Atividade

67027 - Políticas Públicas para a Pequena Infância

Período da turma: 22/09/2015 a 05/11/2015

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: • A disciplina apresentará aspectos das políticas públicas para a pequena infância do Brasil, da Itália e da Suécia com a abordagem da Sociologia da Infância que considera a criança capaz de estabelecer múltiplas relações, capaz de construir a própria identidade moral, social e cultural, enfim, criatura e criadora da história e da cultura.
• Analisará o coletivo infantil em creches e pré-escolas e o nexo entre a autonomia e a dependência na vida infantil nas atuais modificações sociais da gestão do tempo cotidiano.
• Destacará a ênfase (ou não) dada pelas mencionadas políticas às relações etnorraciais, de gênero, de classe e de idade, assim como às relações adulto-criança , adulto-adulto (docente-família, docente - não docente, docente - bairro) e criança-criança identificando o espaço que a política favorece para a infância na construção da realidade social. Outros aspectos a serem observados: feminismo, integração com a política cultural, avaliação, política de formação docente e as condições de produção das culturas infantis, inclusão excludente.


BIBLIOGRAFIA:


ARIÈS, Philippe. La infância (verbete enciclopédia Einaudi). Revista de Educacion, Madrid: 281 (historia de la infancia y de la juventud), p.5-18, 1986.

ARELARO,Lisete .Não só de palavras se escreve a educação infantil, mas de lutas populares e do avanço cientifico. IN Faria , Ana Lúcia G. e Mello , Suely A.O mundo da escrita no universo da pequena infância . Campinas : Autores Associados. 3ª edição, 2012, p.21-43.
CAMPOS, Roselane F. e CAMPOS, Rosânia. Políticas para a educação infantil e os desafios do novo Plano Nacional de Educação : similitudes e divergência entre as experiências brasileira e de outros países latino-americanos, in FARIA, Ana Lúcia G. e AQUINO, Ligia M.L. Educação Infantil e PNE – questões e tensões para o seculo XXI. Campinas: Autores Associados , 2012.p.9-30.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter e PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância – perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: ArtMed, 2003.

FARIA, Ana Lúcia G. Infância, educação e classe operária.IN Educação pré-escolar e cultura.SP:Cortez e ed. da Unicamp , 2ª ed., 2002, p.55-100.

______ (org). Infância e Educação: as meninas.Cadernos Cedes. Campinas: n.56, 2002.

______ Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na educação infantil, primeira etapa da educação básica. Educação e Sociedade, v. 92, p. 1013-1038, 2005.
______ As contribuições dos parques infantis de Mario de Andrade para a construção de uma pedagogia da educação infantil. Educação e Sociedade,n.69,p.60-91,1999.
_______ e Canavieira, Fabiana O. . Por uma avaliação anticolonialista na Educação Infantil. Avaliação na Educação Infantil. 1ed.Viseu - Portugal: Editoria Pscosoma, 2012, v. 1, p. 68-87.

______ BARREIRO, A. ; SANTIAGO, Flavio ; SANTOS, Solange E. ; Macedo, Elina (Orgs). Leitura: Teoria e Pratica . Dossiê: Por uma infância descolonizada. Campinas: Sesi/ALB, 2013 .

FERNANDES, Florestan. As trocinhas do Bom Retiro IN Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis:Vozes, 1979. (nova edição pela editora 2 cidades)

FREITAS, Marcos Cezar. Prefácio In FARIA, Ana Lùcia Goulart de (org) . O coletivo infantil em creches e pre-escolas - falares e saberes. S. Paulo: Cortez, 2008.

FINCO, Daniela e OLIVEIRA , Fabiana. A sociologia da pequena infãncia e a diversidade de gênero e de raça nas instituições de educação infantil. In FARIA,Ana Lúcia G. E FINCO, Daniela. Sociologia da infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011,p. 55-80.

GUNNARSSON, Lars . A politica de cuidado e educação infantil na Suécia. IN Rosemberg, Fulvia e Campos, Maria. Creches e pré-escolas no Hemisferio Norte .São Paulo: Cortez, 1994.

GUATTARI, Felix. As creches como iniciação. IN Revoluções moleculares: pulsação política de desejo. S. Paulo: Brasiliense, 3ª ed.,1987, p.50-55.

HADDAD, Lenira e JOHANSSON, Jan Erik. A pré-escola sueca: a história de um sistema integrado de cuidado e educação. Cadernos Cedes. Campinas :n.37, 1995. p. 45-61.

MAHER,Terezinha. A criança indigena:do falar materno ao falar emprestado IN Faria , Ana Lúcia G. e Mello, Suely A. O mundo da escrita no universo da pequena infância . Campinas : Autores Associados. 3ª edição, 2012, p. 63-87.

MARTINS, José de Souza. Regimar e seus amigos In Massacre dos inocentes. S. Paulo:Paz e Terra,1992.

MIGLIACCIO, Luciano. Representar o corpo, representar o selvagem. In BANKS-LEITE, Luci e GALVÃO, Isabel (orgs) A educação de um selvagem - as experiências pedagógicas de Jean Itard. S.Paulo: Cortez, 2000, p.25-38.

MULLER, Fernanda. Infâncias nas vozes das crianças: culturas infantis,trabalho e resistência. Educação e Sociedade. nº. 95, 2006.

NOAL, Mirian L. Crianças pequenas indígenas: brincadeiras que são gritos. In NOGUEIRA, Ana Lúcia H. Ler e escrever na infância: imaginação, linguagem e práticas culturais . Campinas: Edições Leitura Crítica, 2013, p.59-77.

PLAISANCE, Eric. Para uma sociologia da pequena infância. Educação e sociedade. Campinas: n.86, p.219-242, 2004.

ROSSETTO, Edna. A Educação das Crianças Sem-Terrinha nas Cirandas Infantis: a construção de uma alternativa em movimento. In FARIA, Ana Lúcia G. E FINCO, Daniela. Sociologia da Infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011, p.81-104.

QUINTEIRO, Jucirema. Infância e Educação no Brasil: um campo de estudo em construção. In FARIA, Ana Lúcia G., DEMARTINI, Zeila e PRADO, Patricia (orgs) Por uma cultura da infância - metodologias de pesquisa com criança. Campinas: Autores associados, 3ª edição, 2008.

__________ e Carvalho de Carvalho, Diana (orgs) Participar, brincar e aprender: exercitando os direitos da criança na escola. S. Paulo, Capes & Junqueira e Marin, 2007.

QVORTRUP, Jens. Bem-estar infantil na era da globalização. In SAETA, SOUZA NETO e NASCIMENTO, M. Leticia. Infância: violência, instituições e politicas públicas. Expressão e Arte Editora. Vol 1, 2008, p.43-62.

__________ Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social”. Pro-posições. Campinas: n.64, p. 199-214, 2011.

TRAGTENBERG, Maurício. A escola como organização complexa. In: GARCIA, Walter (org.). Educação Brasileira Contemporânea: organização e funcionamento. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1976. p. 15-30.

ULIVIERI, Simonetta. Historiadores y sociologos em busca de la infancia: apuntes para una bibliografia razonada. Revista de Educacion. Madrid: n. 281, p.47-86, 1986.

ZEIHER, Helga. O tempo no cotidiano das crianças. In BONDIOLI, Anna (org.). O tempo no cotidiano infantil. Campinas: Autores Associados, 2004, p.173-189.

Carga Horária:

48 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Ana Lucia Goulart de Faria
Lisete Regina Gomes Arellaro


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP