58203 - Inglês Acadêmico para Graduandos USP – Nível 2 |
Período da turma: | 18/02/2014 a 24/06/2014
|
||||
|
|||||
Descrição: | Público- alvo: Alunos da Graduação – USP.
Carga horária: 53 horas (16 semanas) Modalidade: Presencial Objetivos Gerais: a) desenvolver estratégias linguístico-comunicativas em língua inglesa; b) construir habilidades necessárias ao letramento acadêmico em inglês; c) desenvolver a autonomia e a reflexão do aluno. Objetivos Específicos: a) desenvolver a autonomia do aluno para que seja responsável por sua própria aprendizagem e para que continue aprendendo mesmo após o término do curso formal; b) ajudar o aluno a desenvolver estratégias de aprendizagem necessárias para as interações em eventos orais e escritos em contexto acadêmico; c) integrar as habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) para uso comunicativo em situações inerentes ao contexto acadêmico; d) criar oportunidades para que o aluno tenha acesso a materiais autênticos que possibilitem sua familiarização com diferentes gêneros discursivos relativos a eventos orais e escritos praticados em contexto acadêmico; e) favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade. Justificativa: As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem, cada vez mais, com frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Programas de intercâmbio internacional, que exigem o domínio da língua inglesa, estão disponíveis com mais frequência para os alunos da graduação. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido de auxiliar o aluno graduando a desenvolver letramento acadêmico em língua inglesa e, assim, a participar de eventos comunicativos pertinentes a contextos acadêmicos. Conteúdo Programático: O participante aprenderá neste curso: Fazer uso de paráfrases em trabalhos acadêmicos orais e escritos; Dar explicações e definições em eventos orais e escritos; Classificar, comparar e contrastar informações em eventos comunicativos orais e escritos; Mudar a voz no discurso oral e escrito, isto é, passar da voz ativa para a voz passiva e vice-versa; Lidar com frases nominais complexas; Localizar informações relevantes em períodos compostos; Compreender as características de provas objetivas e dissertativas; Solicitar mais informações e/ou esclarecimentos em eventos orais; Fazer uso de informações não verbais em eventos orais e escritos; Posicionar-se criticamente nos eventos orais e escritos; Compreender as siglas em inglês que são frequentes na mídia e nos meios acadêmicos; Entender a estrutura organizacional do Relato de Pesquisa; Elaborar argumentos para eventos acadêmicos orais e escritos; Produzir ensaios; Selecionar informações específicas na leitura de texto; Entender e produzir referências bibliográficas em textos acadêmicos; Fazer apresentações a partir de anotações. Metodologia: As interações comunicativas frequentes no contexto universitário e acadêmico serão enfatizadas, considerando o processo de ensino-aprendizagem contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que sejam experiências significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos. Avaliação: O participante será avaliado de forma contínua por meio de portfólio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo: a) apresentações orais de trabalho desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa; b) atividades de compreensão oral; c) atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa; d) provas; e) autoavaliações. Critérios para aprovação: Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média final 7,0. Frequência mínima: O participante deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas, isto é, ele não poderá exceder seis faltas no decorrer do curso. Número de vagas por turma: 20 vagas. Pré-Requisitos: a) estar regularmente matriculado em um curso de graduação da USP; b) ter, no mínimo, o nível B1 do Quadro Comum de Referências para Línguas; c) Ter sido aprovado no curso Inglês Acadêmico para Graduandos I; d) ter cursado, pelo menos, o 2º semestre letivo de seu curso de origem. Teste de Nível Não será oferecido teste de nível de inglês. Critérios para atribuição de vagas: 1º) maior média ponderada do último semestre consolidado da graduação; 2ª) número maior de semestres cursados na graduação; 3º) sorteio de vagas Bibliografia: O material do curso será elaborado pelas professoras com base nas necessidades dos alunos e objetivos de aprendizagem, seguindo a metodologia do ensino de inglês para fins acadêmicos. Bibliografia Complementar: MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use- Advanced With CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010. SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel. SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011. |
||||
Carga Horária: |
53 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Angela Cristina de Oliveira Corte |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |