Atividade

58016 - Leitura em Língua Italiana - Nível I

Período da turma: 18/02/2014 a 12/06/2014

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Descrição: Objetivo geral:
Preparar os alunos para que possam desenvolver não somente a competência da leitura em língua italiana para chegar aos diversos níveis de significação, como também, à competência cultural. O aprendizado de uma língua estrangeira concorre para o desenvolvimento social do leitor aprendiz , através do contato com a língua e cultura estrangeiras.

Objetivos específicos:
- Trabalhar com diferentes tipos de textos;
- Organização das idéias do texto;
- Extração de informações específicas;
- Uso do dicionário

Aspectos lingüísticos
1. Cognatos;
2. Estudo das convenções ortográficas;
3. Identificação dos diferentes conectivos que promovem a articulação entre partes da narrativa;
4. Estudo dos tempos e modos verbais;
5. Noções preliminares do discurso direto e do discurso indireto com suas respectivas normas de uso;
6. Verbos impessoais
7. Forma passiva (estrutura)
8. Normas de uso dos pronomes de tratamento;
9. Noções elementares da função comunicativa dos textos apelativos – centrados no interlocutor com quem o falante e o escritor interagem.

JUSTIFICATIVA
O ensino de uma língua estrangeira orientada para o desenvolvimento de habilidades específicas tem apresentado excelentes resultados. Aumenta a motivação do aluno pelo rápido aprendizado, tornando-o auto-suficiente para o desempenho de suas funções incentivando-o a buscar o seu próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento.
O ensino da leitura em língua italiana permite aos estudantes e profissionais:
- ter acesso a uma bibliografia acadêmica especializada em italiano;
- prestar o exame de proficiência para o ingresso na pós-graduação;
- ter um primeiro contato com a língua italiana escrita.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- È obrigatória à freqüência de 85% às aulas. O aluno poderá ter no máximo três (três) faltas;
- A nota mínima para aprovação é 7,0 (sete).
- Carga Horária: 60 horas.

BIBLIOGRAFIA

BALBONI, P.E. Didattica Dell’Italiano A Stranieri. Roma, Bonacci, 1994.
CANCELLOTTI, D. & ZANONI, C. Fabbricato in Itália. Perugia, Ed. Guerra, 1989.
CANDIDO, A.CARONI, I. & LAUNAY, M. O Francês Instrumental. A Experiência da Universidade de São Paulo, SP, Hemus, 1977.
CHERUBINI, N. L’Italiano per gli Affari. Roma, Bonacci, 1992.
CORNO, D.Uso di testi Orali e Scritti. Istituto della Enciclopedia Italiana. Fondata da G. Treccani. In: Progetto Argentina, Roma, 1991.
FAZI, M. C. Sinonimi e Contrari. Mini-dizionario della lingua italiana. Perugia, Ed. Guerra, 1989.



MORDENTE, O. A. A linguagem e os elementos de cultura e de costumes, nos guías turísticos, para um ensino específico do italiano. In: Brasil e Itália: Viajando Entre Duas Culturas. São Paulo, Lemos Editorial, 2000.
MORDENTE, O.A. O Ensino do Italiano Instrumental: Nível Inicial e Avançado. Pelotas, Ed. UFPel, 2004.
MORTARA, V. Locuções italianas e portuguesas divergentes. Rio de Janeiro, Ed. UERJ, 2000.
KLETT, E. Didáctica de las lenguas extranjeras: una agenda actual. 1ª ed. Buenos Aires, Araucaria, 2005.
SABATINI, F. La comunicazione e gli usi del linguaggio. Pratica di testi, analisi logica, storia della lingua. Scuole secondarie superiori. Loescher, Torino, 1991, p.635.
TULLIO, D.M. Guida all’uso delle parole. Editori Riuniti –VII Ed., 1986.
VIRAMONTE DE ÁVALOS, M. Comprensión Lectora:Dificultades estratégicas em resolución de preguntas inferenciales. Buenos Aires, Ed. Colihue, 2000.



OBS.: devemos ressaltar que, durante o curso, o principal material utilizado é preparado pelo docente, com base em textos variados. As obras presentes na bibliografia servem como apoio ao que é ministrado em sala.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Dheisson Ribeiro Figueredo


 
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