Atividade

66990 - NETP-Diagnóstico, reabilitação e aspectos psicológicos da deficiência auditiva

Período da turma: 01/03/2017 a 28/02/2018

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Descrição: Detalhamento:

Objetivo: Favorecer a aquisição de conhecimentos teórico-práticos para que os residentes adquiram e ou desenvolvam habilidades e competências para identificar e implementar ações preventivas e reabilitativas no contexto individual e grupal, de forma a promover a saúde global da pessoa com deficiência auditiva e o envolvimento da família no processo de reabilitação. Aprofundar e atualizar conhecimentos técnico-científicos do diagnóstico, reabilitação e aspectos emocionais relacionados à deficiência auditiva, assim como, no que se refere à prática profissional clínica/hospitalar e refletir sobre o papel do psicólogo na equipe interdisciplinar.

Metodologia: Participação ativa dos alunos no desenvolvimento da disciplina, estudo de artigos científicos, discussão de casos e apresentação em forma de seminários. Aulas Expositivas, apresentação de vídeos, atividades de busca de informações em bases de dados, estudo autodirigido, visitas técnicas, dinâmica de grupo.

Conteúdo programático: Avaliação psicológica e o diagnóstico diferencial da deficiência auditiva: Transtorno do Espectro Autista-TEA, Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade-TDAH e outras psicopatologias. Preparo psicológico para cirurgias. Processo de reabilitação e mudanças na dinâmica familiar. Adolescência: identidade, autoconceito e estigma. Depressão no idoso. Plantão psicológico. Grupo de apoio psicológico.

Sistema de avaliação: assiduidade, participação nas aulas, apresentação em seminários, estudo autodirigido, discussão de casos clínicos e relatórios.

Bibliografia:
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Carga Horária:

116 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Mariani da Costa Ribas
Midori Otake Yamada
Rosicler Moreno Castanho
Salimar Estilac Sandim Demétrio
Valéria Cristina Zane


 
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