62777 - O protagonismo indígena: resistências, movimentos indígenas e conquistas históricas atuais |
Período da turma: | 01/05/2015 a 31/05/2015
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Descrição: | Objetivo: Compreender a situação atual dos povos indígenas no que diz respeito às dificuldades de efetivação dos direitos conquistados nas últimas décadas, a recente participação de indígenas no contexto acadêmico com as políticas de ação afirmativa e a presença indígena no contexto urbano.
Justificativa: Consideramos que para a formação dos educadores em relação à lei 11.645/08, é relevante compreender os modos de vida e as demandas contemporâneas dos povos indígenas, que incluem tensões decorrentes da participação e inclusão de suas tradições nos contextos acadêmicos e urbanos. Ementa:a) Lutas e conquistas de direitos: reconhecimentos e desconhecimentos; b) Contribuições indígenas ao saber acadêmico; c) Intersubjetividade e presença indígena na cidade de São Paulo Referências Bibliográficas: ALBERT, B. & RAMOS, A. R. Pacificando o branco: cosmologias do contato no norte-amazônico (pp.239-274). São Paulo: UNESP, 2002. AURELIANO, A. L. P. e MACHADO Jr, E. V. Alcoolismo no contexto indígena brasileiro: mapeamento da bibliografia nacional. Antropos, v. 4, n. 5, p. 40-72, 2012. BERGER, P. L., & LUCKMANN, T. A construção social da realidade: Tratado sobre a sociologia do conhecimento (pp. 35-69 e pp. 173-242). Petrópolis: Vozes, 2003. BILEWICZ, M.; BILEWICZ, A. Who defines humanity? Psychological and cultural obstacles to omniculturalism. Culture & Psychology, v. 18, n. 3, p., 2012. BOFF, Leonardo. O casamento entre o céu e a terra: contos dos povos indígenas no Brasil. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001. CIMI. Povos livres e índios na cidade; Povos ressurgidos. In: Outros 500, construindo uma nova história. São Paulo: Salesiana, 2001. COSTA, Maria Heloísa Fenelon. O mundo dos Mehinaku e suas representações visuais. Brasília:Ed. UnB/CNPq; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1988. GUIMARÃES, D. S. (2012). Desdobramentos de um possível diálogo entre psicologia cultural e psicologia americanista. In: VICHIETTI, S. M. P. (Org). Psicologia Social e Imaginário. Leituras Introdutórias. São Paulo: Zagadoni: 153-167. GUIMARÃES, D. S. (2014). Indígenas entre a Amazônia e São Paulo: atravessamentos Dialógicos. In: Rodrigues, R. A. Sofrimento mental de indígenas na Amazônia (pp.9-40). Parintins: Editora da Universidade Federal do Amazonas. GERLIC, Sebastián (org.). Índios na visão dos índios: Pankararu. Salvador: Gráfica Helena, 2001. GUIMARÃES, L. A. M. e GRUBITS, S. Alcoolismo e violência em etnias indígenas: uma visão crítica da situação brasileira. Psicologia & Sociedade, v. 19, n. 1, p. 45-51, 2007 JAHODA, G. Critical reflections on some recent definitions of 'culture'. Culture & Psychology, v. 18, n. 3, p., 2012. JECUPÉ, Olívio. Verá: o contador de histórias. São Paulo: Peirópolis, 2003. (Coleção memórias ancestrais. Povo Guarani). LARAIA, Roque de Barros. Tupi: Índios do Brasil atual. São Paulo: FFLCH/USP, 1986 (Col. Antropologia, v. 11). RASMUSSEN, S. Encountering being, identity, and otherness: Reconsidering Guimarães's ''Amerindian anthropology and cultural psychology'' and Amerindian perspectivism, with insights from anthropology of religion, African humanities, and collaborative ethnography. Culture Psychology, v. 17, n. 2, p. 159-176, 2011. RIBEIRO, Berta G. O índio na cultura brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1987. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. SILVA, Waldemar Andrade. Lendas e mitos dos índios brasileiros. 2 ed. São Paulo: FTD, 1999. SOUZA, M. L. P., DESLANDES, S. F. e GARNELO, L. Modos de vida e modos de beber de jovens indígenas em um contexto de transformações. Ciência e Saúde coletiva, v. 15, n. 3, p. 709-716, 2010. STOCK, B. S. & FONSECA, T. M. G. Para desacostumar o olhar sobre a presença indígena no urbano.Psicologia & Sociedade, v. 25, n. 2, p. 282-287, 2013. VENTURI, G. e BOKANY, V. Indígenas no Brasil: Demandas dos povos e percepções da opinião pública. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013. VIVEIROS DE CASTRO, E. B. (2006) No Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é. São Paulo: Instituto Socioambiental. WAGNER, R. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Bruno Simões Gonçalves Danilo Silva Guimarães Emerson de Oliveira Souza Marie Claire Sekkel Vanessa Alvarenga Caldeira Veridiana Silva Machado |
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