Atividade

62776 - O imaginário sobre o indígena no Brasil: Marcos históricos e educação escolar

Período da turma: 01/04/2015 a 30/04/2015

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Descrição: Objetivos: Proporcionar aos participantes do curso uma compreensão da diversidade de versões sobre a história do Brasil, confrontando o discurso escolar com as compreensões indígenas a respeito do percurso das relações com o Estado e os povos que imigraram para o território brasileiro. Compreender como a escolarização veio contribuindo historicamente para a construção do imaginário contemporâneo a respeito dos povos indígenas.

Justificativa: Consideramos que para a formação dos educadores em relação à lei 11.645/08, é relevante compreender profundamente o papel da escola na reiteração e/ou questionamento de concepções seletivas sobre a história do Brasil. O papel ativo da educação escolar no silenciamento e na veiculação de ideias a respeito dos povos indígenas, convergentes ou distintas das visões que esses povos têm a respeito de si e do processo histórico.

Ementa: a) História do Conhecimento: saberes indígenas e não indígenas; b) Histórias do Processo Colonial: as múltiplas versões e suas implicações; c) Educação Escolar no Brasil: a imposição de um imaginário nos processos de subjetivação.

Referências Bibliográficas:
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Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Bruno Simões Gonçalves
Danilo Silva Guimarães
Emerson de Oliveira Souza
Marie Claire Sekkel
Vanessa Alvarenga Caldeira
Veridiana Silva Machado


 
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