Atividade

63891 - A Botânica no Cotidiano

Período da turma: 30/03/2015 a 22/06/2015

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Cursos de atualização/difusão para professores de educação básica têm sido oferecidos anualmente pelas coordenadoras nas várias frentes do ensino de botânica desde 2004. Os cursos correspondem a atividades de extensão universitária e visam contribuir na formação continuada de profissionais do ensino básico formal e não formal, além de projetar nossa instituição na realidade intra e extra-universitária. A edição 2015 do curso contará com a participação de outros docentes do Departamento de Botânica do IB-USP. O principal objetivo dessa ação é amenizar a dificuldade do ensino de Botânica na sala de aula e reforçar conceitos botânicos em uma abordagem atualizada e evolutiva. A nossa experiência evidenciam sérias lacunas na formação dos professores/educadores, além das dificuldades relacionadas ao uso de estratégias didáticas práticas em sala de aula.
Nesse contexto, propomos um curso voltado à:
a) discussão sobre o significado de “aula prática” com estratégia pedagógica e a necessidade de planejamento e escolha da estratégia didática;
b) realização de atividades teórico-práticas visando a atualização dos professores/educadores com temas ligados ao cotidiano e a aspectos atuais da Botânica;
c) contextualização de conteúdos conceituais botânicos mediante aplicação de atividades teórico-práticas com diversas ferramentas didáticas.
Com a proposta deste curso esperamos colaborar com a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica através da atualização e formação continuada dos professores, fomentando discussões relacionadas a temas botânicos.

Equipe envolvida: Profa Dra Fungyi Chow
Profa Dra Déborah Yara Alves Cursino dos Santos

Objetivos
a) Discutir e refletir sobre o significado de aulas práticas no seu sentido amplo e sua aplicabilidade em sala de aula;
b) Possibilitar a discussão e reflexão sobre alguns temas de Botânica, com abordagens modernas e atualizadas, a fim de estimular professores da Educação Básica no desenvolvimento de diferentes estratégias didáticas nas suas atuações em sala de aula.

Descrição sumária
O curso terá carga horária total de 60h, com aulas às 2ª-feiras das 18h30 – 21h, no período de 30/março - 22/junho de 2015, além de uma atividade ao sábado (excursão ao litoral de Itanhaém, SP).
Os participantes serão avaliados através da frequência nas aulas (mínimo 85%), dos estudos dirigidos e participação nas atividades.

Planejamento das atividades
Aulas: 2ª-feiras (18h30 – 21h); 30/março - 22/junho/2015.
O curso contará com a participação dos colegas do Departamento de Botânica Estela M. Plastino, Verônica Angyalossy, Gregório C.T. Ceccantini, Claudia M. Furlan e Luciano Freschi. Os temas abordados durante o curso serão: Árvore da vida, Reconhecimento dos principais grupos de “vegetais”, As plantas no dia-a-dia, Morfologia vegetal, O contínuo das plantas, Anatomia da madeira, Morfologia floral, Ciclos de vida, Fisiologia vegetal, O ambiente costeiro.

Metodologia:
1. Leitura e discussão de textos especializados para a construção dos conceitos de laboratório;
2. Abordagem dialogada de conceitos relativos a possíveis estratégias para trabalhos em laboratório;
3. Preparação de um programa de aprendizagem (tema, estratégia, objetivos, planejamento da atividade, avaliação).

Formas de avaliação:
1. Acompanhamento da evolução do aluno através da discussão das aulas teórico-práticas;
2. Participação dos alunos nas discussões e aulas teórico-práticas;
3. Frequência nas aulas.

Bibliografia
Ambrose, B.A., Purugganan, M. 2013. The evolution of plant form. Annual Plant Review Volume 45. Wiley-Blackwell, Chichester, 382p.
Anastasiou, L.G. C., Alves, L.P. 2009. Processos de ensinagem na Universidade. 8ª Ed. Editora Univille, Joinville, 155p.
Judd, W.S., Campbell, C.S., Kellogg, E.A., Stevens, P.F., Donoghue, M.J. 2009. Sistemática Vegetal. Um enfoque filogenético. 3a ed. Editora Artmed, Porto Alegre.
Prokop, P., Prokop, M., Tunnicliffe, S.D. 2007. Is biology boring? Student attitudes toward biology. Journal of Biological Education 42: 36-39.
Raven, P.H., Evert, R.F., Eichorn, S.E. 2007. Biologia Vegetal. 7ª edição. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 830p.
Santos, D.Y.A.C., Ceccantini, G. 2004. Propostas para o ensino de Botânica. Manual do curso para atualização de professores dos ensinos Fundamental e Médio. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Departamento de Botânica. ISBN 85-85658-17-7.
Santos, D.Y.A.C., Chow, F., Furlan, C.M. 2008. A Botânica no cotidiano. Apostila do curso para atualização de professores de Educação Básica. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Departamento de Botânica. ISBN 978-85-85658-21-2.
Santos, D.Y.A.C., Chow, F., Furlan, C.M. 2012. A Botânica no cotidiano. Editora Holos, Ribeirão Preto.
Zoldosova, K., Prokop, P. 2006. Education in the Field Influences Children’s Ideas and Interest toward Science. Journal of Science Education and Technology 15: 304-313.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Deborah Yara Alves Cursino dos Santos
Fanly Fungyi Chow Ho
Murilo Pereira Reginato


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP