Atividade

59960 - Informação Extrínseca

Período da turma: 09/10/2015 a 30/10/2015

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Conceitos e informações de pesquisa relacionadas à importância das informações extrínsecas na aprendizagem de habilidades motoras: instrução e conhecimento de resultados. No tema instrução, serão enfocados os meios pelos quais uma instrução pode ser transmitida e quais são os critérios para se escolher a estratégia de comunicação, assim como os efeitos esperados na aprendizagem. No desenvolvimento do tema conhecimento de resultados, serão apresentadas as diferentes formas de manipulação dessa informação sobre o desempenho e os efeitos esperados na aprendizagem motora.
- Objetivo: Transmitir conceitos e princípios relacionados ao fornecimento de informações extrínsecas na forma de instrução e conhecimento de resultados.
- No. de horas-atividade: 30 h
- Conteúdo programático: 1. Introdução: o papel da informação extrínseca na aprendizagem de habilidades motoras 2. Instrução e aprendizagem (a) instrução verbal e visual: implicações práticas (b) instrução em função do estágio de aprendizagem (c) modelamento: modelos habilidosos e em processo de aprendizagem (d) quantidade de informação por instrução (e) dicas de aprendizagem (f) atenção seletiva (g) implicações do tipo tarefa motora: circuito aberto x circuito fechado 3. Feedback aumentado (a) papeis do feedback aumentado (b) conhecimento de resultados x conhecimento de desempenho (c) via sensorial (visual x auditivo x tátil) (d) quantidade de informação (quantitativo x qualitativo) (e) frequência do feedback aumentado (individual x intercalado x agrupado x resumido) (f) atraso do feedback aumentado (imediato x atrasado) (g) fornecimento do feedback aumentado em função da amplitude de erro (h) caráter descritivo x caráter prescrito do feedback aumentado (i) características temporais do feedback aumentado (j) feedback aumentado concomitante x terminal (k) intervalo pré-feedback aumentado e intertentaivas.
- Referências bibliográficas:
KLEIMAN, M. The acquisition od motor skill. New Jersey. Princeton Book. 1982.
HOFFMAN, S.; HARRIS, J. Cinesiologia: o estudo da atividade física. Porto laegre, Artmed, 2002.
MAGILL, R.A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações (5 ed.). São Paulo, Edgard Blucher.
Manoel, E.J., Aprendizagem motora: o processo de aquisição de ações habilidosas. In: A.F. Neto, S. Goeller & Bracht. (orgs), As ciências do esporte no Brasil. Campinas: Editores Associados, 1995.
SCHMIDT, R.A. Motor control and learning: a behavioral emphasis. Champaign, Human Kinetics, 1988.
SCHMIDT, R.A.; WRISBERG, C. Aprendizagem e preformance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre, Artmed, 2001.
TEIXEIRA, L.A. Estágios de aprendizagem motora e o processo de interação professor-aluno. Kinesis, 6 (1), 23-42, 1990.
TEIXEIRA, L.A Avaliação do processo ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva cibernética. Kinesis, 9, 11-27, 1992.
TEIXEIRA, L.A. Avanços em comportamento motor. Rio Claro, Movimento, 2001.
TEIXEIRA, L.A. Aprendizagem de habilidades motoras na ginástica artísitica. In: NUNOMURA, M.; NISTA-PICCOLO, V.L. (eds). Compreendendo a ginástica artística. São Paulo, Phorte, p.77-106, 2004.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Ana Paula Kogake Claudio
Luzimar Raimundo Teixeira
Sylvia Lucia de Freitas


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP