configuraram num diálogo direto com algumas expressões religiosas, principalmente das religiões afro-brasileiras. Portanto, esse curso, além de aliar-se aos objetivos da Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003 (que “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’”) complementada com a Lei nº 11.645 (que inclui “o Estudo da História e da Cultura Indígena”), contribuirá na formação dos professores da educação básica, e a outros interessados, oferecendo um instrumental de reflexão e trabalho bastante profícuo.


CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Serão aprovados aqueles que tiverem presença mínima de 85% da carga horária total do curso e entregarem relatório de participação.


EMENTA

O curso contemplará os seguintes temas: etnicidade e formação do campo religioso brasileiro; identidades culturais; religiosidade afro-brasileira e cultura nacional; diálogos interreligiosos e intolerâncias; religiosidade e políticas públicas.
PROGRAMA*
*Esse programa está sujeito a modificações.

Aula 1: 03/10/2013 - A construção de uma nação multicultural e o paradigma da liberdade religiosa: negros, índios e regulação religiosa na produção da identidade nacional
- Apresentação do curso / objetivos / conteúdo / metodologia / bibliografia / questões práticas (operacionalização e funcionamento do curso)
- Introdução
Leitura sugerida:
Rita Laura Segato. Santos e Daimones - O Xangô e a tradição marginal da imagem no pensamento ocidental O Politeísmo Afro-Brasileiro e a Tradição Arquetipal. Brasília: Editora da Universidade de Brasília - EDUnB, 2005. v. 1.
Burity, Joanildo. Cultura e identidade nas políticas sociais. Ciência & Trópico, v. 32-1, p. 113-137
Montero, Paula. (2006) “Religião, pluralismo e esfera pública no Brasil”. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 74, p. 47-65, mar.


Aula 2: 10/04/2013 - Panorama sobre campo religioso brasileiro: as relações entre Estado, religiosidades e identidades culturais
Leitura sugerida:
GIUMBELLI, Emerson. “Introdução: Religião, problema moderno”. In: O fim da religião – dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França. São Paulo: Attar Editorial, 2002. p. 17 – 60.
________. O Acordo Brasil-Santa Sé e as relações entre Estado, sociedade e religião. Ciencias Sociales y Religión (Online), v. 14, p. 119-143
CANTÓN DELGADO, Manuela. “Secularización, mundo global y renacimientos comunitarios. Religión e identidad en el fin del milenio”. In: La razón hechizada – teorías antropológicas de la religión. Barcelona: Ariel Antropología, 2001. p. 203 – 229
SANTOS, Jocélio Teles. O poder da cultura e a cultura do poder: a disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil. Salvador, EdUFBA, 2005.
SILVA, Vagner Gonçalves da. “Religiões afro-brasileiras. Construção e legitimação de um campo do saber acadêmico (1900-1960)”. In: Revista USP. São Paulo, USP-CCS, n.55, 2002, pp. 82-111.

Aula 3: 24/10/2013 - Religião e Identidade Étnica: afro-brasileiros, católicos e pentecostais.
MAGGIE, Yvonne. Medo de Feitiço: Relações entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro. Arquivo Nacional. 1992 (Introdução e Conclusão)
Zaluar, Alba: Os homens de Deus: um estudo dos santos e das festas no catolicismo popular
FRY, Peter; HOWE, G.N. “Duas respostas à aflição: umbanda e pentecostalismo”. Religião e sociedade. Debate e crítica, 6: 75-94, 1975.
BIRMAN, Patrícia. (1996). “Mediação feminina e identidades pentecostais”. Cadernos Pagu, n. 6-7, p. 201-226

Aula 4: 17/10/2013 - Cultura Afro-brasileira e Política: o reconhecimento das religiões afro-brasileiras e a gramática da etnicidade
Leitura sugerida:
HOFBAUER, Andreas - Uma história de branqueamento ou o negro em questão. São Paulo. UNESP, 2006. (Cap. 5 – “Candomblé versus movimento negro?”)
SANTOS, Jocélio Teles – O poder da cultura e a cultura no poder. A disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil. Salvador, Edfuba, 2005 (Cap. 3- “O candomblé como ‘imagem força’ do Estado”).
MONTERO, Paula. “Magia, racionalidade e sujeitos políticos”. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. n. 26, 1994.
AMARAL, Rita “Educar para a igualdade ou para a diversidade? A socialização e valorização da negritude em famílias negras“. Os Urbanitas – Revista de Antropologia Urbana, Internet São Paulo, v. 1, n. 2, 2001.

Aula 5: 31/10/2013 - Movimento evangélico e política identitária
leitura sugerida:
FRESTON, Paul. “Evangélicos na política brasileira”. Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1-2, p. 26-44
BURITY, Joanildo A; MACHADO, Maria das Dores (eds.). (2005), Os votos de Deus: evangélicos, política e eleições no Brasil. Recife, Fundação Joaquim Nabuco.
Birman, Patricia. "O Espírito Santo, a mídia e o território dos crentes". In: Ciências Sociais e Religião. Ciências Sociais e Religião, v. 8, p. 41-62

Aula 6: 14/10/2013 - Diálogos da religiosidade afro-brasileira com algumas esferas da cultura nacional (música, dança, festas populares, literatura, artes plásticas etc.)
Leitura sugerida:
AMARAL, Rita & SILVA, Vagner Gonçalves da – Foi conta pra todo canto. As religiões afro-brasileiras nas letras do repertório musical popular brasileiro. In: Afro-Ásia, Salvador, UFBA, n. 34, pp 189-235.
GOLDSTEIN, Ilana - O Brasil best seller de Jorge Amado. Literatura e Identidade nacional. São Paulo, Ed. SENAC, 2003. (Introdução, Caps. 1, 3, Conclusão)
SILVA, Vagner Gonçalves da - “Sagrados e Profanos: religiosidades afro-brasileiras e seus desdobramentos na cultura nacional”. In: Catálogo do Museu Afro Brasil. Secretaria de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo / IFF / SEPPIR. 2006, pp. 149 – 157.

Exibição e discussão dos filmes:
Pastores da noite (O Compadre de Ogum) – TV Globo. Dir. geral: Maurício Farias

Aula 7: 07/11/2013 - Religião, Nação e Transnacionalismos
Leitura sugerida:
FRY, Peter - Para Inglês Ver. “Feijoada e Soul Food: 25 anos depois”. In: ESTERCI, Neide, FRY, Peter e Mirian GOLDENBERG (orgs.) - Fazendo antropologia no Brasil. Rio de Janeiro, DP&A, 2001.
MONTES, Maria Lucia – “Figuras do Sagrado: Entre o público e o privado”. In: História da vida privada no Brasil. Vol 4, São Paulo, Companhia das Letras, 1998.
MATORY, J. Lorand – “Jeje: Repensando nações e transnacionalismo”. In: Mana. Rio de Janeiro. n 5 (1): 57-80, 1990
GREENFIELD, Sidney – “The reinterpretation of Africa: Convergence and syncretism in Brazilian Candomblé”. In: GREENFIELD & DROOGERS (eds) – Reinventing religion. Syncretism and transformation in Africa and the Americas. Rowman & Littlefield Publishers. 2001.

Aula 8: 21/11/2013 - Identidade e religião: tensões modernas, proselitismos e intolerâncias
CORTEN, André. (1996) "O pentecostalismo transnacionalizado no contexto teológico-político". Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 7, n. 15, p. 149-160, julho
DUARTE, Luiz Fernando Dias. (2009) Família, moralidade e religião: tensões contrastivas contemporâneas em busca de um modelo. In: Duarte, Luiz Fernando Dias; Velho, Gilberto (orgs.). Gerações, família e sexualidade. Rio de Janeiro, 7Letras.
Birman, Patricia. Corpo a corpo. Religião, Política e Violência no Rio de Janeiro. Teoria & Sociedade (UFMG), Belo Horizonte, v. 1
VAN DE PORT, Mattijs – “Candomblé in pink, green and black. Re-scripting the Afro-Brazilian religious heritage in the public sphere of Salvador, Bahia”. Social Anthropology, 2005, 13, 1 3-26.
SILVA, Vagner Gonçalves da – “Entre a Gira de Fé e Jesus de Nazaré: Relações sócio-estruturais entre neopentecostalismo e religiões afro-brasileiras” In: Idem (org.) - Intolerância religiosa. Impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo, EDUSP, 2007.


BIBLIOGRAFIA
Agier, Michel - “Distúrbios identitários em tempos de globalização”. In: Revista Mana, vol.7, n.2, 2001, pp. 7-33.
Burdick, John – “What is the Color of the Holy Spirit? Pentecostalism and Black Identity in Brazil”. In: Latin American Research Review, vol. 34, n. 2, 1999.
BURDICK, John. Blessed Anastasia: women, race and popular Christianity in Brazil. New York, Routledge, 1998.
CARNEIRO DA CUNHA Manuela. Negros, estrangeiros: os escravos libertos e sua volta à África. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1985.
_____. Cultura com aspas. São Paulo, Cosac Naify, 2009.
COLLINS, John. ‘X Marks the future of Brazil’: racial politics, bedeviling mixtures and protestant ethics in a Brazilian cultural heritage Center. In: Andrew (ed), Off stage/On display: intimacies and ethographies in the age of public culture. Stanford Universty Press, 2004.
COSTA, Sergio. Dois Atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006.
DANTAS, Beatriz Góis. Vovó Nagô e Papai Branco usos e abusos da África no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FONSECA, Dagoberto José. Consciência negra em cartaz: um ciclo se fecha e outro se abrirá. In: Leandro da Silva Rosa, Carlos Perrone, Dagoberto José Fonseca, Iris Di Ciommo. (Org.). Consciência negra em cartaz. 01 ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010, v. 01, p. 60-66.
FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.
FRY, Peter. A persistência da raça, Rio de Janeiro, Civlização Brasiliense, 2005
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: TLC, 1989.
GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. In: BRITO, Ângela M. B. B. de, SANTANA, Moisés de M. (orgs). Kulé Kulé – Educação e identidade negra. Maceió: ADUFAL, 2005, p. 8-17.
Hall, Stuart – Da Diáspora. Belo Horizonte, Belo Horizonte, UFMG. 2003; (Parte 3.3 “Que “negro” é esse da cultura negra?”, p 335-352)
_____. A Identidade Cultural na Pos-Modernidade. Rio de Janeiro : DP&A, 2006.
HOFBAUER, Andreas - Uma história de branqueamento ou o negro em questão. São Paulo. UNESP, 2006.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. Lisboa: Editorial Presença, 2004.
MATORY, J. Lorand. “Yorubá: as rotas e as raízes da nação transatlântica, 1830-1950”. Horizontes antropológicos, v. 4, n. 9, 1998, p. 263-292.
MONTENEGRO, Silvia, M. Dilemas identitários do Islam no Brasil – a comunidade muçulmana sunita do Rio de Janeiro. IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, 2000. Tese de doutorado em Sociologia
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
NOVAES, Silvia Caiuby. Jogo de espelhos: imagens da representação de si através dos outros. São Paulo: Edusp, 1993.
OLIVEIRA, Marco Davi de. A religião mais negra do Brasil – Por que mais de oito milhões de negros são pentecostais? São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2004
ORO, Ari Pedro. Neopentecostais e afro-brasileiros: quem vencerá essa guerra? Debates NER, PPGAS, Porto Alegre, I, p. 10-37, 1997
PEREIRA, Cristina Kelly da Silva. Religião e negritude: discursos e práticas no Protestantismo e nos Movimentos Pentecostais. Revista Eletrônica Correlatio n. 18 - Dezembro de 2010. Acesso em 28 de agosto de 2011.
PEREIRA, Taynar de Cássia Santos. Igreja do Rosário dos Pretos do Pelourinho: um clamor com axé! Identidade negra e inculturação afro-brasileira na Igreja do Rosário dos Pretos. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FFLCH/USP, 2001.
PRANDI, Reginaldo. De africano a afro-brasileiro: etnia, identidade, religião. Revista USP, São Paulo, nº 46, pp. 52-65, junho-agosto 2000.
SANCHIS, Pierre (org). Fiéis & cidadãos: percursos de sincretismo no Brasil. Rio de Janeiro, EdUERJ 2001.
¬¬¬_____. Inculturação? Da cultura à identidade, um itinerário político no campo religioso: o caso dos agentes de pastoral negros. In: CAROSO, Carlos; BACELAR, Jeferson (org.) Faces da tradição afro-brasileira: religiosidade, sincretismo, anti-sincretismo, reafricanização, práticas terapêuticas, etnobotãnica e comida. Rio de Janeiro/ Salvador: Pallas/CNPq, 2002.
SANSONE, Lívio. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra do Brasil, Salvador/Rio de Janeiro, Edufba/Pallas, 2004.
SANTOS, André Luís. Religião e política: socialização e cultura política entre a juventude da igreja pentecostal Assembléia de Deus em Porto Alegre – RS. Porto Alegre, UFRGS, 2008. Dissertação de mestrado.
SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do ser negro: um percurso das ideias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: Educ/FAPESP, 2006.
SANTOS, Jocélio Teles. O poder da cultura e a cultura do poder: a disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil. Salvador, EdUFBA, 2005.
SCHWARCZ Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas instituições e questão racial no Brasil 1970-1930. São Paulo: Companhia das Letras 1993.
SILVA DE OLIVEIRA, Rosenilton. “Orixá: a manifestação cultural de Deus” – uma análise das liturgias católicas “inculturadas”. São Paulo, FFLCH-USP. Dissertação de Mestrado, 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos da cultura. Petrópolis: Vozes, 2003. 2 ed.
SILVA, Vagner Gonçalves. Religião e identidade cultural negra: católicos, afro-brasileiros e neopentecostais. Caderno de Campo. V. 20. N. 20. Jan-dez, 2011. P. 295-303.
ORO, Ari Pedro; URETA, Marcela. “Religião e política na América Latina: uma análise da legislação dos países.”. Horizontes Antropológicos, 27: 281 – 310.
MAGGIE, Yvonne. Medo do feitiço: relações entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992.
GIUMBELLI, Emerson. O cuidado dos mortos – uma história da condenação e legitimação do espiritismo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.
ORO, Ari Pedro; URETA, Marcela. “Religião e política na América Latina: uma análise da legislação dos países.”. Horizontes Antropológicos, 27: 281 – 310.
GIUMBELLI, Emerson. “Introdução: Religião, problema moderno”. In: O fim da religião – dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França. São Paulo: Attar Editorial, 2002. p. 17 – 60.
CANTÓN DELGADO, Manuela. “Secularización, mundo global y renacimientos comunitarios. Religión e identidad en el fin del milenio”. In: La razón hechizada – teorías antropológicas de la religión. Barcelona: Ariel Antropología, 2001. p. 203 – 229
PASTORE, Ana Lucia. Sortilégios de saberes: curandeiros e juízes nos tribunais brasileiros. São Paulo: IBCCRIM, 2004

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Jacqueline Moraes Teixeira
Rosenilton Silva de Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP