Atividade

64085 - Programa de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem Mediada em Geografia

Período da turma: 07/02/2015 a 27/06/2015

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Descrição: Ementa
O curso Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica é um espaço de atualização para professores de Geografia do Ensino Fundamental e Médio da esfera pública que trata os aspectos científicos, técnicos e acadêmicos de temáticas contemporâneas de Geografia relacionados a dimensão psico-pedagógica envolvida no processo de aprendizagem dessa ciência enquanto disicplina escolar. Exercita com Oficinas Didáticas a metodologia e a didática da Aprendizagem Mediada (segundo Reuven Feuerstein) para o ambiente educacional, identificando, analisando, delimitando e lidando com as interfaces entre a esfera cultural científico-acadêmica e a esfera das práticas sociais e discursivas da escola.

Objetivos
• Valorização dos saberes docentes e da reflexão sobre outros saberes que se produzem e circulam no ambiente escolar.
• Reflexão sobre a prática docente e o papel do professor de mediador da aprendizagem.
• Difusão da metodologia de aprendizagem mediada como alternativa experimental para a prática docente na Educação Básica.
• Apropriação de fundamentos teóricos para a organização da prática pedagógica de aprendizagem mediada: planejamento da prática, a prática e a avaliação como momento da aprendizagem.
• Indicação de princípios e critérios que norteiam a relação professor e aluno.
• Elaboração do mapa cognitivo da aula.
• Modificação do ambiente aula.

Programa e Cronograma:
Organizado em 10 Módulos presenciais independentes o programa é articulado quanto à abordagem metodológica. Cada módulo é organizado no período da manhã com um Encontro Temático e no período da tarde com uma Oficina Didática relacionada ao Encontro Temático realizado no mesmo dia de manhã.

Módulo 1 - Concepções de Geografia e de Aprendizagem no mundo contemporâneo - 08/02/2014
Encontro temático: O valor da Geografia no Currículo Escolar.
Oficina Didática: A Didática da Aprendizagem Mediada de Geografia.

Módulo 2 - Sociedade e Geografia I - 22/02/2014
Encontro temático: A cidade e o campo.
Oficina Didática: O Planejamento da Prática Docente de Geografia e as Diversas Linguagens.

Módulo 3 – Natureza e Geografia I - 15/03/2014
Encontro Temático: Processos naturais - o relevo.
Oficina Didática: O Planejamento da Prática Docente de Geografia e a Estruturação de Sequências Didáticas.

Módulo 4 – Natureza e Geografia II - 29/03/2014
Encontro temático: Processos naturais - o clima, o solo e a vegetação.
Oficina Didática: O Planejamento da Prática Docente de Geografia e as Funções Superiores dos Processos de Aprendizagem.

Módulo 5 – Sociedade e Geografia II - 12/04/2014
Encontro temático: A população – distribuição, movimentos e condições sócio-econômicas.
Oficina Didática: A Prática Docente de Geografia e a Organização das Atividades na Aula.

Módulo 6 – Política, Economia e Geografia - 26/04/2014
Encontro temático: Relações global/local.
Oficina Didática: A Prática Docente de Geografia e a Atuação do Aluno.

Módulo 7 – Cultura e Geografia - 10/05/2014
Encontro temático: Geografia e Diversidade.
Oficina Didática: A Prática Docente de Geografia e os Diversos Processos de Leitura.

Módulo 8 – Paisagem e Geografia - 24/05/2014
Encontro Temático: Teoria geográfica da Paisagem.
Oficina Didática: A Avaliação da Aprendizagem Mediada de Geografia e os Processos de Elaboração do Conhecimento.

Módulo 9 – Tecnologia, Linguagens e Cartografia – 07/06/2014
Encontro Temático: A representação do espaço geográfico e a representação de relações.
Oficina Didática: A Avaliação da Aprendizagem Mediada de Geografia e a Organização de Informações, instruções e uso de tecnologia da informação.

Módulo 10 – Linguagem e Geografia: formação e uso de vocabulário específico – 14/06/2014
Encontro Temático: Sistema de vocabulário próprio da Geografia.
Oficina Didática: - A Avaliação da Aprendizagem Mediada de Geografia e a projeção de Relações Virtuais, os Registros da Aprendizagem e a transformação do Tempo/Espaço da Aula de Geografia.


Bibliografia de Apoio aos Encontros Temáticos:

AB’SABER, A. N. (coord.). Educação e meio urbano in Geografia e Planejamento, 31, São Paulo: IG, 1978.
ALVES, G. A. TV e vídeo: uma possibilidade de discussão de região in BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA, 79, São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2003. (especial sobre ensino).
ALVES, N. et allii. Educação e Supervisão: O trabalho coletivo na escola. SP. Cortez, 1988.
AMIN, Samir. (coordenador) A crise do imperialismo. Rio de Janeiro, Graal, 1977.
BAHRO, Rudolf. A alternativa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
ANDERSON, J e VASCONCELLOS, R. Mapas para e por crianças: possíveis contribuições dos cartógrafos, Anais I Colóquio Cartografia para crianças, Rio Claro: LEMADI-DG-USP/ LEG-UNESP, 1995.
AQUINO, J. G. Indisciplina na escola, alternativas. Teorias e Práticas. SP. Summus Ed. 1996.
ARROYO, Leonardo - Literatura Infantil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1988.
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MARTINS, Sérgio Régis Moreira – “A invenção do humor no espaço gráfico brasileiro". Tese de Doutorado.
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MONBEIG, P. Papel e valor do ensino de Geografia e de sua pesquisa. Boletim Carioca de Geografia, ano VII, números 1 e 2, Rio de Janeiro.
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MONTEIRO, C. A. F. (1990) "Adentrar a cidade para tomar-lhe a temperatura" in Geosul, n.9. Departamento de Geociências, UFSC, Florianópolis.
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ZILBERMAN, Regina (org.). A produção cultural para crianças. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

Bibliografia de Apoio às Oficinas Didáticas:

GOMES, Cristiano Mauro Assis - "Feuerstein e a construção mediada do conhecimento", Artmed, Porto Alegre, RS, 2000.
Da ROS, Silvia Zanatta - "Pedagogia e Mediação em Reuven Feuerstein", Plexus Editora, 2002.
BELTRAN, José Maria Martinez - "La mediación en el proceso de aprendizaje", Madri, Bruño, 1994.
BEYER, H. O. - “O Fazer Psico-Pedagógico. A abordagem de Reuven Feuerstein a partir de Piaget e Vygotsky”, Mediação Editora, Porto Alegre, 1996.
FEUERSTEIN, Reuven - " Instrumental Enrichment: an intervention program for cognitive modifiability", Glenview (Illinois): Scott, Foresman and Company, 1980.
FEUERSTEIN, Reuven - " Mediated Learning Experience (MLE): theoretical, psychosocial and learning implications", London, Feundi Publishing House, 1994
HERNÁNDEZ, Fernando – “Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho”, Artemed Editora, Porto Alegre, 2000.
HOFFMANN, Jussara – “Avaliação mediadora uma prática em construção da pré-escola à universidade”, Mediação a editora do professor, Porto Alegre, RS, 2003.
KOZULIN, Alex - "Privação Cultural e Aprendizagem: Mediar Reafirmando Identidades", Palestra Publicada na WEB.
LÉVY, Pierre – “Educação e Cybercultura” publicado na WEB.
______________ - “Tecnologias Intelectuais e Modos de Conhecer: nós somos o texto” publicado na WEB.
MARTINS, Enilde A. B. - "Aprendizagem Mediada: um estudo prévio dos efeitos do PEI de Reuven Feuerstein em jovens integrados a um processo de qualificação profissional básica", Dissertação de Mestrado apresentada no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2002.
MEIR, Ben Hur - "PEI e Aprendizagem: Pontes e Transcendência”.- Publicado na WEB.
MORAES, Rita – "Direito à Inteligência", Entrevista de Reuven Feuerstein à revista ISTO É - 12/05/1999.
MORIN, Edgar – “A cabeça bem-feita: pensar a reforma, reformar o pensamento”, RJ., Bertrand Brasil, 2000.
NOGUEZ, S. - "El desarrollo potencial de aprendizaje. Entrevista a Reuven Feuerstein", Revista Electrónica de Investigación Educativa, 2002.
NÓVOA, Antonio – “Avaliações em Educação: Novas Perspectivas”, Porto Editora, Portugal, 2003.
PIAGET, JEAN - "Para onde vai a Educação", Forense, RJ, 1970.
SANTOS, Boaventura de Sousa – “Pela mão de Alice – O social e o político na pós-modernidade”, Cortez Editora, São Paulo, 2004.
SCHNEUWLY, Bernard - DOLZ, Joaquim – NOVERRAZ, Michèle – “Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: Apresentação de um Procedimento” In: Gêneros Orais e Escritos na Escola, Campinas, SP, Mercado das Letras, 2004.
SILVA, Janssen Felipe da e outros (org.) – “Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo”, Mediação a editora do professor, Porto Alegre, RS, 2003.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo – “Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado”, Artes Médicas Sul, Porto Alegre, 1999/2000.
VYGOTSKY, L. S. - "Pensamento e Linguagem", Martins Fontes, SP, 1987.

Carga Horária:

80 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Alfredo Pereira de Queiroz Filho
Ana Maria Marques Camargo Marangoni
Claudette Berghella Junqueira
Déborah de Oliveira
Emerson Galvani
Fabio Betioli Contel
Francis Gomes Macedo
Jonathan da Silva Marcelino
Jose Bueno Conti
Jurandyr Luciano Sanches Ross
Ligia Vizeu Barrozo
Marcello Bulgarelli
Maria das Graças de Lima
Maria Elisa Siqueira Silva
Maria Eliza Miranda
Marta Inez Medeiros Marques
Rita de Cassia Ariza da Cruz
Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Valverde
Yuri Tavares Rocha


 
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