Atividade

59958 - Efeito da Prática

Período da turma: 02/11/2015 a 23/11/2015

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Conceitos e informações de pesquisa sobre três aspectos relacionados à aprendizagem de habilidades motoras: quantidades/distribuição de prática, variabilidade de prática, variabilidade de prática e transferência de aprendizagem. Serão abordados não apenas as conceituais, mas principalmente a aplicação prática em situações relacionadas à aquisição de habilidades motoras, destacando-se princípios de manipulação de variáveis, tais como: aproveitamento do tempo de prática, distribuição das tentativas e das sessões de prática, forma de variação das condições de prática e procedimentos para maximizar a transferência de aprendizagem para novas tarefas e contextos de execução de uma habilidade.
- Objetivo: Transmitir conceitos e princípios de aplicação prática sobre diversas variáveis que afetam a taxa e magnitude da aprendizagem de habilidades motoras.
- No. de horas-atividade: 30 h
- Conteúdo programático: 1. Introdução: variáveis ambientais relacionadas à aprendizagem motora 2. Variabilidade de prática (a) teoria de esquema (b) interferência contextual (c) tarefas simples e tarefas complexas (d) variabilidade de prática em função estágio de aprendizagem no modelo de Gentile 3. Distribuição de prática (a) conceitos (b) formas de distribuição de prática dentro de uma sessão e entre sessões (c) causas dos efeitos encontrados 4. Quantidade de prática (a) superaprendizagem (b) relação entre prática e desempenho (c) uso do ambiente para maximizar a quantidade de prática 5. Prática pelo todo x prática pelas partes (a) organização x complexidade (b) estágio de aprendizagem (c) métodos de fracionamento (d) uso da atenção 6. Prática mental (a) efeitos de aprendizagem e preparação (b) estágios de aprendizagem (c) natureza das tarefas mais beneficiadas 7. Síntese
- Referências bibliográficas:
HOFFMAN, S.; HARRIS, J. Cinesiologia: o estudo da atividade física. Porto Alegre, Artmed, 2002.
KERR, R. Psychomotor learning. New York, CBS College, 2002.
KLEIMAN, M. The acquisition of motor skill. New Jersey. Princeton Book, 1982.
MANOEL, E.J. Aprendizagem motora: o processo de aquisição de ações habilidosas. In: A.F. Neto, S. Goeller& V. Bracht. (orgs), As ciências do esporte no Brasil, Campinas, Editores Associados, 1995.
MAGILL, R.A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo, Edgard Blucher, 2000
SCHMIDT, R.A. Motor control and learning: a behavioral emphasis. Champaign, Human Kinetics, 1988.
SCHMIDT, R.A.; WRISBERG, C. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre, Artmed, 2001.
TEIXEIRA, L.A. Produção de novos movimentos: um teste à hipótese de variabilidade de prática. Kinesis, 6 (2), 187-202, 1990.
TEIXEIRA, L.A. Avanços em comportamento motor. Rio Claro, Movimento, 2001.
TEIXEIRA, L.A. Aprendizagem de habilidades motoras na ginástica artísitica. In: NUNOMURA, M.; NISTA-PICCOLO, V.L. (eds). Compreendendo a ginástica artística. São Paulo, Phorte, p.77-106, 2004.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Ana Paula Kogake Claudio
Luzimar Raimundo Teixeira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP