Atividade

59965 - Mensuração e Avaliação do Comportamento Motor

Período da turma: 23/02/2015 a 20/03/2015

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Descrição: Conceitos sobre mensuração e avaliação, e informações sobre as diferentes formas de mensuração do comportamento motor. Serão apresentadas técnicas de mensuração e análise do movimento humano, organizadas sob os seguintes temas: cinemetria (através de cinematografia e goniometria), dinanometria (através da plataforma de força e dinamômetros), e eletromiografia; precisão espacial e temporal de movimentos; e medidas qualitativas de desempenho.
- Objetivo: Transmitir conceitos e procedimentos práticos relacionados á mensuração do comportamento motor através de distintas técnicas envolvendo a medida direita de aspectos do movimento indicadores de qualidade de desempenho.
- No. de horas-aula:35 h
- Conteúdo programático: 1. Introdução: Mensuração e avaliação do desempenho motor em uma perspectiva multidimensional 2. Medidas temporais (a) tempo de reação simples: visual auditivo e tátil (b) tempo de reação de escolha e de discriminação (c) tempo de movimento e tempo de resposta 3. Medidas de erro (a) indicadoras de precisão de movimento: erro absoluto, erro radical e erro quadrático médio (b) indicadoras de consistência de movimento: erro variável (c) indicadoras de tendência direcional: erro algébrico (d) medidad de erro durante o movimento 4. Medidas de coordenação (a) retrato de fase (b) ângulo de fase (c) relação de fase (d) frequência de transições de fase 5. Cinemática (a) deslocamento, velocidade e aceleração (b) eixos de coordenadas em medidas bidimensionais e tridimensionais (c) medidas derivadas: picos e intervalos de tempo associados (d) uso de camêras e softwares para análise 6. Cinética (a) uso de plataformas de força (b) uso de potenciômetros 7. Eletromiografia 8. Análise qualitativa do movimento 9. Síntese
- Referências Bibliográficas:
BARELA, A.M.F.; DUARTE, M. Utilização da plataforma de força para aquisição de dados cinéticos durante a marcha humana. http://lob.iv.fapesp.br
ENOKA, R. Bases neuromecânicas da cinesiologia. São Paulo, Manole, 2000.
KNUDSON, D.V.; MORRISON, C.S. Análise qualitativa do movimento. São Paulo, Manole, 2001.
MAGILL, R.A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo, Edgard Blucher, 2000.
SCHMIDT, R.A. Motor control and learning: a behavioral emphasis. Champaigh, Human Kinetics, 1988.
SCHMIDT, R.A.; WRISBERG, C. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre, Artmed, 2001.
SHUMWAY-COOK, A.; WOOLLACOTT, M. Contole motor: teoria e aplicações práticas (2.ed.). São Paulo, Manole, 2003.
TEIXEIRA, L.A. Controle motor: uma introdução. São Paulo, Manole, 2006.
WINTER, D.A. Biomechanics and motor control of human movement (2. ed). New York, John Wiley & Sons, 1990.
TRITSCHLER, K. Medidas e avaliação em educação física e esportes de Barrow & McGee. Barueri-SP, Manole, 2003.

Carga Horária:

35 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Ana Paula Kogake Claudio
Luis Augusto Teixeira
Luzimar Raimundo Teixeira


 
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