64215 - Língua e Cultura Húngara I |
Período da turma: | 07/05/2015 a 02/07/2015
|
||||
|
|||||
Descrição: | Turma 1: 3aF, 12:00 às 13:30 e 5aF, 12:00 às 13:30
Turma 2: 5aF, 17:45 às 19:15 e Sábado, 10:15 às 11:45 1. Metodologia Depois da apresentação da nova gramática, os alunos praticam os novos conhecimentos com atividades interativas e situações cotidianas. Realizam produções de textos escritos e orais de diálogos, narrações, descrições, mensagens curtas. Praticam a compreensão de materiais audiovisuais e a recriação do seu conteúdo. Participam de exercícios e jogos que envolvem os alunos individualmente, em pares ou em pequenos grupos. Fazem debates sobre assuntos decorrentes. 2. Programa 1. Cultura: Apresentação do curso, objetivos, resumo do conteúdo, avaliação. Conhecimentos gerais sobre a Hungria do século XXI. Geografia, características econômicas e políticas atuais, pontos turísticos (com materiais audiovisuais) 2. Língua: A raiz e parentes: a família fino-úgrica e urálica. Fonética: o alfabeto húngaro e a Harmonia Vocálica. Vocabulário: Cumprimentos e expressões mais usados. 3. Língua: Pronomes substantivos; Conjugação do verbo "ser" em singular e plural e as regras da sua utilização; ¬Ordem das palavras no caso afirmativo/negativo/interrogativo. Artigo determinado e indeterminado; Pronomes Demonstrativos. As características dos adjetivos. Diálogos simples. Vocabulário: Apresentação: profissões, características 4. Cultura: História e mitologia 1. As teórias da origem do povo magyar. Átila, o huno – fatos históricos e mitologia. Características e religião do povo nomade. Mitologia e simbolismo antes do Catolicismo e a sua herança no cotidiano dos húngaros. (com materiais audiovisuais) 5. Língua: Sufixo inessivo: -ban/ben (em) e o sufixo: –ul/ül (em um idioma). Advérbios de lugar. Conjugação indeterminada regular 1. Pronomes interrogativos. Vocabulário: verbos, nomes geográficos, moradia, idiomas, povos 6. Cultura: História e mitologia 2. A época das conquistas e a fundação da nação na Europa Centro-Leste. (com materiais audiovisuais) 7. Língua: Numerais cardinais e ordinais; Posposições de localização. Vocabulário: idade, objetos e adjetivos 8. Cultura: Apresentação de arqueria montada / ou filme sobre este esporte e tradição 9. Língua: A forma plural dos substantivos e adjetivos. As regras da utilização do plural. Declinaçăo dos pronomes demonstrativos 10. Cultura: A primeira família real: "Árpád-ház". Fatos históricos e contos 1. (com materiais audiovisuais) 11. Língua: Caso acusativo de substantivos,adjectivos e numerais e seu uso na situação: "Fazer Compras" e "no Café". Vocabulário: lojas, produtos comestíveis 12. Cultura: A primeira familia real: "Árpád-ház". continuação Fatos históricos e contos 2. (com materiais audiovisuais) 13. Língua : Verbos irregulares: ir, vir. Sufixos: elativo: -ból/ből (de) e ilativo: –ba/be (para). Prefixos verbais e suas características. Vocabulário: locais, direções 14. Cultura: Ocupação otomana 1. – fatos históricos da época. 15. Língua: novos sufixos de localização: elativo: -ról/ről (de), superessivo: -n/-on/en/ön (em) e sublativo: –ra/re (para) e o sufixo instrumental –val/vel (com). 16. Cultura: Ocupação otomana 2. – herança otomana na literatura, arte e pontos turísticos (com materiais audiovisuais) 17. Língua: Último grupo de sufixos de localização: ablativo: -tól/től (de); adesivo:-nál/nél (em); alativo: -hoz/hez/höz (para). Revisão do sistema dos sufixos de localização completo. 18. Cultura: Acontecimentos entre os séculos XV e XVIII (com materiais audiovisuais) 19. Língua: Prova 20. Cultura: Análise de contos, poemas, ditados e expressões em relação a época medieval. (com materiais audiovisuais) 21. Língua: Conjugação indeterminada regular 1/a e seu uso na situação: "Cozinhar"; Criação e compreensão de textos. Vocabulário: atividades na cozinha e ingredientes, receitas 22. Cultura: A época da família Habsburgo e a Revolução de 1848 e suas consequências. 23. Língua: Conjugação indeterminada regular 1/b., Produção e compreensão de textos. Vocabulário: atividades 24. Cultura: A Revolução de 1848 – na literatura e cinema 1. 25. Língua: Verbos "ik" e a formação de verbos. Vocabulário: atividades, hobbies, tempo livre, rotina cotidiana 26. Cultura: A Revolução de 1848 – na literatura e cinema 2. 27. Língua: A diferença entre o uso das conjugações: indeterminado e determinado. Conjugação determinada regular 1. 28. Cultura: Szegénylegények de Miklós Jancsó: analisar um dos filmes mais importantes do cinema húngaro e mundial. O personagem "betyár" no folclore húngaro. 29. Língua: Advérbios de tempo, de frequência, de negação, de modo. Revisão. 30. Prova Final 3. Bibliografia Língua: DURST, Péter: Lépésenként magyarul 1.-2-3., Szegedi Tudományegyetem, Szeged, 2004. SZITA, Szilvia – PELCZ, Katalin: MagyarOK 1-2, Pécsi Tudományegyetem, Pécs, 2013. MARSCHALKÓ, Gabriella: Hungarolingua 1-2, Debreceni Nyári Egyetem, Debrecen, 2012. ERDŐS, József – PRILESZKY, Csilla: Halló, itt Magyarország! 1-2, Akadémiai kiadó, Budapest, 2007. Cultura: RÓNAI, Paulo: Antologia do conto húngaro, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1998. SZABÓ, Ladislao: Hungria 1956. Contexto, São Paulo, 2006. MÁRAI, Sándor: As velas ardem até o fim, Dom Quixote, São Paulo, 2001. Atualizado em 12/01/2015. |
||||
Carga Horária: |
24 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 41 | ||||
Ministrantes: |
Sarolta Kóbori |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |