66109 - Inglês Acadêmico para Pós-Graduandos - USP |
Período da turma: | 11/08/2015 a 24/11/2015
|
||||
|
|||||
Descrição: | Público- alvo Alunos da Pós-Graduação – USP
Carga horária 60 horas (30horas presenciais e 30 horas em atividades a distância VIA MOODLE DO STOA - USP) Modalidade ( ) Presencial ( X ) Semi-presencial ( ) A distância Objetivos Gerais: Praticar as quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever) em nível intermediário (usuário independente) de língua inglesa em registros formais para eventos comunicativos orais e escritos em contextos acadêmicos. Objetivos Específicos: a) desenvolver a autonomia do aluno para que seja responsável por sua própria aprendizagem e para que continue aprendendo mesmo após o término do curso formal; b) ajudar o aluno a desenvolver estratégias de aprendizagem necessárias para as interações em eventos orais e escritos em contexto acadêmico; c) integrar as habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) para uso comunicativo em situações inerentes ao contexto acadêmico; d) criar oportunidades para que o aluno tenha acesso a materiais autênticos que possibilitem sua familiarização com diferentes gêneros discursivos relativos a eventos orais e escritos praticados em contexto acadêmico; e) favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade. Justificativa: As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem, cada vez mais, com frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Programas de intercâmbio internacional, que exigem o domínio da língua inglesa, estão disponíveis com mais frequência para os alunos da pós-graduação. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido de auxiliar o aluno pós-graduando a desenvolver letramento acadêmico em língua inglesa necessário para participar de eventos comunicativos com professores e pares estrangeiros. Conteúdo Programático: O participante aprenderá neste curso: Expressar opinião em eventos orais e escritos; Concordar e discordar de opinião alheia em eventos comunicativos orais e escritos, Usar mecanismos de ênfase, repetição, perguntas retóricas e/ou paráfrase em eventos comunicativos orais e escritos; Dar e receber sugestões; Fazer apresentação de trabalho acadêmico, enfocando etapas da elaboração: introdução, desenvolvimento e conclusão; Fazer e responder perguntas sobre o assunto abordado; Solicitar esclarecimentos ou mais informações acerca de um assunto; Lidar com perguntas embaraçosas; Fazer anotações durante as aulas e palestras; Perceber hedgings (palavras ou expressões que denotam incerteza ou precaução) em eventos comunicativos orais e escritos; Usar marcadores do discurso para argumentar em eventos comunicativos orais e escritos; Predizer e inferir em interações orais; Usar e perceber estratégias de polidez na comunicação; Focar a compreensão oral na informação redundante dada pelo falante; Praticar a inferência do significado de palavras desconhecidas; Identificar argumentos positivos e negativos em evento comunicativos orais e escritos; Reconhecer diferentes tipos de evidências em eventos comunicativos orais e escritos, Usar dicionários para esclarecer dúvidas ao compreender e elaborar textos acadêmicos. Metodologia: As interações comunicativas frequentes no contexto universitário e acadêmico serão enfatizadas, considerando o processo de ensino-aprendizagem contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que sejam experiências significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos. Avaliação: O participante será avaliado de forma contínua por meio de portfólio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo: a) apresentações orais de trabalho em sala ou como tarefas de casa; b) atividades de compreensão oral; c) atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa; d) tarefas de casa; e) autoavaliações e avaliações de pares. Critérios para aprovação: Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média final 7,0. Frequência mínima: O participante deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas, isto é, ele não poderá exceder seis faltas no decorrer do curso. Pré-Requisitos: a) estar regularmente matriculado em um curso de pós-graduação da USP; b) ter, no mínimo, o nível B1 do Quadro Comum de Referências para Línguas; Bibliografia: O material do curso será elaborado pela professora com base nas necessidades dos alunos e objetivos de aprendizagem, seguindo a metodologia do ensino de inglês para fins acadêmicos. Bibliografia Complementar: ANDERSON, Kenneth. & MACLEAN, Joan. Study Speaking. CUP, 2004. LYNCH, Tony. Study Listening. CUP, 2004 MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use-Advanced With CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010. SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel. SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011. |
||||
Carga Horária: |
60 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Angela Cristina de Oliveira Corte |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |