Atividade

58203 - Inglês Acadêmico para Graduandos USP – Nível 2

Período da turma: 18/02/2014 a 24/06/2014

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Público- alvo: Alunos da Graduação – USP.

Carga horária: 53 horas (16 semanas)

Modalidade: Presencial

Objetivos Gerais:

a) desenvolver estratégias linguístico-comunicativas em língua inglesa;
b) construir habilidades necessárias ao letramento acadêmico em inglês;
c) desenvolver a autonomia e a reflexão do aluno.

Objetivos Específicos:

a) desenvolver a autonomia do aluno para que seja responsável por sua própria aprendizagem e para que continue aprendendo mesmo após o término do curso formal;
b) ajudar o aluno a desenvolver estratégias de aprendizagem necessárias para as interações em eventos orais e escritos em contexto acadêmico;
c) integrar as habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) para uso comunicativo em situações inerentes ao contexto acadêmico;
d) criar oportunidades para que o aluno tenha acesso a materiais autênticos que possibilitem sua familiarização com diferentes gêneros discursivos relativos a eventos orais e escritos praticados em contexto acadêmico;
e) favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.

Justificativa:

As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem, cada vez mais, com frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Programas de intercâmbio internacional, que exigem o domínio da língua inglesa, estão disponíveis com mais frequência para os alunos da graduação. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido de auxiliar o aluno graduando a desenvolver letramento acadêmico em língua inglesa e, assim, a participar de eventos comunicativos pertinentes a contextos acadêmicos.

Conteúdo Programático:

O participante aprenderá neste curso:

Fazer uso de paráfrases em trabalhos acadêmicos orais e escritos;
Dar explicações e definições em eventos orais e escritos;
Classificar, comparar e contrastar informações em eventos comunicativos orais e escritos;
Mudar a voz no discurso oral e escrito, isto é, passar da voz ativa para a voz passiva e vice-versa;
Lidar com frases nominais complexas;
Localizar informações relevantes em períodos compostos;
Compreender as características de provas objetivas e dissertativas;
Solicitar mais informações e/ou esclarecimentos em eventos orais;
Fazer uso de informações não verbais em eventos orais e escritos;
Posicionar-se criticamente nos eventos orais e escritos;
Compreender as siglas em inglês que são frequentes na mídia e nos meios acadêmicos;
Entender a estrutura organizacional do Relato de Pesquisa;
Elaborar argumentos para eventos acadêmicos orais e escritos;
Produzir ensaios;
Selecionar informações específicas na leitura de texto;
Entender e produzir referências bibliográficas em textos acadêmicos;
Fazer apresentações a partir de anotações.

Metodologia:

As interações comunicativas frequentes no contexto universitário e acadêmico serão enfatizadas, considerando o processo de ensino-aprendizagem contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que sejam experiências significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.


Avaliação:

O participante será avaliado de forma contínua por meio de portfólio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a) apresentações orais de trabalho desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
b) atividades de compreensão oral;
c) atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
d) provas;
e) autoavaliações.

Critérios para aprovação:

Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média final 7,0.

Frequência mínima:

O participante deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas, isto é, ele não poderá exceder seis faltas no decorrer do curso.

Número de vagas por turma: 20 vagas.

Pré-Requisitos:

a) estar regularmente matriculado em um curso de graduação da USP;
b) ter, no mínimo, o nível B1 do Quadro Comum de Referências para Línguas;
c) Ter sido aprovado no curso Inglês Acadêmico para Graduandos I;
d) ter cursado, pelo menos, o 2º semestre letivo de seu curso de origem.
Teste de Nível Não será oferecido teste de nível de inglês.

Critérios para atribuição de vagas:

1º) maior média ponderada do último semestre consolidado da graduação;
2ª) número maior de semestres cursados na graduação;
3º) sorteio de vagas

Bibliografia:

O material do curso será elaborado pelas professoras com base nas necessidades dos alunos e objetivos de aprendizagem, seguindo a metodologia do ensino de inglês para fins acadêmicos.

Bibliografia Complementar:

MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use- Advanced With CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.
SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011.

Carga Horária:

53 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP