66034 - Inglês para Leitura - Nível I |
Período da turma: | 10/08/2015 a 01/12/2015
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ao final deste curso de 60 horas, os alunos serão capazes
de: Selecionar informações de textos jornalísticos e científicos de acordo com o objetivo de leitura estabelecido. Reconhecer e interpretar a organização do texto, tomando como base a estrutura pertinente a ele. Inferir ou pesquisar significado de palavras desconhecidas. Interpretar textos extraídos de fontes diversas, tais como: revistas, periódicos, livros, teses, internet, base de dados eletrônicas etc. Praticar estratégias de leitura no nível de compreensão geral, pontos específicos e detalhada. Reconhecer os mecanismos de coesão e coerência textuais. Identificar os tempos verbais presentes em textos de naturezas diferentes. Conscientização do processo de leitura, visando à transferência de conhecimentos de L1 para L2. Prática de estratégias de leitura, entre elas: predição (antecipação de conteúdo), inferência, uso de palavras repetidas, uso de palavraschave, uso do contexto imediato e global, uso de conhecimento prévio, dicas tipográficas, seletividade, flexibilidade, skimming, scanning, monitoração. Gramática aplicada a textos, a saber: a) compreensão e tradução de frases nominais; b) distinção entre as diferentes categorias gramaticais da palavra de acordo com o contexto; c) reconhecimento da estrutura da sentença; d) reconhecimento dos tempos verbais e suas respectivas noções; e) percepção dos diferentes marcadores do discurso e de suas respectivas funções retóricas; f) reconhecimento de marcas coesivas do texto (referência textual); g) reconhecimento da voz passiva; h) percepção das diferentes categorias gramaticais do sufixo ING. Ensino de vocabulário, enfocando: a) o uso de cognatos na leitura; b) a formação de palavras por afixos (prefixos e sufixos); c) o uso do dicionário e seleção das palavras de acordo com o contexto e suas funções gramaticais; d) a prática de inferência lexical na leitura. Organização Textual: a) organização geral do texto; b) organização do parágrafo; c) compreensão das relações dentro dos parágrafos por meio de marcadores; d) a distinção entre ideias relevantes e irrelevantes; e) percepção da estrutura cronológica do texto; f) a estrutura organizacional de Abstracts. Bibliografia básica: Apostila elaborada pela professora de acordo com o conteúdo programático acima especificado e com base na metodologia do Inglês para Fins Específicos. Bibliografia complementar: AMORIM, J. O. & SZABÓ, A. LONGMAN gramática escolar da língua inglesa: com exercícios e resposta/ |
||||
Carga Horária: |
60 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Ana Sílvia Ciampone Ferreira |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |