Atividade

56351 - Teoria de família e grupo e tecnologias em atenção primária

Período da turma: 06/03/2014 a 29/02/2016

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Justificativa:
O Programa de Saúde da Família vem sendo utilizado como estratégia prioritária para a implementação do SUS. Voltado principalmente para populações dos estratos mais empobrecidos da população brasileira, esta intervenção se fundamenta na entrada nos domicílios e no contato com as famílias no seu cotidiano. Falta, no entanto um arcabouço teórico e técnico que possibilite a compreensão da família enquanto um novo objeto de práticas, sob pena de o termo ser tomado apenas com um conjunto de pessoas necessitadas de serviços de saúde estrategicamente encontrado no mesmo espaço geográfico.
Os cuidados em saúde são elaborados por grupos de profissionais de saúde e se estabelecem para grupos de pessoas, seja no aspecto individual se levarmos em conta que cada usuário vive num grupo (família, trabalho, religião) seja no aspecto coletivo (comunidade e grupos sociais). O estudo das dinâmicas grupais advindo das ciências humanas e incorporado às ciências da saúde ajuda na construção de importantes ferramentas na tecnologia de cuidados.

Objetivos:
1) Apresentar alguns elementos oriundos das ciências humanas que permitam a caracterização da família enquanto um pequeno grupo, configurado sócio historicamente e constituído em torno de laços afetivos.
2) Refletir sobre algumas das tarefas sociais executadas pelos grupos familiares: estratégias de sobrevivência, trocas afetivas, socialização e cuidados.
3) Estudar instrumentos de apreensão da dinâmica familiar oriundos das práticas em psicologia, analisando sua aplicabilidade nos cuidados primários de saúde.
4) Discutir algumas das Políticas Sociais voltadas para famílias no Brasil.
5) Discutir os seguintes temas:
1.A Conceituação de Família.
2.As famílias e a construção do povo brasileiro. Aspectos sócios demográficos da família no Brasil.
3.O Estado brasileiro e as famílias.
4.Famílias e sobrevivência nas grandes cidades no Brasil.
5.A família na ESF.
6) Introduzir na formação dos profissionais de saúde a noção dos grupos e suas dinâmicas enquanto objeto de conhecimento.
7) Iniciar a reflexão acerca dos fenômenos grupais que ocorrem no cotidiano das equipes de trabalho, e nas ações com famílias e comunidades.
8) Contribuir para a análise crítica do uso da grupalidade enquanto tecnologia nas práticas e cuidados de saúde.
9) Propiciar aproximação e reflexão acerca dos fenômenos grupais através dos seguintes tópicos:
1.Dinâmica de grupos pequenos: Contribuições da sociologia e da psicologia.
2.O grupo e a gestão dos cuidados de saúde.
Estrutura do Curso:
O curso se desenvolverá em 2 módulos.
Primeiro módulo: aulas expositivas seguidas da discussão de textos lidos previamente.
Segundo módulo: exercícios de grupo-laboratório.
Os textos básicos para cada aula estarão indicados no roteiro e na bibliografia que serão distribuídos antes do início do curso, serão fornecidos antecipadamente, e sua reprodução ficará a cargo dos alunos. Espera-se que cada aluno leia todos os textos, mesmo que não vá apresentá-lo no seminário.
Será fornecida ainda uma bibliografia complementar visando indicações para o aprofundamento dos tópicos abordados no decorrer das discussões.

Bibliografia
Kaloustian, S.M. Família Brasileira: a base de tudo. UNICEF/Cortez, 1994
Senna D.M. e Antunes E.H. Abordagem da Família (a Criança, o Adolescente, o Adulto e o Idoso no contexto da Família) in Manual de Condutas Médicas / PSF IDS/USP/Ministério da Saúde. Brasil, 2002.
Silva, L.A.M. (org) Vida sob cerco Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira. 2008.
Souza, A. M. N. A família e seus espaços: uma proposta de terapia familiar. Rio de janeiro, AGIR, 1997.
Trad L. A. Bomfim. Família Contemporânea e Saúde. Rio de Janeiro: editora FIOCRUZ, 2010.
Zuse, A.S; Rossato, V.M.D.; Backes, V.M.S. Genetograma: um instrumento de trabalho na compreensão sistêmica da vida. Revista Latino-Am. Enfermagem. v 10 n3. Ribeirão Preto maio/jun. 2002.
Anzieu, D. La dinâmica de los grupos pequenos. Madri. Biblioteca Nueva Ciencias Sociales, 2007.
Bleger J. Temas de Psicologia: entrevistas e grupos. São Paulo, Editora Martins Fontes, 1989.
Campos, G.W.S. & Guerreiro, A.V.P. (org.) Manual de Práticas de Atenção Básica:saúde ampliada e compartilhada. São Paulo. Hucitec, 2008.
Ferreira-Neto J.L. & Kind L. Práticas grupais na estratégia Saúde da Família. São Paulo. Hucitec Editora. Belo Horizonte FAPEMIG, 2011.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 10
 
Ministrantes: Ana Silvia Whitaker Dalmaso
Dulce Maria Senna
Juliana Gonçalves Fidelis


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP