Atividade

56258 - Leituras antropológicas da música do Brasil

Período da turma: 03/10/2013 a 21/11/2013

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Descrição: Programa completo, com referência bibliográfica atualizada (em anexo).

1. Música nacional e antropologia em Mário de Andrade (Luísa Valentini).
2. Delimitações de campos: África no Brasil, ameríndios, folclore (Luísa Valentini).
3. Música indígena: panorama geral (Edson Tosta Matarezio Filho).
4. Música indígena: instrumentos (Edson Tosta Matarezio Filho).
5. Antropologia da performance musical (Giovanni Cirino).
6. Estudos contemporâneos da cultura popular (Giovanni Cirino).
7. Etnomusicologia da música clássica (Ricardo Indig Teperman).
8. Rap: música da periferia no centro ou música do centro na periferia? (Ricardo Indig Teperman).

Ementa:

O curso apresenta um conjunto de leituras e de escutas para introduzir os alunos na antropologia da música do Brasil. Serão considerados em primeiro lugar os esforços investigativos de Mário de Andrade e a delimitação de campos de análise e formas de trabalho pela geração da primeira metade do século XX. Tratar-se-á também das principais contribuições dos estudos das músicas e instrumentos musicais indígenas, dos estudos de performance e da cultura popular. Serão abordados igualmente estudos sobre a música popular urbana e a música clássica, compreendidas como marcadores de nacionalidade.
Através do exame de textos fundamentais na história da antropologia da música no Brasil, os participantes poderão se instrumentalizar na leitura dessa produção para enfrentar os problemas por ela mobilizados. Com essas mesmas leituras e com as sessões de escuta em sala de aula, os alunos terão acesso a um panorama das diversas formas e manifestações da música no Brasil.


Bibliografia geral:

ANDRADE, Mário de. [1928a] 1962. Ensaio sôbre a Música Brasileira. São Paulo: Livraria Martins Editora. (Obras Completas de Mário de Andrade, vol. VI)
_____. [1934-1944] 1982. Danças dramáticas do Brasil. Estabelecimento do texto, introdução e notas de Oneyda Alvarenga. São Paulo: Livraria Martins.
COOK, Nicholas. “We are all (ethno)musicologists now”. In: STOBART, Henry (ed.). The New (Ethno)musicologies. Lanham, MD: Scarecrow Press, [no prelo].
DAHLHAUS, Carl. 1980. "Nationalism and Music". In: Between Romanticism and Modernism. Berkeley: University of California Press.
DIAS, Paulo. “A outra festa negra”. 2001. In: JANCSÓ, I.; KANTOR, I. (Orgs). Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa. 2 Volumes. São Paulo: Hucitec/Edusp. p. 859 – 890.
GUÉRIOS, Paulo Renato. 2003. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação. Rio de Janeiro: FGV.
MARIZ, Vasco. 1983. Três musicólogos brasileiros: Mário de Andrade, Renato Almeida e Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.
MENEZES BASTOS, Rafael. 2007. “Música nas Sociedades Indígenas das Terras Baixas da América do Sul: Estado da Arte”, Mana 13(2): 293-316. (Disponível no Scielo)
MONTEIRO, Mariana Francisca Martins; DIAS, Paulo. 2010. “Os fios da trama: grandes temas da música popular tradicional brasileira” In: Revista de Estudos Avançados. Vol. 24, N° 69, 2010. p. 349 – 372.
MONTEIRO, Mariana Francisca Martins. 2011. Dança Popular: espetáculo e devoção. São Paulo: FAPESP/Terceiro Nome.
MOURA, Roberto. 1983. Tia Ciata e a Pequena Africa no Rio. Rio de Janeiro: Funarte.
NETTL, Bruno. 1989. “Mozart and the Ethnomusicological Study of Western Culture (An Essay in Four Movements)”. In: Yearbook for Traditional Music, Vol. 21 1989, pp. 1-16
_______. 1986. “World Music in the Twentieth Century: A Survey of Research on Western Influence”. Acta Musicologica, Vol. 58, Fasc. 2 Jul - Dec, 1986, pp. 360-373
SANDRONI, Carlos. 2001. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-33. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
SCHECHNER, Richard. 1988. Performance Theory. New York and London: Routledge.
SCHECHNER, Richard. 1985. “Points of Contact Between Anthropological and Theatrical Thought”. In: Between Theater and Anthropology. Philadelphia: The University of Philadelphia Press.
SEEGER, Anthony. 1987. "Novos horizontes na classificação dos instrumentos musicais". In: RIBEIRO, Berta (org.). Suma etnológica brasileira. Petrópolis: Vozes.
SMALL, Christopher. 1977. Music, Society, Education. Middletown: Wesleyan University Press.
TARUSKIN, Richard. 2009. " 'Nationalism': Colonialism in Disguise?" In: The Danger of Music and Other Anti-Utopian Essays. Berkeley and Los Angeles: University of California Press.
TRAVASSOS, Elizabeth. 2000. Modernismo e música brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
TURNER, Victor. 1988. “The anthropology of performance”. In: The Anthropology of Performance. New York: PAJ Publications. p. 72-98.
VIANNA, Hermano. 1995. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
WISNIK, José Miguel. 2004. “Machado Maxixe – O Caso Pestana”. In: Sem Receita. São Paulo: Publifolha.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Edson Tosta Matarezio Filho
Giovanni Cirino
Luísa Valentini
Ricardo Indig Teperman


 
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