Atividade

59959 - Funções Sensório-Perceptivas e Atenção

Período da turma: 20/04/2015 a 13/05/2015

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Conceitos relativos à atenção como capacidade limite e atenção seletiva, além das teorias de atenção. Serão abordados também os sistemas sensoriais importantes para o controle de movimentos - tais como, visão, audição, tato e propriocepção - e mecanismos perceptivos que permitem obter informações sobre posição e deslocamento do corpo e de elementos do meio ambiente circundante. Esse tema será tratado a partir de um modelo geral de controle motor, no qual são apresentados os diferentes estágios, e respectivas características, pelos quais passa a informação desde a sua detecção até se transformar em movimentos voluntários. Esse modelo será empregado como referência para organizar o estudo nos três módulos subsequentes.
- Objetivo: Transmitir conhecimentos sobre o sistema sensorial e funções perceptivas relacionadas à motricidade humana, e sobre processos atencionais relacionados ao nível superior de controle e aprendizagem motora.
- No. de horas-atividade: 30h
- Conteúdo programático: 1 Sistema sensorial (a) proprioceptores - aparelho vestibular e seu papel na regulação do equilíbrio corporal, órgãos tendinosos de Golgi e seu papel no controle da tensão muscular, fusos musculares e sua participação no controle de posturas e movimentos, receptores articulares: informações úteis para o controle motor (b) audição: aspectos temporais e espaciais, tato e sua participação no controle de força, visao: visão focal e periférica, perseguição visual e alvos móveis, sistemas de detecção de movimento, visão monocular e binocular, intermitência no uso de informação visual, canais para processamento de informação visual 2. Funções perceptivas (a) atenção seletiva, (b) reconhecimento de padrões, (c) antecipação 3. Capacidade de atenção (a) o processamento de informação ocorre em três níveis de informação: nível pré-atencional: processos sensoriais, nível atencional: atividades que requerem recursos limitados de atenção, nível sub-atencional: coordenação de inúmeras estruturas participantes da ação (b) atenção e complexidade funcional (c) avaliação do nível de automatização em ações motoras (d) teorias de atenção e suas implicações no controle motor 4. Síntese
- Referências Bibliográficas:
GOODALE, M.A. Vision and action: the control of grasping. New Jersey, Ablex, 1990.
IVRY, R.B. et al. Neurociência cognitiva. Porto Alegre, Artmed, 2006.
LENT, R. Cem bilhões de neurônios. Rio de Janeiro, Atheneu, 2002.
MAGILL, R.A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo, Edgard Blucher, 2000.
PIEK, J.P. Motor behavior and human skill: a multidisciplinary approach. Champaign, Human Kinetics, 1998.
PURVES, D. et al. Neurociências. Porto Alegre, Artmed, 2005.
SAGE, G.H. Motor learning and control: a neuropsychological approach. Dubuque, Iowa, Wm. E. Brown, 1984.
SCHMIDT, R.A. Motor control and learning: a behavioral emphasis. Champaigh, Human Kinetics, 1988.
SCHMIDT, R.A. & WRISBERG, C. Aprendizagem e performance motora. Porto Alegre, Artmed, 2001.
SHUMWAY-COOK, A. WOOLLACOTT, M. Controle motor: teoria e aplicações práticas (2. ed). São Paulo, Manole, 2003.
TEIXEIRA, L.A. Avanços em comportamento motor. Rio Claro, Movimento, 2001.
TEIXEIRA, L.A. Controle motor. São Paulo, Manole, 2006.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Ana Paula Kogake Claudio
Luzimar Raimundo Teixeira
Sylvia Lucia de Freitas


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP