Atividade

66034 - Inglês para Leitura - Nível I

Período da turma: 10/08/2015 a 01/12/2015

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ao final deste curso de 60 horas, os alunos serão capazes
de:
Selecionar informações de textos jornalísticos e
científicos de acordo com o objetivo de leitura
estabelecido.
Reconhecer e interpretar a organização do texto,
tomando como base a estrutura pertinente a ele.
Inferir ou pesquisar significado de palavras
desconhecidas.
Interpretar textos extraídos de fontes diversas, tais
como: revistas, periódicos, livros, teses, internet, base
de dados eletrônicas etc.
Praticar estratégias de leitura no nível de
compreensão geral, pontos específicos e detalhada.
Reconhecer os mecanismos de coesão e coerência
textuais.
Identificar os tempos verbais presentes em textos de
naturezas diferentes.
Conscientização do processo de leitura, visando à
transferência de conhecimentos de L1 para L2.
Prática de estratégias de leitura, entre elas: predição
(antecipação de conteúdo), inferência, uso de palavras
repetidas, uso de palavraschave,
uso do contexto
imediato e global, uso de conhecimento prévio, dicas
tipográficas, seletividade, flexibilidade, skimming,
scanning, monitoração.
Gramática aplicada a textos, a saber: a) compreensão
e tradução de frases nominais; b) distinção entre as
diferentes categorias gramaticais da palavra de acordo
com o contexto; c) reconhecimento da estrutura da
sentença; d) reconhecimento dos tempos verbais e suas respectivas noções; e) percepção dos diferentes
marcadores do discurso e de suas respectivas funções
retóricas; f) reconhecimento de marcas coesivas do
texto (referência textual); g) reconhecimento da voz
passiva; h) percepção das diferentes categorias
gramaticais do sufixo ING.
Ensino de vocabulário, enfocando: a) o uso de
cognatos na leitura; b) a formação de palavras por
afixos (prefixos e sufixos); c) o uso do dicionário e
seleção das palavras de acordo com o contexto e suas
funções gramaticais; d) a prática de inferência lexical
na leitura.
Organização Textual: a) organização geral do texto; b)
organização do parágrafo; c) compreensão das
relações dentro dos parágrafos por meio de
marcadores; d) a distinção entre ideias relevantes e
irrelevantes; e) percepção da estrutura cronológica do
texto; f) a estrutura organizacional de Abstracts.
Bibliografia básica:
Apostila elaborada pela professora de acordo com o
conteúdo programático acima especificado e com base na
metodologia do Inglês para Fins Específicos.
Bibliografia complementar:
AMORIM, J. O. & SZABÓ, A. LONGMAN gramática escolar
da língua inglesa: com exercícios e resposta/

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Ana Sílvia Ciampone Ferreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP