Atividade

64325 - Francês - Nível 13

Período:
Terça 14:30 às 17:30
 
Descrição: Objetivos:

Desenvolver habilidades comunicativas e reflexivas avançadas em e sobre a Língua Francesa, que possibilitem a aquisição e ampliação de estruturas e do léxico utilizados em situações diversas. Sensibilizar para elementos de cultura dos países de expressão francesa, promovendo a reflexão cultural e intercultural.

Programa:

Comunicação: discutir sobre os sentimentos amorosos e sobre a amizade, debater sobre as emoções, escrever uma carta sentimental, criar estrofes de um poema, redigir um diário e um texto sobre sentimentos; discutir sobre o trabalho, a carreira das mulheres e a igualdade de salários entre homens e mulheres; debater sobre os recursos humanos e sobre temas sociais polêmicos; dar conselhos sobre empregos e salários; redigir um artigo sobre o mundo do trabalho, uma carta para pedir e para recusar um emprego; criar slogans; discutir sobre o bem-estar, a alimentação; expressar seus gostos e preferências; debater sobre a má alimentação, os hábitos de vida; redigir um artigo sobre um modo de vida, a quarta-capa de um livro e um email sobre tratamentos; escrever uma carta e uma ficha de cozinha.


Vocabulário: termos ligados aos sentimentos, emoções, trabalho, alimentação e cozinha, visando a um desenvolvimento mais preciso e completo do campo lexical dos alunos.

Gramática: os seguintes aspectos linguísticos serão revistos, porém com ênfase nos detalhes de uso e da estrutura linguística, não abordados anteriormente: a certeza e a dúvida; o indicativo, subjuntivo e infinitivo; a comparação; o particípio presente, o gerúndio e o adjetivo verbal; a quantidade e a expressão da apreciação.


Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfo-sintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso.


Bibliografia Geral:

BESCHERELLE. La conjugaison. Paris, Hachette, 2000
BRILLANT, C.; BAZOU, V; RACINE, R; SCHENKER, J.-C. Le nouvel Edito. Paris: Didier.
CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de la communication. Paris, Didier, 1998.
CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de l'expression. Paris, Hachette, 1998
GREGOIRE, M. et al. Grammaire progressive du français - niveau intermédiaire. Paris, CLE, 2000
REY-DEBOVE, J. et al. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Lygia Rachel Testa Torelli


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP