62776 - O imaginário sobre o indígena no Brasil: Marcos históricos e educação escolar |
Período da turma: | 01/04/2015 a 30/04/2015
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Descrição: | Objetivos: Proporcionar aos participantes do curso uma compreensão da diversidade de versões sobre a história do Brasil, confrontando o discurso escolar com as compreensões indígenas a respeito do percurso das relações com o Estado e os povos que imigraram para o território brasileiro. Compreender como a escolarização veio contribuindo historicamente para a construção do imaginário contemporâneo a respeito dos povos indígenas.
Justificativa: Consideramos que para a formação dos educadores em relação à lei 11.645/08, é relevante compreender profundamente o papel da escola na reiteração e/ou questionamento de concepções seletivas sobre a história do Brasil. O papel ativo da educação escolar no silenciamento e na veiculação de ideias a respeito dos povos indígenas, convergentes ou distintas das visões que esses povos têm a respeito de si e do processo histórico. Ementa: a) História do Conhecimento: saberes indígenas e não indígenas; b) Histórias do Processo Colonial: as múltiplas versões e suas implicações; c) Educação Escolar no Brasil: a imposição de um imaginário nos processos de subjetivação. Referências Bibliográficas: ALBERT, B. & RAMOS, A. R. Pacificando o branco: cosmologias do contato no norte-amazônico (pp.239-274). São Paulo: UNESP, 2002. ALMEIDA, M. R. C. (2012) Os índios na História do Brasil no século XIX: da invisibilidade ao protagonismo. Revista História Hoje, v. 1, no 2, p. 21-39 ANGTHICHAI & OUTROS. O povo Pataxó e suas histórias. 2. ed. São Paulo: Global, 1999. BERGER, P. L., & LUCKMANN, T. A construção social da realidade: Tratado sobre a sociologia do conhecimento (pp. 35-69 e pp. 173-242). Petrópolis: Vozes, 2003. BOFF, Leonardo. O casamento entre o céu e a terra: contos dos povos indígenas no Brasil. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001. BUENO, Eduardo. Náufragos, traficantes e degredados. Rio de Janeiro: Objetiva (Col. Terra Brasilis, v.2). CÂNDIDO, Antônio. Possíveis raízes indígenas de uma dança popular. In: SCHADEN, Egon. Leituras de Etnologia brasileira. São Paulo: Comp. Ed. Nacional, 1976. (Col. Biblioteca Universitária, Série 2a. Ciências Sociais, v. 7). COSTA, P. E. S. (2007) Do sensível ao inteligível: o Auto de São Lourenço. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba. IRMÃZINHAS DE JESUS. O renascer do povo Tapirapé (Diário 1952-1954). São Paulo: Salesiana, 2002. JAHODA, G. Psychology and anthropology: a psychological perspective. Academic Press, 1982. JECUPÉ, Olívio. Verá: o contador de histórias. São Paulo: Peirópolis, 2003. (Coleção memórias ancestrais. Povo Guarani). JUNQUEIRA, Carmem. Antropologia Indígena: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999. K METRAUX, Alfred. A religião dos Tupinambás. 2 ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979. (Col.Brasiliana, v. 267). MUNDURUKU, Daniel. Histórias de índio. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998. PREZIA, Benedito. . Uma história mal contada. Desvendando a História. São Paulo: Ed. Escala Educacional, fasc.15, s/d., p. 20-23. PREZIA, Benedito & HECK, Egon. Povos Indígenas: terra é vida. 6 ed. São Paulo: Atual/Saraiva, 2007 (Coleção Espaço e Debate). QUINTILIANO, Aylton. A guerra dos Tamoios. 2 ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003. PATTO, M. H. S. (2008) A Produção Do Fracasso Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo RIBEIRO, Berta G. O índio na cultura brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1987. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. RIBEIRO, R. R. (2004) Colônia(s) de Identidades: Discursos sobre as raças nos manuais escolares de História do Brasil. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. SILVA, Aracy Lopes da & GUPIONI, Luis Donizete Benzi (org.). A temática indígena na sala de aula: novos subsídios para professores de 1° e 2° graus. São Paulo: Global, 2000. VALSINER, J. Fundamentos da Psicologia Cultural: Mundos da Mente, Mundos da Vida. São Paulo:Artmed. 2012. VENTURI, G. e BOKANY, V. Indígenas no Brasil: Demandas dos povos e percepções da opinião pública. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013. VIVEIROS DE CASTRO, E. B. (2006) No Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é. São Paulo: Instituto Socioambiental. WAGNER, R. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Bruno Simões Gonçalves Danilo Silva Guimarães Emerson de Oliveira Souza Marie Claire Sekkel Vanessa Alvarenga Caldeira Veridiana Silva Machado |
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