Atividade

63416 - Inglês para leitura de textos na área de humanas

Período da turma: 04/03/2015 a 24/06/2015

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Público- alvo
Alunos de graduação, pós-graduação docentes e, caso existam vagas remanescentes, público externo.


Carga horária
45 horas


Modalidade
( x ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância


Objetivos Gerais
Ao final deste curso de 45 horas, os alunos serão capazes de:
• Selecionar informações de textos jornalísticos e científicos na área de humanas de acordo com o objetivo de leitura estabelecido.
• Reconhecer e interpretar a organização do texto, tomando como base a estrutura pertinente a ele.
• Inferir ou pesquisar significado de palavras desconhecidas.
Objetivos Específicos
• Interpretar textos extraídos de fontes diversas, tais como: revistas, periódicos, livros, teses, internet, bases de dados eletrônicas, etc.
• Praticar estratégias de leitura no nível de compreensão geral e pontos específicos.
• Reconhecer os mecanismos básicos de coesão e coerência textuais.
• Identificar os tempos verbais presentes em textos jornalísticos e acadêmicos.


Justificativa
Esse curso visa atender alunos da área de Humanas com temas que sejam de interesse da maioria que frequenta a sala de aula. Ele pretende abordar de forma intensiva o mesmo conteúdo dado nos demais cursos de leitura para fins específicos oferecidos pelo Centro de Línguas, para atender público da área de humanas que tem disponibilidade para frequentar aulas uma vez por semana.
Sua oferta justifica-se pela demanda de leitura em língua inglesa nos programas de graduação e pós graduação. Alunos de ambos os contextos deparam, cada vez mais cedo, com a necessidade de ler, resumir e refletir a respeito de conteúdos divulgados em revistas internacionais, capítulos de livros, periódicos acadêmicos, dissertações, sumários de teses, entre outras fontes. Além disso, o próprio ingresso na pós graduação exige aprovação em exames de proficiência na habilidade de leitura. Isso se deve ao fato de o avanço nas pesquisas só ser possível com o acesso a uma bibliografia sem tradução para a língua materna.


Conteúdo Programático
• Conscientização do processo de leitura.

• Prática de estratégias de leitura que envolvem diversas formas de interpretação sem recorrer à tradução literal, como antecipação de conteúdo, interpretação de palavras desconhecidos pelo contexto em que ela aparece, interpretação das palavras repetidas e de palavras-chave, uso de conhecimento prévio, dicas tipográficas, seletividade, flexibilidade, skimming, scanning.



• Tópicos gramaticais essenciais aplicados à leitura, como interpretação de sintagmas nominais, segmentação das partes sentenças, distinção entre função morfológica e sintática da palavra, reconhecimento dos tempos verbais e suas respectivas noções; percepção dos diferentes marcadores do discurso e de suas respectivas funções retóricas; reconhecimento de marcas coesivas do texto, estudo da voz passiva e das diferentes categorias gramaticais do sufixo ING.

• Ensino-aprendizagem de vocabulário temático e glossário acadêmico.


Metodologia
O curso apoia-se na metodologia do ensino de inglês para fins específicos, com foco em necessidades específicas dos alunos e com ênfase no uso comunicativo da língua, em estratégias de leitura e aspectos léxico-gramaticais e discursivos pertinentes para a habilidade de leitura.


Avaliação
Provas escritas e individuais e/ ou trabalhos escritos individuais
Os conteúdos ministrados em classe serão consolidados por tarefas de leituras semanais que fazem parte da avaliação.


Critérios para aprovação
A média para aprovação é igual ou superior a 7,0 (sete).


Frequência mínima
O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas, isto é, o aluno não poderá exceder três faltas.


Oferecimento
Terças: das 12 às 15 horas (curso de três horas por semana).



Pré-Requisitos
Alunos USP – graduação e pós graduação na área de Humanas.
Público externo – alunos de graduação, graduados e pós graduandos área de Humanas.


Teste de Nível
Não há.


Bibliografia
Bibliografia básica:
Apostila elaborada pela professora de acordo com o conteúdo programático acima especificado e com base na metodologia do Inglês para Fins Específicos.
Bibliografia complementar:
BRUSCHINI, R. Aumente seu Vocabulário em Inglês: Prefixos e Sufixos.São Paulo: Disal, 2012.
CAMBRIDGE Dictionary of American English for speakers of Portuguese. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005.
FIORE, A. et al. Leitura em Língua Inglesa. São Paulo: Disal, 2011.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 2004.
PASSWORD English Dictionary for Speakers of Portuguese. São Paulo, Martins Fontes.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP