60176 - Inglês para Escrita Acadêmica |
Período da turma: | 13/08/2014 a 19/11/2014
|
||||
|
|||||
Descrição: | Título do Curso
INGLÊS PARA ESCRITA ACADÊMICA – NÍVEL 1 Público- alvo Alunos de pós-graduação da USP e funcionários Carga horária 30 horas Modalidade ( x ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância Objetivos Gerais - Desenvolver o processo de escrita acadêmica - Aprimorar o conhecimento léxico-gramatical Objetivos Específicos - Redigir parágrafos. - Redigir abstracts. - Estruturar parágrafos. - Escolher léxico mais apropriado ao contexto acadêmico. - Empregar tempos verbais variados. - Empregar a voz passiva. - Saber utilizar diferentes fontes de pesquisa terminológica online. - Utilizar corpora como fonte de pesquisa. Justificativa O número de publicações de textos acadêmico-científicos produzidos em diferentes áreas de conhecimento em línguas estrangeiras é, sem dúvida, bastante significativo. As diversas unidades da Universidade de São Paulo divulgam seus trabalhos nessas publicações. É exigida dos alunos de pós-graduação e de pesquisadores da universidade a redação de abstracts e artigos em língua inglesa. Para atender a esse público, cujo objetivo é redigir textos acadêmicos, propomos o curso “Inglês para Escrita Acadêmica – Nível 1”, voltado para desenvolver a competência de escrita em língua inglesa. Conteúdo Programático Estudo Lexical: grupos nominais, coligações e colocações Uso de dicionários online e impressos Uso de corpora Estrutura de abstract e parágrafos Redação de abstract e parágrafos Tempos verbais Voz Passiva Regência verbal e regência nominal Metodologia O curso apoia-se na metodologia do ensino de inglês para fins específicos, com foco em necessidades específicas dos alunos e com ênfase no uso comunicativo da língua, em estratégias de leitura e aspectos léxico-gramaticais e discursivos pertinentes para a habilidade de leitura. Avaliação Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais ou em grupo. Critérios para aprovação A média para aprovação é igual ou superior a 7,0 (sete) Frequência mínima O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de freqüência às aulas ministradas, isto é, o aluno não poderá exceder duas faltas. Pré-Requisitos Alunos de pós-graduação da USP e funcionários que comprovem necessidade de escrita de artigos acadêmicos. Teste de Nível sim Critérios para atribuição de vagas 60% de acerto na prova de nível Bibliografia HINKEL, E. Teaching Academic ESL Writing. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2004. HOGUE, A.; OSHIMA, A. Academic Writing. New York: Longman-Pearson, 2008. JORDAN, R.R. Academic Writing Course. London: Longman, 1999. ________. English for Academic Purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. MACCARTHY, M. English Collocations in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. MACCARTHY, M.; O’DELL, F. Academic Vocabulary in Use. Cambridge.Cambridge University Press, 2000. MARCELLO, Nivia. Perfect Tenses. São Paulo: Disal Editora, 2006. STRAUCH, A. Bridges to Academic Writing. Cambridge.Cambridge University Press, 2000. TAGNIN, Stella. O Jeito que a Gente Diz. São Paulo: Disal Editora, 2013. Dictionaries HILL, J.; LEWIS, M. Dictionaryof selected collocations. Hove: LTP Business, 2003. Longman Dictionary of Contemporary English. London: Longman, 2004. Language Activator. Essex: Longman, 2005. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |