55760 - Introdução aos estudos identitários – Modulo II: Religiosidades, políticas e identidades culturais |
Período da turma: | 01/10/2013 a 03/12/2013
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVO
Este segundo módulo do curso tem por objetivo aprofundar o tema do processo de configuração das identidades étnico-raciais no Brasil, tendo como foco algumas formas de expressão religiosa na esfera pública. O intuito é discutir os meios pelos quais diferentes religiosidades constituíram, a partir de seus discursos, práticas e valores, alguns sentidos considerados essenciais à formulação das identidades e culturas nacionais, bem como, ao processo de normatização da sociedade contemporânea JUSTIFICATIVA Os crescentes movimentos de afirmação de identidades étnico-raciais observados, nos últimos anos, em várias partes do mundo, bem como a implementação de políticas de ação afirmativa, no Brasil, tem colocado em questão a forma como são construídas essas identidades. Nesse contexto, analisar as práticas discursivas e as categorias operacionalizadas nos processos de distinção e identificação dos indivíduos e seus grupos possibilita compreender a (re)configuração dos espaços públicos em torno das disputas políticas de cunho identitário. Os agentes religiosos, atualmente, têm exercido um papel importante no processo de re-configuração desses espaços de disputa, ao posicionarem-se favoráveis ou contrários a determinadas políticas públicas, sobretudo no Brasil, em que a identidade nacional (e seus produtos culturais) se configuraram num diálogo direto com algumas expressões religiosas, principalmente das religiões afro-brasileiras. Portanto, esse curso, além de aliar-se aos objetivos da Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003 (que “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’”) complementada com a Lei nº 11.645 (que inclui “o Estudo da História e da Cultura Indígena”), contribuirá na formação dos professores da educação básica, e a outros interessados, oferecendo um instrumental de reflexão e trabalho bastante profícuo. CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO Serão aprovados aqueles que tiverem presença mínima de 85% da carga horária total do curso e entregarem relatório de participação. EMENTA O curso contemplará os seguintes temas: etnicidade e formação do campo religioso brasileiro; identidades culturais; religiosidade afro-brasileira e cultura nacional; diálogos interreligiosos e intolerâncias; religiosidade e políticas públicas. PROGRAMA* *Esse programa está sujeito a modificações. Aula 1: 03/10/2013 - A construção de uma nação multicultural e o paradigma da liberdade religiosa: negros, índios e regulação religiosa na produção da identidade nacional - Apresentação do curso / objetivos / conteúdo / metodologia / bibliografia / questões práticas (operacionalização e funcionamento do curso) - Introdução Leitura sugerida: Rita Laura Segato. Santos e Daimones - O Xangô e a tradição marginal da imagem no pensamento ocidental O Politeísmo Afro-Brasileiro e a Tradição Arquetipal. Brasília: Editora da Universidade de Brasília - EDUnB, 2005. v. 1. Burity, Joanildo. Cultura e identidade nas políticas sociais. Ciência & Trópico, v. 32-1, p. 113-137 Montero, Paula. (2006) “Religião, pluralismo e esfera pública no Brasil”. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 74, p. 47-65, mar. Aula 2: 10/04/2013 - Panorama sobre campo religioso brasileiro: as relações entre Estado, religiosidades e identidades culturais Leitura sugerida: GIUMBELLI, Emerson. “Introdução: Religião, problema moderno”. In: O fim da religião – dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França. São Paulo: Attar Editorial, 2002. p. 17 – 60. ________. O Acordo Brasil-Santa Sé e as relações entre Estado, sociedade e religião. Ciencias Sociales y Religión (Online), v. 14, p. 119-143 CANTÓN DELGADO, Manuela. “Secularización, mundo global y renacimientos comunitarios. Religión e identidad en el fin del milenio”. In: La razón hechizada – teorías antropológicas de la religión. Barcelona: Ariel Antropología, 2001. p. 203 – 229 SANTOS, Jocélio Teles. O poder da cultura e a cultura do poder: a disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil. Salvador, EdUFBA, 2005. SILVA, Vagner Gonçalves da. “Religiões afro-brasileiras. Construção e legitimação de um campo do saber acadêmico (1900-1960)”. In: Revista USP. São Paulo, USP-CCS, n.55, 2002, pp. 82-111. Aula 3: 24/10/2013 - Religião e Identidade Étnica: afro-brasileiros, católicos e pentecostais. MAGGIE, Yvonne. Medo de Feitiço: Relações entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro. Arquivo Nacional. 1992 (Introdução e Conclusão) Zaluar, Alba: Os homens de Deus: um estudo dos santos e das festas no catolicismo popular FRY, Peter; HOWE, G.N. “Duas respostas à aflição: umbanda e pentecostalismo”. Religião e sociedade. Debate e crítica, 6: 75-94, 1975. BIRMAN, Patrícia. (1996). “Mediação feminina e identidades pentecostais”. Cadernos Pagu, n. 6-7, p. 201-226 Aula 4: 17/10/2013 - Cultura Afro-brasileira e Política: o reconhecimento das religiões afro-brasileiras e a gramática da etnicidade Leitura sugerida: HOFBAUER, Andreas - Uma história de branqueamento ou o negro em questão. São Paulo. UNESP, 2006. (Cap. 5 – “Candomblé versus movimento negro?”) SANTOS, Jocélio Teles – O poder da cultura e a cultura no poder. A disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil. Salvador, Edfuba, 2005 (Cap. 3- “O candomblé como ‘imagem força’ do Estado”). MONTERO, Paula. “Magia, racionalidade e sujeitos políticos”. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. n. 26, 1994. AMARAL, Rita “Educar para a igualdade ou para a diversidade? A socialização e valorização da negritude em famílias negras“. Os Urbanitas – Revista de Antropologia Urbana, Internet São Paulo, v. 1, n. 2, 2001. Aula 5: 31/10/2013 - Movimento evangélico e política identitária leitura sugerida: FRESTON, Paul. “Evangélicos na política brasileira”. Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1-2, p. 26-44 BURITY, Joanildo A; MACHADO, Maria das Dores (eds.). (2005), Os votos de Deus: evangélicos, política e eleições no Brasil. Recife, Fundação Joaquim Nabuco. Birman, Patricia. "O Espírito Santo, a mídia e o território dos crentes". In: Ciências Sociais e Religião. Ciências Sociais e Religião, v. 8, p. 41-62 Aula 6: 14/10/2013 - Diálogos da religiosidade afro-brasileira com algumas esferas da cultura nacional (música, dança, festas populares, literatura, artes plásticas etc.) Leitura sugerida: AMARAL, Rita & SILVA, Vagner Gonçalves da – Foi conta pra todo canto. As religiões afro-brasileiras nas letras do repertório musical popular brasileiro. In: Afro-Ásia, Salvador, UFBA, n. 34, pp 189-235. GOLDSTEIN, Ilana - O Brasil best seller de Jorge Amado. Literatura e Identidade nacional. São Paulo, Ed. SENAC, 2003. (Introdução, Caps. 1, 3, Conclusão) SILVA, Vagner Gonçalves da - “Sagrados e Profanos: religiosidades afro-brasileiras e seus desdobramentos na cultura nacional”. In: Catálogo do Museu Afro Brasil. Secretaria de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo / IFF / SEPPIR. 2006, pp. 149 – 157. Exibição e discussão dos filmes: Pastores da noite (O Compadre de Ogum) – TV Globo. Dir. geral: Maurício Farias Aula 7: 07/11/2013 - Religião, Nação e Transnacionalismos Leitura sugerida: FRY, Peter - Para Inglês Ver. “Feijoada e Soul Food: 25 anos depois”. In: ESTERCI, Neide, FRY, Peter e Mirian GOLDENBERG (orgs.) - Fazendo antropologia no Brasil. Rio de Janeiro, DP&A, 2001. MONTES, Maria Lucia – “Figuras do Sagrado: Entre o público e o privado”. In: História da vida privada no Brasil. Vol 4, São Paulo, Companhia das Letras, 1998. MATORY, J. Lorand – “Jeje: Repensando nações e transnacionalismo”. In: Mana. Rio de Janeiro. n 5 (1): 57-80, 1990 GREENFIELD, Sidney – “The reinterpretation of Africa: Convergence and syncretism in Brazilian Candomblé”. In: GREENFIELD & DROOGERS (eds) – Reinventing religion. Syncretism and transformation in Africa and the Americas. Rowman & Littlefield Publishers. 2001. Aula 8: 21/11/2013 - Identidade e religião: tensões modernas, proselitismos e intolerâncias CORTEN, André. (1996) "O pentecostalismo transnacionalizado no contexto teológico-político". Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 7, n. 15, p. 149-160, julho DUARTE, Luiz Fernando Dias. (2009) Família, moralidade e religião: tensões contrastivas contemporâneas em busca de um modelo. In: Duarte, Luiz Fernando Dias; Velho, Gilberto (orgs.). Gerações, família e sexualidade. Rio de Janeiro, 7Letras. Birman, Patricia. Corpo a corpo. Religião, Política e Violência no Rio de Janeiro. Teoria & Sociedade (UFMG), Belo Horizonte, v. 1 VAN DE PORT, Mattijs – “Candomblé in pink, green and black. Re-scripting the Afro-Brazilian religious heritage in the public sphere of Salvador, Bahia”. Social Anthropology, 2005, 13, 1 3-26. SILVA, Vagner Gonçalves da – “Entre a Gira de Fé e Jesus de Nazaré: Relações sócio-estruturais entre neopentecostalismo e religiões afro-brasileiras” In: Idem (org.) - Intolerância religiosa. Impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo, EDUSP, 2007. BIBLIOGRAFIA Agier, Michel - “Distúrbios identitários em tempos de globalização”. In: Revista Mana, vol.7, n.2, 2001, pp. 7-33. Burdick, John – “What is the Color of the Holy Spirit? Pentecostalism and Black Identity in Brazil”. In: Latin American Research Review, vol. 34, n. 2, 1999. BURDICK, John. Blessed Anastasia: women, race and popular Christianity in Brazil. New York, Routledge, 1998. CARNEIRO DA CUNHA Manuela. Negros, estrangeiros: os escravos libertos e sua volta à África. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1985. _____. Cultura com aspas. São Paulo, Cosac Naify, 2009. COLLINS, John. ‘X Marks the future of Brazil’: racial politics, bedeviling mixtures and protestant ethics in a Brazilian cultural heritage Center. In: Andrew (ed), Off stage/On display: intimacies and ethographies in the age of public culture. Stanford Universty Press, 2004. COSTA, Sergio. Dois Atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006. DANTAS, Beatriz Góis. Vovó Nagô e Papai Branco usos e abusos da África no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1988. FONSECA, Dagoberto José. Consciência negra em cartaz: um ciclo se fecha e outro se abrirá. In: Leandro da Silva Rosa, Carlos Perrone, Dagoberto José Fonseca, Iris Di Ciommo. (Org.). Consciência negra em cartaz. 01 ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010, v. 01, p. 60-66. FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. Rio de Janeiro: Editora Record, 2002. FRY, Peter. A persistência da raça, Rio de Janeiro, Civlização Brasiliense, 2005 GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: TLC, 1989. GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. In: BRITO, Ângela M. B. B. de, SANTANA, Moisés de M. (orgs). Kulé Kulé – Educação e identidade negra. Maceió: ADUFAL, 2005, p. 8-17. Hall, Stuart – Da Diáspora. Belo Horizonte, Belo Horizonte, UFMG. 2003; (Parte 3.3 “Que “negro” é esse da cultura negra?”, p 335-352) _____. A Identidade Cultural na Pos-Modernidade. Rio de Janeiro : DP&A, 2006. HOFBAUER, Andreas - Uma história de branqueamento ou o negro em questão. São Paulo. UNESP, 2006. LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. Lisboa: Editorial Presença, 2004. MATORY, J. Lorand. “Yorubá: as rotas e as raízes da nação transatlântica, 1830-1950”. Horizontes antropológicos, v. 4, n. 9, 1998, p. 263-292. MONTENEGRO, Silvia, M. Dilemas identitários do Islam no Brasil – a comunidade muçulmana sunita do Rio de Janeiro. IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, 2000. Tese de doutorado em Sociologia MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. NOVAES, Silvia Caiuby. Jogo de espelhos: imagens da representação de si através dos outros. São Paulo: Edusp, 1993. OLIVEIRA, Marco Davi de. A religião mais negra do Brasil – Por que mais de oito milhões de negros são pentecostais? São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2004 ORO, Ari Pedro. Neopentecostais e afro-brasileiros: quem vencerá essa guerra? Debates NER, PPGAS, Porto Alegre, I, p. 10-37, 1997 PEREIRA, Cristina Kelly da Silva. Religião e negritude: discursos e práticas no Protestantismo e nos Movimentos Pentecostais. Revista Eletrônica Correlatio n. 18 - Dezembro de 2010. Acesso em 28 de agosto de 2011. PEREIRA, Taynar de Cássia Santos. Igreja do Rosário dos Pretos do Pelourinho: um clamor com axé! Identidade negra e inculturação afro-brasileira na Igreja do Rosário dos Pretos. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FFLCH/USP, 2001. PRANDI, Reginaldo. De africano a afro-brasileiro: etnia, identidade, religião. Revista USP, São Paulo, nº 46, pp. 52-65, junho-agosto 2000. SANCHIS, Pierre (org). Fiéis & cidadãos: percursos de sincretismo no Brasil. Rio de Janeiro, EdUERJ 2001. ¬¬¬_____. Inculturação? Da cultura à identidade, um itinerário político no campo religioso: o caso dos agentes de pastoral negros. In: CAROSO, Carlos; BACELAR, Jeferson (org.) Faces da tradição afro-brasileira: religiosidade, sincretismo, anti-sincretismo, reafricanização, práticas terapêuticas, etnobotãnica e comida. Rio de Janeiro/ Salvador: Pallas/CNPq, 2002. SANSONE, Lívio. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra do Brasil, Salvador/Rio de Janeiro, Edufba/Pallas, 2004. SANTOS, André Luís. Religião e política: socialização e cultura política entre a juventude da igreja pentecostal Assembléia de Deus em Porto Alegre – RS. Porto Alegre, UFRGS, 2008. Dissertação de mestrado. SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do ser negro: um percurso das ideias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: Educ/FAPESP, 2006. SANTOS, Jocélio Teles. O poder da cultura e a cultura do poder: a disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil. Salvador, EdUFBA, 2005. SCHWARCZ Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas instituições e questão racial no Brasil 1970-1930. São Paulo: Companhia das Letras 1993. SILVA DE OLIVEIRA, Rosenilton. “Orixá: a manifestação cultural de Deus” – uma análise das liturgias católicas “inculturadas”. São Paulo, FFLCH-USP. Dissertação de Mestrado, 2011. SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos da cultura. Petrópolis: Vozes, 2003. 2 ed. SILVA, Vagner Gonçalves. Religião e identidade cultural negra: católicos, afro-brasileiros e neopentecostais. Caderno de Campo. V. 20. N. 20. Jan-dez, 2011. P. 295-303. ORO, Ari Pedro; URETA, Marcela. “Religião e política na América Latina: uma análise da legislação dos países.”. Horizontes Antropológicos, 27: 281 – 310. MAGGIE, Yvonne. Medo do feitiço: relações entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992. GIUMBELLI, Emerson. O cuidado dos mortos – uma história da condenação e legitimação do espiritismo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997. ORO, Ari Pedro; URETA, Marcela. “Religião e política na América Latina: uma análise da legislação dos países.”. Horizontes Antropológicos, 27: 281 – 310. GIUMBELLI, Emerson. “Introdução: Religião, problema moderno”. In: O fim da religião – dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França. São Paulo: Attar Editorial, 2002. p. 17 – 60. CANTÓN DELGADO, Manuela. “Secularización, mundo global y renacimientos comunitarios. Religión e identidad en el fin del milenio”. In: La razón hechizada – teorías antropológicas de la religión. Barcelona: Ariel Antropología, 2001. p. 203 – 229 PASTORE, Ana Lucia. Sortilégios de saberes: curandeiros e juízes nos tribunais brasileiros. São Paulo: IBCCRIM, 2004 |
||||
Carga Horária: |
24 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 70 | ||||
Ministrantes: |
Jacqueline Moraes Teixeira Rosenilton Silva de Oliveira |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |