Atividade

58205 - Inglês para Graduandos USP - Nível IV

Período da turma: 17/02/2014 a 26/06/2014

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso
Inglês para Graduandos USP – Nível 4 (B1)


Público- alvo
Alunos da Graduação -USP


Carga horária
53 horas (16 semanas)


Modalidade (X ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância


Objetivos Gerais
Aprimorar habilidades de compreensão e expressão orais e escritas relativas a usuário independente de língua inglesa, com foco em aspectos linguístico-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações informais e em contextos universitários.


Objetivos Específicos
a) criar condições de vivência de situações comunicativas autênticas e usuais, visando à produção e compreensão da língua inglesa oral e escrita, de forma que o aluno consiga atingir o nível intermediário B1.
b) favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.
c) desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua, para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem.


Justificativa
As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem, cada vez mais, com frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Programas de intercâmbio internacional, que exigem o domínio da língua inglesa, estão disponíveis com mais frequência para os alunos da graduação. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido de auxiliar o aluno a desenvolver a proficiência em língua inglesa e, assim, a participar de eventos comunicativos pertinentes aos contextos acadêmicos de nossa Universidade.


Conteúdo Programático
O aluno aprenderá neste curso:
* Fazer anotações ou esquemas;
* Falar sobre inovações;
* Falar sobre planos pessoais e profissionais
* Falar sobre o trabalho e negócios;
* Fazer apresentações curtas;
* Falar sobre questões ambientais;
* Comentar sobre esportes;
* Usar ênfase no discurso;
* Usar marcadores de pausa no discurso oral;
* Descrever quadros e tabelas;
* Descrever um processo;
* Escrever narrativas;
* Escrever ensaios, apontando vantagens e desvantagens;
* Escrever um relatório curto;
* Escrever emails formais.


Metodologia
O processo de ensino-aprendizagem é visto como contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que levem a interações sociais significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.


Avaliação
O participante será avaliado de forma contínua por meio de portfólios de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a) apresentações orais de trabalho desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
b) atividades de compreensão oral;
c) atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
d) provas;
e) autoavaliações.


Critérios para aprovação
Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média 7,0 no curso.

Frequência mínima
O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas, isto é, ele não poderá exceder seis faltas no decorrer do curso.


Número de vagas por turma
20 vagas


Pré-Requisitos
a) estar regularmente matriculado em um curso de graduação da USP;
b) ter sido aprovado no Inglês para Graduandos III.
c) Já ter cursado, pelo menos, o 1º semestre letivo de seu curso de origem.


Critérios para atribuição de vagas
1ª) número maior de semestres cursados na graduação;
2º) sorteio de vagas.


Bibliografia
LEBEAU, Ian & REES, Gareth. Language Leader CourseBook and CD-Room – Pre-Intermediate. Pearson-Longman, 2008.
LEBEAU, Ian & REES, Gareth. Language Leader Workbook with Key and Audio CD – Pre-Intermediate. Pearson-Longman, 2008.


Informações Relevantes
O aluno será responsável pela compra do livro didático adotado para o curso.

Carga Horária:

53 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP