Atividade

66109 - Inglês Acadêmico para Pós-Graduandos - USP

Período da turma: 11/08/2015 a 24/11/2015

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Público- alvo Alunos da Pós-Graduação – USP


Carga horária 60 horas (30horas presenciais e 30 horas em atividades a distância VIA MOODLE DO STOA - USP)


Modalidade ( ) Presencial ( X ) Semi-presencial ( ) A distância



Objetivos Gerais: Praticar as quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever) em nível intermediário (usuário independente) de língua inglesa em registros formais para eventos comunicativos orais e escritos em contextos acadêmicos.


Objetivos Específicos:
a) desenvolver a autonomia do aluno para que seja responsável por sua própria aprendizagem e para que continue aprendendo mesmo após o término do curso formal;

b) ajudar o aluno a desenvolver estratégias de aprendizagem necessárias para as interações em eventos orais e escritos em contexto acadêmico;

c) integrar as habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) para uso comunicativo em situações inerentes ao contexto acadêmico;

d) criar oportunidades para que o aluno tenha acesso a materiais autênticos que possibilitem sua familiarização com diferentes gêneros discursivos relativos a eventos orais e escritos praticados em contexto acadêmico;
e) favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.



Justificativa:
As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem, cada vez mais, com frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Programas de intercâmbio internacional, que exigem o domínio da língua inglesa, estão disponíveis com mais frequência para os alunos da pós-graduação. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido de auxiliar o aluno pós-graduando a desenvolver letramento acadêmico em língua inglesa necessário para participar de eventos comunicativos com professores e pares estrangeiros.


Conteúdo Programático:
O participante aprenderá neste curso:

Expressar opinião em eventos orais e escritos;

Concordar e discordar de opinião alheia em eventos comunicativos orais e escritos,

Usar mecanismos de ênfase, repetição, perguntas retóricas e/ou paráfrase em eventos comunicativos orais e escritos;

Dar e receber sugestões;

Fazer apresentação de trabalho acadêmico, enfocando etapas da elaboração: introdução, desenvolvimento e conclusão;

Fazer e responder perguntas sobre o assunto abordado;

Solicitar esclarecimentos ou mais informações acerca de um assunto;

Lidar com perguntas embaraçosas;

Fazer anotações durante as aulas e palestras;

Perceber hedgings (palavras ou expressões que denotam incerteza ou precaução) em eventos comunicativos orais e escritos;

Usar marcadores do discurso para argumentar em eventos comunicativos orais e escritos;

Predizer e inferir em interações orais;

Usar e perceber estratégias de polidez na comunicação;

Focar a compreensão oral na informação redundante dada pelo falante;

Praticar a inferência do significado de palavras desconhecidas;

Identificar argumentos positivos e negativos em evento comunicativos orais e escritos;

Reconhecer diferentes tipos de evidências em eventos comunicativos orais e escritos,

Usar dicionários para esclarecer dúvidas ao compreender e elaborar textos acadêmicos.



Metodologia:

As interações comunicativas frequentes no contexto universitário e acadêmico serão enfatizadas, considerando o processo de ensino-aprendizagem contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que sejam experiências significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.


Avaliação:
O participante será avaliado de forma contínua por meio de portfólio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:

a) apresentações orais de trabalho em sala ou como tarefas de casa;

b) atividades de compreensão oral;

c) atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;

d) tarefas de casa;

e) autoavaliações e avaliações de pares.



Critérios para aprovação:
Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média final 7,0.

Frequência mínima:
O participante deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas, isto é, ele não poderá exceder seis faltas no decorrer do curso.



Pré-Requisitos:
a) estar regularmente matriculado em um curso de pós-graduação da USP;

b) ter, no mínimo, o nível B1 do Quadro Comum de Referências para Línguas;



Bibliografia:
O material do curso será elaborado pela professora com base nas necessidades dos alunos e objetivos de aprendizagem, seguindo a metodologia do ensino de inglês para fins acadêmicos.



Bibliografia Complementar:
ANDERSON, Kenneth. & MACLEAN, Joan. Study Speaking. CUP, 2004.

LYNCH, Tony. Study Listening. CUP, 2004

MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use-Advanced With CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.

SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.

SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP