58205 - Inglês para Graduandos USP - Nível IV |
Período da turma: | 17/02/2014 a 26/06/2014
|
||||
|
|||||
Descrição: | Título do Curso
Inglês para Graduandos USP – Nível 4 (B1) Público- alvo Alunos da Graduação -USP Carga horária 53 horas (16 semanas) Modalidade (X ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância Objetivos Gerais Aprimorar habilidades de compreensão e expressão orais e escritas relativas a usuário independente de língua inglesa, com foco em aspectos linguístico-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações informais e em contextos universitários. Objetivos Específicos a) criar condições de vivência de situações comunicativas autênticas e usuais, visando à produção e compreensão da língua inglesa oral e escrita, de forma que o aluno consiga atingir o nível intermediário B1. b) favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade. c) desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua, para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem. Justificativa As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem, cada vez mais, com frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Programas de intercâmbio internacional, que exigem o domínio da língua inglesa, estão disponíveis com mais frequência para os alunos da graduação. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido de auxiliar o aluno a desenvolver a proficiência em língua inglesa e, assim, a participar de eventos comunicativos pertinentes aos contextos acadêmicos de nossa Universidade. Conteúdo Programático O aluno aprenderá neste curso: * Fazer anotações ou esquemas; * Falar sobre inovações; * Falar sobre planos pessoais e profissionais * Falar sobre o trabalho e negócios; * Fazer apresentações curtas; * Falar sobre questões ambientais; * Comentar sobre esportes; * Usar ênfase no discurso; * Usar marcadores de pausa no discurso oral; * Descrever quadros e tabelas; * Descrever um processo; * Escrever narrativas; * Escrever ensaios, apontando vantagens e desvantagens; * Escrever um relatório curto; * Escrever emails formais. Metodologia O processo de ensino-aprendizagem é visto como contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que levem a interações sociais significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos. Avaliação O participante será avaliado de forma contínua por meio de portfólios de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo: a) apresentações orais de trabalho desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa; b) atividades de compreensão oral; c) atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa; d) provas; e) autoavaliações. Critérios para aprovação Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média 7,0 no curso. Frequência mínima O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas, isto é, ele não poderá exceder seis faltas no decorrer do curso. Número de vagas por turma 20 vagas Pré-Requisitos a) estar regularmente matriculado em um curso de graduação da USP; b) ter sido aprovado no Inglês para Graduandos III. c) Já ter cursado, pelo menos, o 1º semestre letivo de seu curso de origem. Critérios para atribuição de vagas 1ª) número maior de semestres cursados na graduação; 2º) sorteio de vagas. Bibliografia LEBEAU, Ian & REES, Gareth. Language Leader CourseBook and CD-Room – Pre-Intermediate. Pearson-Longman, 2008. LEBEAU, Ian & REES, Gareth. Language Leader Workbook with Key and Audio CD – Pre-Intermediate. Pearson-Longman, 2008. Informações Relevantes O aluno será responsável pela compra do livro didático adotado para o curso. |
||||
Carga Horária: |
53 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Angela Cristina de Oliveira Corte |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |