Atividade

63415 - Inglês para Escrita Acadêmica

Período da turma: 04/03/2015 a 24/06/2015

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso
INGLÊS PARA ESCRITA ACADÊMICA – NÍVEL 1


Público- alvo
Alunos de pós-graduação da USP e funcionários


Carga horária
30 horas


Modalidade
( x ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância


Objetivos Gerais
- Desenvolver o processo de escrita acadêmica
- Aprimorar o conhecimento léxico-gramatical


Objetivos Específicos
- Redigir parágrafos.
- Redigir abstracts.
- Estruturar parágrafos.
- Escolher léxico mais apropriado ao contexto acadêmico.
- Empregar tempos verbais variados.
- Empregar a voz passiva.
- Saber utilizar diferentes fontes de pesquisa terminológica online.
- Utilizar corpora como fonte de pesquisa.


Justificativa
O número de publicações de textos acadêmico-científicos produzidos em diferentes áreas de conhecimento em línguas estrangeiras é, sem dúvida, bastante significativo. As diversas unidades da Universidade de São Paulo divulgam seus trabalhos nessas publicações. É exigida dos alunos de pós-graduação e de pesquisadores da universidade a redação de abstracts e artigos em língua inglesa. Para atender a esse público, cujo objetivo é redigir textos acadêmicos, propomos o curso “Inglês para Escrita Acadêmica – Nível 1”, voltado para desenvolver a competência de escrita em língua inglesa.


Conteúdo Programático
Estudo Lexical: grupos nominais, coligações e colocações
Uso de dicionários online e impressos
Uso de corpora
Estrutura de abstract e parágrafos
Redação de abstract e parágrafos
Tempos verbais
Voz Passiva
Regência verbal e regência nominal


Metodologia
O curso apoia-se na metodologia do ensino de inglês para fins específicos, com foco em necessidades específicas dos alunos e com ênfase no uso comunicativo da língua, em estratégias de leitura e aspectos léxico-gramaticais e discursivos pertinentes para a habilidade de leitura.


Avaliação
Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais ou em grupo.


Critérios para aprovação
A média para aprovação é igual ou superior a 7,0 (sete)

Frequência mínima
O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de freqüência às aulas ministradas, isto é, o aluno não poderá exceder duas faltas.


Pré-Requisitos
Alunos de pós-graduação da USP e funcionários que comprovem necessidade de escrita de artigos acadêmicos.


Teste de Nível
sim


Critérios para atribuição de vagas
60% de acerto na prova de nível


Bibliografia
HINKEL, E. Teaching Academic ESL Writing. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2004.

HOGUE, A.; OSHIMA, A. Academic Writing. New York: Longman-Pearson, 2008.

JORDAN, R.R. Academic Writing Course. London: Longman, 1999.
________. English for Academic Purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

MACCARTHY, M. English Collocations in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
MACCARTHY, M.; O’DELL, F. Academic Vocabulary in Use. Cambridge.Cambridge University Press, 2000.
MARCELLO, Nivia. Perfect Tenses. São Paulo: Disal Editora, 2006.
STRAUCH, A. Bridges to Academic Writing. Cambridge.Cambridge University Press, 2000.
TAGNIN, Stella. O Jeito que a Gente Diz. São Paulo: Disal Editora, 2013.


Dictionaries
HILL, J.; LEWIS, M. Dictionaryof selected collocations. Hove: LTP Business, 2003.
Longman Dictionary of Contemporary English. London: Longman, 2004.
Language Activator. Essex: Longman, 2005.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Priscila Mayumi Hayama


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP