Atividade

66778 - Introdução à Historia da Arte Chinesa

Período da turma: 06/10/2015 a 08/12/2015

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Horário: 3aF, 14:00 às 16:00

1. Metodologia

O curso está estruturado tem 10 aulas nas quais o aluno poderá conhecer a arte chinesa por meio de suas principais técnicas e meios expressivos. Após uma primeira aula que visa oferecer uma introdução geral da cultura chinesa, os alunos poderão conhecer melhor e de forma contextualizada, nas aulas seguintes, a arte do Jade, do Bronze, da Caligrafia, da Pintura Tradicional, da Porcelana, da Seda, da Laca e da Pintura Contemporânea. As principais obras e artistas de cada época serão apresentados com material audiovisual e indicações bibliográficas para futuras pesquisas.

2. Programa

I – INTRODUÇÃO
O berço da civilização chinesa - principais sítios arqueológicos: os vales dos rios Amarelo e Wei (centro - norte) e Yangtze (centro - sul) .O mapa atual da China.A hegemonia cultural e artística da China no leste asiático.O ciclo das dinastias. Cronologia. Os imperadores. O mandato do céu. As três principais religiões/filosofias: Confucionismo e Taoismo (autóctones) e Budismo (não autóctone) , Suas influências na sociedade e na arte.Os sistemas mais usados de romanização da língua chinesa: Wade-Giles e Pinyin.

II – JADE
Definição de jade. Nefrita e jadeíta. Seu valor estético e simbólico na cultura chinesa. Datação. Função a través dos tempos. Suas fontes para o mercado chinês. Evolução do método de trabalho, forma e decoração. As principais culturas neolíticas. O jade no começo da era histórica. Dinastia Zhou (ca. 1050 a.C. - 221 a.C.): o apogeu no trabalho do jade. A abundância do material na era Han (206 a.C. - 220) . Os jades nas eras Song (960 – 1297) , Yuan (1297-1368) Ming (1368 -1644) e Qing (1644 -1911) .

III – BRONZE
A era do bronze na China. Composição do bronze chinês. Métodos de fundição. Função, formas e vocabulário decorativo durante as dinastias Xia (ca. 2000 – 1600 a.C.) , Shang (ca. 1600 – 1050 a.C.) e Zhou (ca. 1050 – 221 a.C.) . O valor histórico das inscrições. O bronze após a era do bronze.

IV – CALIGRAFIA
De pictogramas a ideogramas. Tipos regulares e cursivos de caligrafia chinesa e sua utilização a través dos tempos. Regulares: nos osso oráculos da dinastia Shang (ca.1600 – 1050 a.C.) : Jiaguwen, selo grande: Dazhuan, selo pequeno: Xiaozhuan, Lizhu, Kaizhu. Cursivas: Xingshu, Caoshu. Os grandes mestres a través dos tempos.

V – PINTURA 1
Introdução: Material. Formas de montagem. Selos e inscrições.
Breve história da pintura chinesa: dinastia Han (206 a.C. - 220). O Período das Seis Dinastías (220-581) e os primeiros textos sobre estética. Dinastía Tang (618-906). O início de duas tradições na pintura chinesa: a monocromática e a decorativa . Período das Cinco Dinastías (907- 960) e o nascimento da pintura monumental de paisagem.

VI – PINTURA 2
Dinastia Song do Norte (960-1127). Imperador Songg Huizong (1082-1135) e a Academia Imperial de Pintura. A pintura intimista da dinastia SYuan (1297-1368)ong do Sul (1127-1297). A Academia de Hangzhou. Os quatro mestres da dinastia Yuan (1297-1368). Zhao Mengfu (1254-1322). O retorno da cor e o “close-up” durante a dinastía Ming (1368-1644). Os individualistas e os tradicionalistas na dinastia manchu Qing (1644-1911)

VII – CERÂMICA 1
Introdução: Definições de cerâmica, louça de barro, grés e porcelana, segundo parâmetros chineses e ocidentais. O vidrado. O esmalte. A reação dos óxidos de metais nas atmosferas dos fornos. Os tipos de fornos mais utilizados na China.
Breve história da cerâmica chinesa: as principais culturas neolíticas. A cerâmica branca da era Shang (ca. 1600-1050 a.C.). O celadon na era Zhou (ca. 1050-221 a.C.). As cerâmicas mingqi da era Han (206 a.C. -220) e do Período das Seis Dinastías (220-581). A “porcelana” da era Sui (581-618).O vidrado sancai da era Tang (618-906). Os vidrados monocromáticos da era Song (960-1297).

VIII – CERÂMICA 2
A criação da porcelana na era Yuan (1297-1368). A porcelana azul e branco e o vocabulário decorativo. A introdução de esmaltes durante a era Ming (1368-1644). A chegada dos europeus e a porcelana de exportação. “Famille Verte, Famille Rose”. A porcelana chinesa de exportação para os Estados Unidos e para o Brasil.

IX – SEDA, LACA, CLOISONNÉE, TALHADOS EM MARFIM E EM BAMBU, GARRAFINHAS DE RAPÉ (snuff bottles) ,
Seres (China) , a terra da seda. A lenda da origem da seda. Método de produção. Funções. A Rota da Seda.
Laca: Rhus verniciflua, uma árvore nativa da China. Métodos de produção e trabalho da laca.. Usos a través dos tempos. Cloisonnée: Definição. Técnica de produção. Os cloisonnées Ming (1368 – 1644) e Qing (1644 - 1911) .Marfim: Características do material. Método de trabalho. Proveniência. Os três períodos artísticos mais importantes: Primeiro: durante as dinastias Shang (ca. 1600 – 1050a.C.) e Zhou (1050 – 221 a.C.) , Segundo: do século II a.C. até o século X Terceiro: do século XI até o presente.
Bambu: Simbolismo do material. Talhado em bambu: uma arte relativa aos letrados. O auge no século XVII. Jia-ting (Shanghai) , centro principal de atividade artística. Principais métodos de trabalho: talhado da raiz, positivo, negativo e liu-ching.
Garrafinhas de rapé: origens e preferência na corte e aristocracias manchu. A transformação das garrafinhas em objeto de luxo para colecionadores. Formas, configuração e principais materiais utilizados na confecção.

X – PINTURA CONTEMPORÂNEA
O período republicano (1912 – 1949) – as tensões no processo de “ocidentalização” da pintura chinesa – o peso da tradição. As soluções. Wu Guangzhong (1919 - 2010) . A escola cantonesa de Lignan, Gao Jiangfu(1879 – 1951) e Gao Qifeng (1889 – 1933) . A adoção do óleo sobre tela. Xu Beihong (1895 – 1953) A pintura durante os primeiros anos de governo de Mao Zedong (1893 - 1976) O realismo revolucionário. Os tradicionalistas: Qi Baishi, (1864 – 1957) , Huang Binhong (1865 - 1955) e Zhang Daqian (1899 – 1983) . A arte abstrata da década de 1960. Liu Guosung (1932 - )As principais tendências após 1989 e seus protagonistas: A “Pop” Política: Li Shan (1944 - ) e Wang Guangyi (1956 - ) , o Cinismo Bruto ou também conhecido como Realismo Cínico: Yue Minjun (1960 - ) , Fang Lijung (1963 - ) e Liu Wei (1965 - ) O Espírito Romântico Ferido: Zhang Xiaogang 1958 - ) , Dependência Emocional: Zeng Fanzhi (1964 - ) e Instalações Monumentais: Gu Wenda (1955 - ) Ai Weiwei (1957 - )

3. Bibliografia

HISTÓRIA
Fairbank, John King. China, Uma Nova História, 2008
Gernet, Jacques. A History of Chinese Civilization, 1999
Grousset, René. Chinese Art and Culture, 2007
Huang, Ray. China, a Macro History, 1997
Mote, F. W. Imperial China 900 – 1800, 1999

ARTE
The British Museum Book of Chinese Art. Jessica Rawson, editor, 2007
Clunas, Craig. Art in China, 2009
Guggenheim Museum. China, 5000 Years, 1999
Kontler, Christine. Arte Chino, 2002
Lee, Sherman. A History of Far Eastern Art, 1994
Lin, James C.S. Lin. The Immortal Stone,2009
National Palace Museum, Taiwan, Various contributors, Kunsthistorischres Museum, Wien. Schätzeaus dem Nationalen Palastmuseum, 2008
Orientations magazine, various contributors. Chinese ceramics, 1982 to 2003
Sullivan, Michael. The Arts of China, 2008
Thorp, Robert L. E Vinograd, Richard E. Chinese Art and Culture, 2001
Turner, Jane (editor). The Dictionary of Art, 1996
Watson, William. The Arts of China to 900, 1995. The Arts of China 900 to 1620, 2000. The Arts of China after 1620, 2007
Yale University Press, Various contributors. Threee Thousand Years of Chinese Painting, 2002
Wen C. Fong, Metropolitan Museum, NYC. Possessing the Past

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Maria Fernanda Orcy Rosar Lochschmidt


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP