Atividade

59961 - Introdução à Aprendizagem Motora

Período da turma: 16/09/2015 a 07/10/2015

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Conceitos fundamentais relacionados à aprendizagem de habilidades motoras, abordando a questão em uma perspectiva de cicio de vida. Serão tratadas as características dos estágios de aprendizagem e suas manifestações em diferentes variáveis indicadoras da qualidade de controle motor. Será abordado o desenvolvimento infantil, assim como as características de envelhecimento, com apresentação de informação sobre os diferentes fatores que afetam a emergência, o refinamento e posterior declínio de padrões fundamentais de movimento, tais como maturação, prática prévia, aspectos físicos e cognitivos.
- Objetivo: Introduzir os conceitos principais fundamentais da aprendizagem de habilidades motoras, com ênfase no caráter contínuo da aprendizagem.
- No. de horas-atividade: 30 h
- Conteúdo programático: 1. Introdução: o que significa aprender? 2. A aprendizagem motora pode ser observada em diferentes aspectos do comportamento (características universais das habilidades motoras que se alteram com a aprendizagem (b) curvas de aprendizagem (c) variáveis comportamentais indicadoras de aprendizagem (d) estágios de aprendizagem 3. especificidade e generalidade da aprendizagem motora (a) fatores que tornam a aprendizagem específica às condições de prática (b) transferência de aprendizagem e suas manifestações (c) tipos de transferência de aprendizagem 4. Aspectos desenvolvimentais da aprendizagem motora (a) desenvolvimento infantil - padrões fundamentais de movimento, aspectos que afetam o desenvolvimento de habilidades motoras, o papel da prática motora (b) envelhecimento - preservação da capacidade de aprendizagem com o envelhecimento, o papel da prática de habilidades motoras na preservação da capacidade de movimento 5. Síntese
- Referências bibliográficas:
GALLAHUE, D.; OZMUM, J. Compreendendo o desenvolvimento motor. São Paulo, Phorte, 2005.
HAYWOOD K.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Porto Alegre, Artmed, 2004.
HOFFMAN, S.; HARRIS, J. Cinesiologia: o estudo da atividade física. Porto Alegre, Artmed, 2002.
KERR, R. Psychomotor learning. new York, CBS College, 1982.
KLEIMAN, M. The acquisition of motor skill. New Jersey. Princeton Book, 1982.
MAGILL, R.A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo, Edgard Blucher, 2000.
MANOEL, E.J. Aprendizagem motora: o processo de aquisição de ações habilidosas. In: A.F. Neto, S. Goeller & V. Bracht. (orgs), as ciências do esporte no Brasil. Campinas: Editores Associados, 1995.
SCHMIDT, R.A. Motor control and learning: a behavioral emphasis. Champaign, Human Kinetics, 1988.
SCHMIDT, R.A.; WRISBERG, C. Aprendizagem e preformance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre, Artmed, 2001.
SILVA, J.B. Efeito da especificidade de atividades motoras prévias no controle motor de indivíduos idosos. Dissertação de mestrado. Escola de Educação Física e Esporte, USP, 2004.
TEIXEIRA, L.A. Estágios de aprendizagem motora e o processo de interação professor-aluno. Kinesis, 6 (1), 23-42, 1990.
TEIXEIRA, L.A. Avanços em comportamento motor. Rio Claro, Movimento, 2001.
TEIXEIRA, L.A. Aprendizagem de habilidades motoras na ginástica artísitica. In: NUNOMURA, M.; NISTA-PICCOLO, V.L. (eds). Compreendendo a ginástica artística. São Paulo, Phorte, p.77-106, 2004.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Luzimar Raimundo Teixeira
Sylvia Lucia de Freitas


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP