Atividade

58674 - Atenção paliativa ao paciente com câncer

Período da turma: 15/04/2014 a 30/04/2014

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa: Enfoque no processo de adoecimento por câncer com ênfase nos aspectos que envolvem esse diagnóstico, tais como: tabu em relação à doença, receios que cercam paciente e família, principais sintomas, tendo enfoque no cuidado paliativos. Manuseio de medicações de uso comum em Cuidados Paliativos no paciente com câncer, dada a importância do controle de sintomas, assim como atenção ao preconceito embutido no uso de opióide para controle de dor. Intervenção junto ás famílias buscando um cuidado global, no que se refere aos sintomas do toda ordem: físicos, emocionais, sociais, espirituais etc. Relação estabelecida entre diagnóstico oncológico, estadiamento e condição socioeconômica, facilidade/dificuldade de acesso a serviços de saúde.

Objetivos: Apresentar e discutir as intervenções em Cuidados Paliativos relacionadas ao paciente com câncer de diferentes etiologias e nos diferentes estádios, inclusive quando a proposta for paliativa. Capacitar o aluno quanto aos conceitos principais de Cuidados Paliativos aplicáveis ao paciente com câncer enfatizando o controle de sintomas em uma proposta de avaliação do mesmo envolvendo as diferentes facetas do sofrimento humano: física, emocional, espiritual, social, familiar, financeira etc.
Metodologia de ensino: aulas expositivas, aulas dialogadas, organização de seminários, apresentação de filmes, seguido de discussão com diferentes profissionais, discussão de casos clínicos atendidos em uma das unidades de prática.
Metodologia de avaliação: Prova e/ou apresentação de relatório com discussão do caso proposto, de forma estruturada, pela equipe de avaliação.

Bibliografia:
ANCP. Manual de Cuidados Paliativos. Academia Nacional de Cuidados Paliativos. São Paulo: Sulina, 2012.
Cuidado Paliativo / Coordenação Institucional de Reinaldo Ayer de Oliveira. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, 2008.
INCA Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Coordenação Geral de Gestão Assistencial. Coordenação de Educação. Comunicação de notícias difíceis: compartilhando desafios na atenção à saúde / Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Gestão Assistencial. Coordenação de Educação.– Rio de Janeiro: INCA, 2001.
KISSANE, D.W.; BULTZ, B.D.; BUTOW, P.M.: FINLAY, I.G. Handbook of Communication in Oncology and Palliative Care. New York: Oxford University Press, 2010. 748p.
PIMENTA, C. A. M., MOTA, D. D. C. F. & CRUZ, Diná A. L. M. Dor e Cuidados Paliativos: enfermagem, medicina e psicologia. São Paulo: Manole, 2006.
SPOSATI, A. Mapa da Exclusão/Inclusão na cidade de São Paulo. Políticas Públicas: proteção e emancipação. [Reportagens] In: http://www.comciencia.br/reportagens/ppublicas/pp11.htm. [Acesso: 01/03/2012]

Carga Horária:

46 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 13
 
Ministrantes: Angélica Massako Yamaguchi


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP