64314 - Francês - Nível 5 |
Período da turma: | 03/03/2015 a 23/06/2015
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos:
Desenvolver habilidades comunicativas em Língua Francesa que possibilitem a aquisição e ampliação de estruturas e do léxico utilizados em situações diversas. Sensibilizar para os elementos de cultura dos países de expressão francesa. Livro didático adotado: - Alter Ego 2 - Cahier d’activités Alter Ego 2 Programa: Comunicação: compreender títulos de imprensa, eventos relatados na mídia, apresentações de filmes e comentários, dar sua opinião sobre um programa de televisão, dar um depoimento sobre um acontecimento, fazer apreciações, pensar no futuro: expressar desejos e esperanças, fazer sugestões, falar de centros de interesse e de compromissos, apresentar um projeto, imaginar uma situação hipotética, compreender o resumo e apresentação de um livro, dar opiniões, justificar escolhas, expressar causa e consequência, concordar ou discordar, evocar uma mudança de vida, compreender uma biografia, reportar falas no passado, relatar um acontecimento, imaginar um passado diferente, expressar arrependimentos. Vocabulário: termos ligados à: imprensa, rádio, televisão, declaração de roubos, cinema, grupos musicais, relato de viagem, biografia, profissões, sorte e imprevistos. Gramática: frase nominal, pretéritos, forma passiva, causa e consequência, particípio presente e gerúndio, expressão do objetivo, expressões de tempo, conditionnel (futuro do pretérito), oração condicional, discurso indireto no passado, subjuntivo nas proposições relativas, advérbios de tempo. Elementos de fonética: entoação e elementos de prosódia para expressar a ênfase, desencorajamento e determinação, enchaînement (encadeamento) vocálico, ritmo do discurso na narração. Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso. Bibliografia Geral: BERTHET, A., HUGOT, C., KIZIRIAN, V. et al. Alter Ego 2. Paris, Hachette, 2006. AKYÜZ, A.; BAZELLE-SHAHMEI, B. et al. Exercices d’oral en contexte. Niveau intermédiaire. Paris : Hachette, 2002. ______. CD - Exercices d’oral en contexte. Niveau intermédiaire. Paris : Hachette, 2002. BESCHERELLE. La conjugaison. Paris, Hachette, 2000. CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de la communication. Paris, Didier, 1998. CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de l'expression. Paris, Hachette, 1998. D’OLIM MAROTE, J. T. Minidicionário Francês-Português. Ática, 2003. LAROUSSE. Dicionário Larousse Francês-Português/ Português-Francês. Larousse Brasil, 2009. GARCIA, F. En avant la grammaire! Intermédiaire. Cahier d’activités de grammaire en situation. 2ª ed. Montréal, Marcel Didier, 2007. GREGOIRE, M. et al. Grammaire progressive du français - niveau intermédiaire. Paris, CLE, 2003. ______. Grammaire progressive du français - Corrigés - niveau intermédiaire. Paris, CLE, 2003. REY-DEBOVE, J. et al. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999. |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 21 | ||||
Ministrantes: |
Vivian Cristina Ferraz Vieira |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |